English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Propor para o mundo talvez seja utopia. Para o Brasil, se transformássemos as empresas estatais em cooperativas dos funcionários com certeza seria melhor. O modelo atual das Estatais não tem mais concerto, elas se transformaram em propriedade particular dos Partidos Políticos, na esfera federal hoje elas pertencem ao Partido dos Trabalhadores. São funcionários do PT que assumiram todos os cargos de decisão - lembra de onde saiu o dinheiro para o mensalão - Quanto a empresa privada temos que fortalecê-la ao máximo. Repare que hoje não existe Empresário Brasileiro de porte. As dificuldades são tantas que no Brasil só existe Empresários de Médias Empresas (bem poucos), a grande maioria é formado de pequenos e micro empresários(camelôs, vendedor de caldo de cana, etc). Outro fato interessante: porque o Brasil é o paraíso para as empresas extrangeiras? Para o empresário extrangeiro o juro é 3% ao ano, para o Brasileiro é acima de 30% ao ano...dá para competir?

2006-12-05 09:51:31 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Nunca devemos generalizar. As cooperativas são ótimas enquanto agregam um número determinado de cooperados, para um determinado fim. exemplo: uma cooperativa de agricultores, que juntarão sua colheita num único silo. Terão mais facilidade para vender. Mas a partir daí, vão necessitar de uma grande empresa exportadora, para conseguirem fazer a venda de seus produtos. Portanto, a busca de formas para facilitar o ganho serão sempre procuradas. Mas acabar com Empresas significa acabar a indústria e comércio, e nenhuma cooperativa iria sobreviver.
Vemos hoje, muitos sonhos em melhores salários, menos exploraçao,etc. Isso pode ser conseguido com muito sacrifício, começando por uma maior formação, no que o brasileiro, no geral, é péssimo.
Muitos esquecem, que qualquer que seja o regime, alguns serão chefes, e esses sempre tentarão levar a parte maior. Já vimos isso na Russia, Cuba, Coréia do Norte, Oriente Médio, etc.
Então, mesmo com defeitos, melhor existirem empresas, mas com governos democráticos, onde possamos colocar e tirar os governantes. Falta para nós a cultura, para saber fazer isso com maestria. Por ora somos eleitores-analfabetos...

2006-12-05 07:21:31 · answer #2 · answered by Gilberto C 5 · 0 0

Claro que não.
Nas cooperativas é como nas igrejas, onde só os líderes enriquecem, as custas do trabalho escravo dos demais
Cooperados não tem folgas, não tem férias, não tem fundo de garantia, enfim, não tem quase nada. Somente o INSS
Além, é claro, os salários corespondem à 1/3 do que os trabalhadores normais

2006-12-05 06:17:40 · answer #3 · answered by klogh 6 · 0 0

Eu trabalhei numa cooperativa que o Ministério Público deu ordem judicial para fechar, pq ela explorava os associados mais do que num regime celetista.

Acho que o problema não está na forma de organização mas sim nas pessoas: patrão vai ser sempre patrão e empregado vai ser sempre empregado...

É lógico quem tem alguns casos bons, mas são exceção!

2006-12-05 04:04:26 · answer #4 · answered by Yspilon 3 · 0 0

Pela minha experiência as cooperativas são ótimas pra proporcionar empregos, mas o que verifico o salário são muito baixos.

2006-12-05 02:57:45 · answer #5 · answered by Nenete 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers