English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Há 2 anos meu filho chegou em casa bêbado e foi desrespeitoso. Acabei dando-lhe uns bons tapas e botei de castigo por 2 meses. Tornou-se um garoto excelente em todos os sentidos mas tão ressentido que até hoje evita falar comigo e com a mãe, que não concordou com o que fiz mas me apoiou. Este ano passamos um perído bem difícil, em nome de meus princípios tive que tomar decisões que me trouxeram problemas financeiros. Minha esposa e filha de 13 se aborrceram comigo mas o garoto, apesar de tudo me apoiou e me surpreendeu com a maturidade demonstrada. Foi mais feliz que eu em convencer a mãe e a irmã de meus motivos e até me deu os parabéns pelos meus princípios. Foi extraordinário, chegou até a sugerir alternativas interessantes para aqueles dias difícieis. A crise passou e julguei que aquilo pudesse nos unir Mas ele me disse que fez o que a consciência dele mandou, que me apoiou porque achou justo mas que nada havia mudado. Até mesmo recusou, com toda a educação, um almoço que ofereci

2006-12-05 05:25:46 · 16 respostas · perguntado por Ed 1 em Família e Relacionamentos Família

Infelizmente parece que não vai melhorar

2006-12-05 05:26:27 · update #1

16 respostas

Adolescentes, normalmente não avaliam consegquencias de longo prazo, e se ele tomou esta atitude acho que ele gosta mesmo de voce e esta esprando alguma coisa.
Estou de fora, nao conhço as pessoas mas vou dar um chute: Acho que vc deveria falar com ele sobre o assunto, demonstrar que tem grande admiração por ele, que fez o que fez porque estava preocupado e com medo que ele repetisse a besteira que tinha cometido, o que seria ruim para a vida dele, que voce sabe que deve ahaver um jeito melhor de tenter evitar que aquilos se repetisse mas voce nao spube qual seria (até ele já sabe de tudo isto) e que se, naquele dia, voce o conhecesse como conhece hoje, nao tomaria aquela atitude, porque voce passou a conhecer ele melhor e agora voce sabe que ele nao iria estragar a vida com bebida e brigas alcoolizado.
Importante:
---- Não diga que voce estava errado e que mudou.
Voce estava certo, mas não soube fazer da melhor forma e fez o que deu pra fazer, e sabe que nao foi o melhor.
---- Diga que graças ao comportamento dele, voce mudou de opinião.
Valorize o fato dele ter se esforçado para mostrar que ele não é aquele bebedo. Se voce não fizer isto talvez ele passe a vida toda tentando mostrar ao mundo qu ele não é aquele bebado e envergonhado por aquele dia.

E só um chute. Como eu disse, eu não conheço as pessoas e posso estar errada.

2006-12-05 05:41:08 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Olá, tenho 22 anos e ainda não sou mãe mas tenho pai e isso me qualifica a responder sua questão. Se fosse cmg eu gostaria que meu pai me chamasse pra sair só ele e eu e me mostrasse que na ocasião do nosso atrito ele se preocupou e por isso me deu uns tapas e colocou de castigo. Gostaria q ele falasse que atualmente o comportamento que tenho é exemplar e que por isso ele tem orgulho de mim e que tudo que mais queria era ter minha amizade. O q acha?

2006-12-05 05:38:54 · answer #2 · answered by Ursula RJ 2 · 1 0

Ed, acho que vc fez o correto, é melhor vc educar do que mais tarde ver a polícia espancando seu filho. Ele é jovem e mais tarde vai entender, não se sinta culpado. vc é pai e cabe a vc cuidar e educar.
Mais tarde ele vai te agradecer por isso.

2006-12-05 05:57:05 · answer #3 · answered by Tati 3 · 0 0

Vc ja ouviu uma frase assim: "Ora, ora que melhora!" Entaum..pode parecer idiota..mas é isso mesmo..ore pra Deus q ele vai ajudar..qnd somos adolescentes somos assim mesmo, e sua atitude foi corretissima!! Aonde ja se viu um garoto chegar bebado em casa?? Ainda q ele fosse um homem, ele deveria respeitar a casa onde mora, a casa dos pais!! Eu ja bebi demais em algumas ocasiões...sabe o q eu fazia.. esperava melhorar..comia doce.. esperava com os mesmos amigos q beberam juntos. e qnd estava em perfeito estado eu voltava pra casa! Eu naum falo palavrão em casa, mas falo na rua (poucos, mas falo) e uma vez eu dei uma bobeira e desrespeitei feio,, ai eles tomaram uma atitude igualzinha a sua..eu fiquei 6 meses de castigo..alem dos tapas... sabe o q aconteceu? A mesma coisa... demorou, mas o tempo curou e me fez entender q a errada era eu...e eu faria a mesma coisa no lugar deles.. Paciencie e calma.. Boa Sorte..Bjs

