English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Revoluçao

2006-12-05 06:15:14 · 2 respostas · perguntado por SABRINA CORREIA DOS SANTOS S 1 em Governo e Política Governo

2 respostas

Não existe propriedade privada, nem tampouco empresas privadas.

Tudo pertence ao estado (sonho de muitos por esses lados) e não há religião.
Na prática, o povo ficou a mercê do Partido Comunista, que tudo censurou. Seus chefes enriqueceram, já que detinham poder absoluto sobre a economia. Como não havia livre concorrência, os produtos eram escassos e de altos preços, sempre estipulados pela cúpula. A importação só era tolerada via contrabando, sempre com algum dirigente do Partido tomando conta.
Os dois únicos exemplos vivos (por enquanto) são Cuba e Coréia do Norte. Como exemplo, os automóveis mais novos que rodam em Cuba são da década de 50. Jornais, revistas e Tv são censurados e sinal de TV americana é mascarado, para que a população não veja ou ouça nada que não interessa ao Partido, principalmente o sonho de liberdade.
Havana é uma cidade velha, totalmente parada, com prédios em total deterioração, exceto aquele que interessam ao Partido, sempre de olho nos lucros, como alguns hotéis.
Nesses regimes , a maior parte da economia, era para manter a segurança e exércitos fortes. Finalmente a força maior, a ex_União Soviética, não teve mais como tentar competir com economias capitalistas, com alta tecnologia e preços baixos, com maior facilidade de pessoas pobres chegarem a um patamar mais elevado.
Para diferenciar bem , após a queda do muro de Berlim, voltando a unir as duas Alemanhas, mesmo com gastos de mais de 800 bilhões de dólares, ainda a parte orintal é muito mais pobre que a ocidental. E tem vermelhinhos aqui, que não sabem de nada, torcendo para para o Brasil ir para esse lado.
Em tempo: a China tem um governo socialista (por quanto tempo não se sabe), mas com toda sua economia baseada nos moldes capitalistas, tanto que a maioria das grandes empresas americanas (HP,GM,IBM, Dell,Microsoft), estão instaladas por lá, devido ao baixo custo da mão de obra. A medida que mais chineses vão estudando e aumenta sua cultura e absorção de tecnologia,mais comprometido fica o regime atual. A tendência é a chegada de democracia e com Empresas de grande porte ali estabelecidas. Rapidamente passará o Japão como a segunda maior potência econômica mundial.
Portanto, essas mudanças que sobreviveram por cerca de 70 anos, mostrresultaram em fracasso. Hoje, a Europa, nem que saber desses regimes, coisa que a América Latina está doidinha para provar...

2006-12-05 06:50:47 · answer #1 · answered by Gilberto C 5 · 0 0

leia sobre correntes bolchevique e mencheviques na wikipedia
não trouxe nada de bom isto

2006-12-05 14:21:53 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers