Devida a inercia e a força de atrito. Segundo as leis da física, a inercia de discos e cilindros em torno de eixos cilindricos pode ser calculada por I= M.R^2 / 2 . Sendo assim, a inecia do esmiril vem ser bem maior que a da furadeira. Consequentemente, a resultante entre a inércia (força fictícia) e a força de atrito é maior no esmiril, fazendo com que este demore mais para parar.
Para aqueles que não sabem, a inercia é a tendencia de um corpo de continuar o movimento ou de permanecer em repouso.
2006-12-06 06:25:26
·
answer #1
·
answered by fernando cezar pauletto 2
·
0⤊
0⤋
Realmente é a inércia, e além da pedra do esmeril estar sempre balanceada (o que minimiza atritos no eixo), na furadeira temos engrenagens que acabam freando a furadeira quando o motor é desligado. No esmeril o eixo fica livre ao desligar o motor. Na furadeira não. Para comprovar isso, com ambos os equipamentos desligados, tente rodar a pedra do esmeril e o mandril da furadeira. O primeiro vai rodar livremente, o segundo, dependendo do porte da furadeira, nem será possível, pois você terá que trasmitir o movimento ao motor através das engrenagens.
Abraço!
2006-12-05 08:58:11
·
answer #2
·
answered by mecatron 4
·
1⤊
0⤋
como o disco do esmeril e mais pesado terá maior inercia ,e seu raio é maior ,mais energia cinética ,mantendo por mais tempo seu momento angular,demorando assim mais tempo p/ parar.
2006-12-05 08:31:01
·
answer #3
·
answered by indaiano 4
·
1⤊
0⤋
A razão é o momento de inércia. Você já deve ter ouvido sobre inércia. Segundo a primeira lei de Newton, tudo que está em movimento tende a continuar em movimento e tudo que está parado tende a ficar parado.
Então, é isto, só que agora no movimento circular. A diferença é que no movimento linear a inércia depende da massa do corpo. No movimento circular entretanto, existe o momento de inércia que está relacionado com a tendência de o corpo continuar em movimento circular ou com a dificuldade de você colocá-lo neste estado de movimento.
O momento de inércia depende exclusivamente da massa, da dimensão e da forma do corpo. No caso de um disco o momento de inércia é proporcional à massa do disco e ao seu raio ao quadrado quando medido com relação ao eixo perpendicular ao disco, que passa pelo centro deste. Daí o motivo de o esmeril demorar mais para parar, o seu raio e sua massa são bem maiores.
2006-12-06 00:06:04
·
answer #4
·
answered by Ednilton S 2
·
0⤊
0⤋
Essa relação se refere à quantidade de movimento.
Quantidade de movimento é definida como sendo o produto da massa com a velocidade do corpo. A broca e o esmeril têm a mesma velocidade, porém a massa do esmeril é maior que a da broca; portanto a quantidade de movimento do esmeril é maior.
Ao desligar o motor o eixo pára devido ao atrito. A força de atrito é a mesma para a broca e para o esmeril, porém como a quantidade de movimento da broca é menor, o atrito desacelera a broca mais rápido que o esmeril.
2006-12-05 11:51:29
·
answer #5
·
answered by Dario 5
·
0⤊
0⤋
Pegue uma caneta e com a parte do seu fundo faça uma força com ela contra a palma da sua mão.
Agora, com a mesma força. vire a caneta com a outra ponta aperte de novo contra a palma da sua mão. Qual a diferença? vc diminuiu a área pois pressão nada mais é força dividida pela área, diminuindo a área, é claro que a pressão aumentará, com a mesma força.
No caso da furadeira, sua rpm ( rotação por minuto) é muito menor que a do esmeril. Outra coisa é que o esmeril é movido pela força mecânica do motor, ou seja ela não está ligada diretamente nele. Quando vc liga o esmeril ele tende a ficar num número constante de rpm. Ao desligá-lo, pela lei de inércia, ele tende a ficar em movimento sofrendo apenas a força de atrito do vento e muito pouco do motor. Já a furadeira, o atrito entre o mandril e o motor é grande, por isso pára rápido. O atrito vc pode verificar colocando a mão na furadeira, ela fica quente .
Então, a resposta mais simples é: por causa do atrito maior entre o mandril e o motor da furadeira.
Falou?
2006-12-05 11:39:11
·
answer #6
·
answered by Paullus 3
·
0⤊
0⤋