2006-12-05 05:54:37 · answer #4 · answered by Bella Carioca - RJ 4 · 0 0

Olá Ed, sou pedagoga e gostaria muito de lhe ajudar. Fica bastante difícil interpretar tal situação através deste relato. Até porque não conheço a relação que tem com sua família. Toda vez parece que tem alguém julgando seus atos...mas lembre-se...também está aprendendo com eles, portanto não se culpe.
Dentro de casa a mãe representa carinho e valores, o pai representa limites. Quando um filho de 13 anos chega bêbado em casa precisa realmente tomar um susto, mas talvez tenha escolhido uma forma incorreta. Pai bater em filho pode fazer com que o menino sinta-se diminuido, ofendido demais. E a punição nem sempre é o melhor remédio. Você poderia ter sentado e conversado. Ele precisa entender que beber não faz bem. Talvez a melhor atitude na época era sentar e conversar, expor tudo o que pode acontecer e que vc a partir de agora ficaria de olho nele. Essa conversa seria de pai prá filho, olho no olho. Sempre na mesma altura. Mas não se culpe por não ter feito desta forma. Agora está na hora de fazer novamente. Ele também não pode ser tão sensível e se sentir tão no poder e tão ofendido, afinal, quem ERROU FOI ELE. Ele ocasionou tudo. Provavelmente está se sentindo por cima porque vc, a partir do momento que levantou a mão, perdeu a razão. Gritos as vezes não resolve. Uns tapinhas vai bem, mas nunca do pai e sim da mãe. ok??? Castigo é punição. Então também não é legal. Como ele conseguiu beber com apenas 13 anos? Onde foi isso? Com quem ele estava?
Talvez falte diálogo na família. Primeiro sente e converse com sua esposa. Depois com toda família. Faça-os entender que vc é pai mas é ser humano e que pode errar também, mas que como família todos precisam se ajudar. Sempre, olho no olho, nada de castigo, nada de punição e nada de tabefes do pai. Conversa. A conversa não é boazinha não. Voz firme, forte, segura. Uma bronca sem gritos.
Bom, espero poder ter te ajudado.
um forte abraço e boa sorte.

2006-12-05 05:50:59 · answer #5 · answered by Patty 3 · 0 0

Ele se sente um homem e voce pode notar da suas atitudes e maneira de entender, o que ele sente, é o orgulho ferido, o orgulho de homem que é aquilo que ele sente, seguramente quando voce bateu nele voce se sentia batendo em um garoto, e ele se sentia um homem que apanha,
Pra mim voce deveria falar com seu filho a respeito daquilo que ficou pendente para ele, antes de tudo escutar tudo aquilo que ele tem para te dizer arespeito como ele pensa que voce deveria ter agido, depois pergunte o que ele teria feito se estivesse no seu lugar, se ele acha certo um garoto da idade beber, fale de voce como pai das dificuldade do medo de um filho ir pro mau caminho etc. mais principalmente deixa ele por pra fora aquilo que ta preso dentro dele. boa sorte.

2006-12-05 05:49:43 · answer #6 · answered by Cibil a Fenix 7 · 0 0

Oi Ed , entregue à Deus , tudo tem seu tempo!

2006-12-05 05:43:55 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Voce tem que conversar com ele, falar que as pessoas cometem erros, e voce provavelmente ainda deve ter uma postura orgulhosa, isso que atrapalha seu relacionamento com seu filho,, se coloque no lugar dele e pense o que voce gostaria que seu pai fizesse para se redimir daquela atitude, voce com certeza tem que mudar tambem, quem bate esquece e quem apanha lembra, lembre disso, fale para ele que as pessoas nao podem viver com rancor, saber perdoar.............Voce ja pediu desculpa? entao peca e reconheca que podia ter feito de outra forma, nao é porque as pessoas aprovam sua atitude que ela esta certa, entendeu? Voce percebeu que coisas mal feitas no passado assombra o presente, ele é o seu unico filho homem, aprenda a tratar os outros de uma maneira respeitosa, FILHOS SAO PARA O MUNDO, voce gostaria que seu pai mandasse em voce pelo resto da vida! ja que ele é menor, voce ainda tem responsabilidades, tente ser mais compreensivo, seja amigo dele, ele esta fazendo tudo isso nao porque ele quer, com certeza ele quer te dar um abraco, mais ele ainda esta magoado com voce, ele sabe que estava errado mais tambem sabe que voce poderia ter outra atitude, toma jeito rapaz, um abraco!

2006-12-05 05:41:19 · answer #8 · answered by Kiko K ® 7 · 0 0

Procure conquistá-lo novamente e depois o faça entender os seus motivos. Um dia ele será pai e vai entender... mas não espere esse tempo todo. Fale que quer ter com ele uma conversa de homem para homem e não de pai para filho. Converse com ele como se estivesse conversando com um bom amigo e não com o seu filho e faça ele ver que além de pai vc é amigo dele. Pelas atitudes dele dá pra ver que ele te ama mas ainda se sente magoado. Alguma coisa não ficou bem resolvida. Procure saber o que é façam as pazes.

2006-12-05 05:39:05 · answer #9 · answered by hamjomix 5 · 0 0

Com certeza a coisa mais importante na nossa vida, são pais e filhos. Ja tive muitos atritos com meu filho, mas nada é mais forte que nosso amor. Os filhos de alguma forma gostam de atenção, pior seria se vc não desse bola pra ele. Eu faria a mesma coisa que vc, se vc tem esse pensamento ama muito seu filho, aproveita o natal, dá um abraço bem forte nele, um beijo, fale o tanto que vc ama ele, não deixe passar muito tempo, a vida passa muito depressa! seja feliz agora!

2006-12-05 05:32:31 · answer #10 · answered by Wagner A 4 · 0 0

Vai sim Pode esperar, ele é muito novo e confuso ainda, tem que ter paciência nestes casos.

2006-12-05 05:27:03 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers