English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-05 05:57:12 · 4 respostas · perguntado por davi a 1 em Eletrônicos TVs

4 respostas

A antena parabólica recebe sinais de alta freqüência de um satélite. Essa alta freqüência é convertida em sinais de freqüência intermediária, naquele aparelho que fica instalado na frente da antena (LNB = low noise booster = amplificador de baixo ruido).
Daí os sinais vão até o sintonizador e lá são convertidos em sinais de TV que são aplicados no canal 3 ou 4 da TV.
O sistema usado pelas parabólicas é o analógico (muito antigo). Eu acredito que esse sistema não terá uma vida muito longa, principalmente após a introdução da TV digital.

2006-12-05 06:40:41 · answer #1 · answered by Escatopholes 7 · 0 0

Gostaria inicialmente de fazer um rápido comentario sobre as diferente utilização do sistema só para desvincular a ideia que os satélites são utilizados apenas para canais de TV.
A transmissão e recepção de sinais via satélite, tem a finalidade de integrar as diferentes estações regionais de uma mesma emissora, dispersas em diferentes regiões do país, sejam de radio ou TV. Além é claro, para empresas que alugam canais para serem utilizados eventualmente em teleconferencias ou reuniões de lançamentos de produtos ou tele-cursos, diminuindo o custo com deslocamentos de pessoal, reportagens ao vivo em diferentes partes do mundo (as vezes com a utilizaçao de + de um satélite). Mas vamos ao que interessa. A estação terrena de transmissão, também denominada "up-link" transmite para o satélite onde a emissora alugou um "transponder" ou canal, na faixa de frequencia compreendida entre 5.850 Mhz a 6.425 Mhz e o satélite transmite para a terra na faixa de frequencia entre 3.625 a 4.200 Mhz. Isto para satélites que operam em banda C.
Nos satélites que operam em banda KU as faixas são: Terra-satélite de 13,450 a 14,500 Ghz e do satélite para a terra na faixa espectral entre 10,7 a 11,2 Ghz e 11,45 e 12,2 Ghz.
Na recepção, supondo banda C, utilizamos antenas parabólicas onde existe em seu foco, um dispositivo denominado LNB (Low Noise Block - downconverter) Traduzindo: Bloco conversor de baixo ruído.
Esse dispositivo converte os sinais recebidos do satélite, convertendo-os, para um faixa de frequencia chamada banda L que vai de 950 a 1450 Mhz, essa é a faixa de frequencia que vem da antena, até o seu receptor.
As modalidades de transmissão podem ser Analogicas ou digitais, sendo que atualmente o único satélite que trabalha com as duas modalidades é o B1, que ainda mantém os canais analógicos. A modalidade digital, por permitirem diferentes taxas de compressão de sinal, tem a possibilidade de trafego de até 4 programas distintos em um mesmo canal, assim uma emissora pode ter um pacote com diferentes modalidades de programação ou destinada a regiões distintas alugando apenas um canal. Os sinais quando abertos ou seja, podem ser recebidos livremente, são denominados FTA (free to air) ou podem ser codificados, popularmente chamados de fechados,(como é o caso das TV's por assinatura) existem diferentes sistemas de criptografia ou modalidades de codificação de sinais via satélite. No Brasil, existe uma cultura popularizada no uso de satélite, visto que no começo das transmissões via satélite muitos locais longínquos, que não possuiam retransmissores locais ou proximos passaram a ser benficiados com esse sistema...Ao meu ver com o passar dos anos haverá uma diminuição dos canais abertos, primeiro pelo fim da vida util do único satélite que transmite sinais analógicos, segundo que com o desenvolvimento das diferentes regiões do país e o crescimento das emissoras nessas regiões haverá uma necessidade delas assegurarem que o mercado de anunciantes daquela região não seja prejudicado pela utillização de um sinal de capção aberto que só irá proporcionar a veiculação de comerciais de âmbito nacional, mas essa é só uma opinião, pode ocorrer que hajam opções que sejam distintas e que possam ser compensadoras para as emissoras.
A visão do leigo, pode ser que tudo deva ser aberto, mas lembre-se que emissoras vivem de vender o tempo para sobreviver, vivem dos anunciantes que patrocinam a programação e o satélite permite levar a programação principal à regiões distantes, para outras geradoras, que inserem nos intervalos da programação o comercial local ou daquela região.
Espero que eu tenha conseguido te dar um panorama mais abragente nesta resposta para sua pergunta...
Grd Abraço.

2006-12-06 06:37:31 · answer #2 · answered by martins357 3 · 0 0

O que o amigo disse esta certo. mas as antenas parabólicas já recebem sinais digitais a muito tempo, no sistema digital é possivel assistir aos canais de quase todas as emissora regionais brasileiras e de outros paises alem de capturar uma imensa quantidade de emissoras de rádio
Os satélits que permite assistir tanto a canis analógicos com os digitais no Brasil (analógico e digital BrasilsatB1) só digital ( Brasilsat B3).
Aí o link do site que possui todos os satélites do mundo
http://www.lyngsat.com/

2006-12-05 18:52:52 · answer #3 · answered by Parem o mundo, quero descer 6 · 0 0

Na minha casa tem, tem muitos canais, a maioria de boi, e canais de igreja
Mas pega os principais canais tb.

2006-12-05 13:59:20 · answer #4 · answered by Euzinha 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers