Pancho Villa, pseudônimo de José Doroteo Arango, San Juan del Rio, México, 1887 - Parral, México, 1927, foi um dos mais conhecidos generais da Revolução Mexicana.
--------------------------------------------------------------------------------
Aos 16 anos, teria matado um rico fazendeiro, e para fugir das perseguições da justiça, se alista no exército mexicano, como chefe de guarnição, em 1910, apoia Francisco Madero no combate a ditadura controlada por Porfirio Díaz.
Um ano após, no mês de Maio, Pancho é exilado e Madero assume o governo.
Em 1912, o general Victoriano Huerta, que deporia e substituiria Francisco Madero, condena Pancho Villa à morte por insubordinação.
Ele consegue se refugiar para os Estados Unidos com a ajuda de Madero. Após a morte de Madero e a instauração de uma ditadura no México por Huerta, Pancho Villa retorna ao México para integrar as forças de Venustiano Carranza, opositor do ditador.
Com seu pessoal espalhado por todo o México, Pancho Villa, Venustiano Carranza, Álvaro Obregón e Emiliano Zapata unem-se num exército que combatia a ditadura em uma guerra civil.
Pancho recebe o comando da cavalaria com mais de 40 mil homens, que foi decisivo para derrubar o regime de Huerta. Carranza assume o poder, mas Pancho Villa retorna a luta armada, após ter se desentendido com o novo governante.
Assim, Pancho controla o norte do país. O governo mexicano convoca uma força expedicionária norte-americana para capturar o revolucionário, mas Pancho escapa. Com a deposição de Venustiano Carranza, Pancho se torna fazendeiro no interior do país.
Ele se casa várias vezes, tendo filhos com oito mulheres. Em 1923, ele é assassinado numa emboscada.
2006-12-05 08:32:33
·
answer #5
·
answered by kao kabeci ilê 7
·
0⤊
0⤋
Francisco (Pancho) Villa era o nome de Guerra, porém o nome de batismo foi José Doroteo Arango Arámbula.
2006-12-05 08:31:11
·
answer #6
·
answered by Luís Fernando 5
·
0⤊
0⤋