Foram três motivos principais que levaram ao enfraquecimento do Império: o movimento abolicionista e a própria abolição da escravatura negra, que minou o apoio que os proprietários de escravos davam ao governo brasileiro (era a economia escravista que sustentava o Brasil Império); a Questão Religiosa, que fez os padres católicos retirarem o apoio que davam ao Império (por causa que o governo quis intervir quando, por ordem do Papa, autoridades eclesiásticas estavam tentando punir os membros da maçonaria, da qual membros do próprio governo faziam parte); e a questão militar, na qual muitos membros do exército estavam mancomunados com idéias republicanas e positivistas, e foram os articuladores do movimento que depôs Pedro II. E estas não foram as únicas razões, claro. Por hora, é o que eu sei.
2006-12-05 02:53:47
·
answer #1
·
answered by Rafael G 4
·
1⤊
1⤋
Prezada amanda...
Há quem diga que o que enfraqueceu o Império no Brasil, foram vários fatores. Inflação, desvalorização dos papéis do Banco do Brasil, ameaça de invasão dos americanos para tomar a amazônia, revolta na caserna, etc.
Mas para mim com certerza, o motivo principal foi a questão dos escravos e da crise econômico-social na Inglaterra.
Com a produção crescendo a todo vapor, os operários ingleses morrendo feito moscas em condições degradantes de vida, e a tuberculose forçaram o governo inglês a acabar com a escravidão no Brasil, o que era um tremendo desagrado dos coronéis do café - republicanos, diga-se de passagem.
Não tendo mais como suportar tais pressões, o imperador saiu pela porta dos fundos para dar um passeio à Europa, deixando sua filha e família no Brasil para fazer o pior serviço. O de acabar com a escravidão numa tacada só.
O descontentamento da classe agraria já se fazia há anos, com a aprovação da Lei Alves branco, que proibia o tráfico de escravos no Brasil. Depois com a Lei do Ventre Livre, e finalmente com a a Lei dos Sexagenários, que acabava com a escravidão tanto na raíz como no pináculo. A revolta dos fazendeiros era como um vulcão prestes a eclodir. Com a Lei Áurea, o Império assinava sua sentença de morte. E o Imperador sabia disso. Mas nada se podia fazer. A República chegou e meteu o pé na porta. Sem piedade.
É isso aí.
Um imperial abraço do amigo
Divino.
(P.S.) Que tal darmos um pulinho na Ilha Fiscal para dançarmos uma valsa, hum...?
2006-12-05 10:41:02
·
answer #2
·
answered by Divino 5
·
1⤊
0⤋
Influências francesas e norte-americanas.
Muitos estudantes brasileiros que estudavam na França retornavam com idéias republicanas e fundaram vários clubes pró-republicas com a esperança de conseguirem algo alto cargo na administração pública de uma provável República no Brasil.
A jovem nação norte-americana, por sua vez, já dava os primeiros passos decisivos para exportar seu modelo político e investiu pesado no campo diplomático para convençer o comando do Exército Brasileiro a dar um golpe de Estado e Instituir a República dos Estados Unidos do Brasil (como acabou acontecendo). O que é pouco divulgado, inclusive em livros de história confiáveis, é que os Estados Unidos investiram pesado nessa questão em virtude de na época, mais de 90% de todo o comércio externo do império brasileiro era feito com a Europa, e não com a América do Norte que precisava de mercado para seus produtos e matérias primas baratas para aquecer as máquinas de sua produção (o que conseguiu depois que o Brasil declarou a República).
Essas estórias de situação dos escravos, crise social na Inglaterra, etc., são desculpas elaboradas na época.
2006-12-06 19:02:52
·
answer #3
·
answered by Arqueiro 6
·
0⤊
0⤋
A GANÂNCIA DE PORTUGAL
2006-12-06 15:48:22
·
answer #4
·
answered by LILITH IN FUGA 7
·
0⤊
0⤋
os brasileiros.
2006-12-06 10:14:59
·
answer #5
·
answered by Juninha. 7
·
0⤊
0⤋
Abolição da escravatura pela Princesa Isabel; pequenos mas inúmeros complôs feito por militares; insatisfação dos militares com seus salários, entre outros fatores. Só que quando aquele marechal de b.o.s.t.a destituiu i Imperador, com desculpas de inflação, aumentou o sooldo dos militares em 200%. É isso aí, duzentos por cento!!!
2006-12-05 14:01:47
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