English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Doutor eh um titulo conferido àkele q faz pos graduaçao (doutorado), e a gde maioria dos advogados nao tem. Assim mesmo eles sao chamados d doutores. Pq?

Medicos tb, embora o tempo de estudo deles incluindo residencia e especializaçao acabe sendo comparavel a de uma pos graduaçao, nao eh exatamente isso.

entao pq eles sao chamados d doutores?

2006-12-04 11:04:12 · 13 respostas · perguntado por OWNED 4 em Educação e Referência Nível Superior

PS: nunca ouvi falar d quiropraxia...

2006-12-04 11:29:48 · update #1

13 respostas

Querem aparentar o que não são. Status apenas! É também imitação boba de costumes norte-americanos...
Em inglês, a palavra "médico" é pronunciada "doctor", por isso, os médicos brasileiros se acham 'doutores', mesmo sem ter feito doutorado em nada.
Quanto aos advogados, acho que não passa de sentimento de superioridade também! Onde já se viu haver um decreto outorgando o título de doutor a quem não é doutor? Isso é coisa de advogado mesmo, de pessoas que, como já disse, querem aparentar o que não são.

2006-12-04 23:54:19 · answer #1 · answered by Czaaar 3 · 1 0

Título conferido pela princesa Isabel quem se formasse nas faculdades existentes no páis.

Na época só existia a de direito e a de medicina.

2006-12-04 11:16:23 · answer #2 · answered by Enzo- 7 · 3 0

Na verdade a princesa Isabel foi quem concedeu a eles este título, não sei qual foi o motivo que a levou a tomar esta decisão, mas é ridículo como este Dr. à frente do nome separa os profissionais em melhores e piores aos olhos de muitas pessoas, e pior ainda é saber que muitos jovens sonham com estas carreiras apenas para ser tratados como doutores, sendo que gostariam de estudar outras coisas...

2006-12-04 11:11:33 · answer #3 · answered by BIA 2 · 2 0

Porque no Brasil a esmagadora maioria é ignorante, portanto sequer tem conhecimento de como estão tendo um comportamento imbecil ao outorgar a um formado qualquer nestas faculdadezinhas pagou passou ou mesmo em alguma das poucas faculdades sérias o tratamento de Doutor. Vale salientar que alguém ao utilizar um titulo que não lhe pertence incorre no código 171 do Processo Penal. Resumindo, qualquer, advogado, médico, juiz, promotor ou qualquer outro profissional que utilize o titulo de Doutor sem defendido e ter sido aprovado em tese de doutorado é um ilustre estelionatário e o lugar do criminoso é na cadeia. Claro, se o Brasil fosse um pais sério.

2015-10-06 05:29:31 · answer #4 · answered by rororo r 1 · 1 0

Decreto de D. Maria, a Louca, mãe de D. João VI. Ficou o hábito.

2006-12-04 11:16:39 · answer #5 · answered by Mario F 4 · 1 0

Porque eles conhecem muitas coisas a respeito e por isso são chamados popularmente de doutores, que conhecem muitas coisas.

2006-12-04 11:07:59 · answer #6 · answered by Joaq23 1 · 1 0

não tenho muita certeza mas acredito eu que isso é uma tradição que nos remete ao império romano, ou seja ,própria da profissão de médicos e advogados. Lá naquele tempo os profissionais de direito tinham um grande prestígio este perpetuou até os dias atuais, assim é em outras palavras por pura tradição.

2006-12-04 11:45:41 · answer #7 · answered by myrela 2 · 0 0

hoje em dia, isso é usado mais por questão de respeito, já que são profissões bem complicadas e respeitosas.
no meu caso, bacharel em quiropraxia, também somos chamados de doutores...

2006-12-04 11:19:14 · answer #8 · answered by Jéssica 2 · 1 1

Olá...

Havia um Decreto-lei antigo (Lei do Império de 11 de agosto de 1827) que outorgava o título de doutor ao Bacharel em Direito.

Veja o artigo: "Advogado é doutor?" (link abaixo), é bastante interessante.

Há várias discussões sobre isso no Orkut também.

Todavia, o que "manda" mesmo hoje é o costume.

B-jos para todos.

2006-12-04 11:10:47 · answer #9 · answered by Si 7 · 0 0

Isto não acontece só no Brasil e não se trata de "bajulação boba", no caso dos médicos e advogados. Muito antes de surgir a lei à que se referem ai acima e muito antes de surgir a pós-graduação chamada "doutorado" nos moldes como a conhecemos hoje, os médicos e advogados, que tiveram sua profissão regulamentada já à época da Idade Média, quando surgiram as primeiras universidades, eram considerados "doutores", ou seja, possuidores de um amplo conhecimento especializado e defendiam teses isto é, eram "doutos" ("doutos" mesmo) em suas áreas . As demais profissões e especialidades foram se regulamentando muito mais tarde. Por exemplo, os arquitetos já existiam há muito tempo, mas não havia um estudo universitário específico para esta área. O mesmo vale para a enfermagem, odontologia, psicologia, etc. São profissões com regulamentação muito mais recente.
A lei surgida no Brasil, no séc. XIX, só veio corroborar esta prática.
Com o surgimento dos cursos de doutorado, o título "doutor" passou a ser concedido também a todos aqueles que defendem uma tese diante de uma banca.
Na França, na Itália, na Espanha, os médicos são chamados de doutor ("docteur, dottore, doctor). Nos EUA, quando nos dirigimos a um médico, o chamamos de doutor (doctor). Ele próprio assina seu nome com sigla MD em seguida.
Na França, o advogado é chamado "Maître" (mestre).

Nesses países, nenhuma outra profissão tem direito ao título "doutor", se não tiver sido o caso de uma defesa de tese de doutorado.

Ou seja, no caso dos médicos, específicamente, não se trata de modismo brasileiro nem de bajulação. É uma prática ocidental difundida e antiga.

Atualmente, aqui, todo mundo é doutor...Já vi cartão de visita de podólogo ostentando o título de "dr. fulano". Estou sabendo agora que "bacharel em quiropraxia" também é doutor (!)Políticos, fazendeiros, tudo "dotô". O Roberto Marinho mesmo, que não era nem médico nem advogado nem tinha defendido tese de doutorado em nada, não era chamado de "Doutor Roberto"?
É só aqui que é assim.

2006-12-04 18:32:39 · answer #10 · answered by yleus 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers