É uma grande maga, tem sabedoria tanto quanto o avô Rá, é ambiciosa e astuta. O único conhecimento que lhe falta é o verdadeiro nome de Rá. Ela planejou um esquema contra Rá, onde uma serpente com seu poderoso veneno causou um mal que atormentava o seu corpo. Ninguém conseguia curar o poderoso deus, até que Ísis diz que saberia como livrar-lhe do mal, mas para isso, ela precisaria saber o seu verdadeiro nome. Conseguiu salvá-lo desse encantamento com palavras mágicas, e conseguiu descobrir o que queria, adquirindo assim poderes, onde transformou-se mais tarde, numa das maiores divindades.
Para os egípcios, o nome próprio não é apenas um rótulo associado ao indivíduo, tem um significado muitas vezes religioso e chega mesmo a possuir um poder mágico. Ao saber o nome de uma pessoa, tem-se poder sobre ela. Essa crença no valor do nome encontra-se no código penal egípcio. Assim, é possível castigar um delinqüente reduzindo seu nome, ou até mesmo, para imprimir maior severidade, suprimindo-o. Nesse caso, o criminoso perde junto com seu nome, toda esperança de vida após a morte.
A deusa Ísis foi objeto de uma admiração fervorosa pelas multidões. Mostra-se mãe dedicada e compassiva, uma maga protetora das crianças, esposa fiel (mesmo depois da morte do marido), e também sensível às tristezas humanas, sendo capaz de compartilhá-las. Segundo a mitologia egípcia, a história de Ísis começa quando ela e seu irmão e marido Osíris, vivem entre os homens, reinando sobre todo o Egito, com grande sabedoria. O irmão Set, mata e esquarteja Osíris. Pouco depois da morte de Osíris, Ísis tem um filho, Hórus, destinado a proteger o Egito Antigo como deus supremo, o grande deus do Sol nascente.
Ísis sai então pelo Egito, juntando os pedaços do irmão morto, até que reconstitui seu corpo. A deusa faz muitos encantamentos, pronuncia palavras sagradas, dispõe amuletos sobre a múmia, e finalmente Ísis e Néftis agitam suas grandes asas sobre o corpo inanimado, onde os olhos de Osíris abrem-se. O deus assassinado desperta para uma nova vida, porém, jamais voltará à vida terrestre, segue as ordens de Rá. Depois de morrer, Osíris vai morar no Sol, e Ísis na Lua, dai adivindo a crença de que as chuvas torrenciais, que caem por influência lunar, são na realidade o pranto de Ísis por seu irmão e amante. Ísis é a deusa egípcia da natureza, que traz as cheias do rio Nilo, após as quais a terra se torna mais fértil. (O Templo de Ísis, fica na ilha de Agilka).
2006-12-04 10:43:54
·
answer #1
·
answered by Marivaldo L 6
·
2⤊
2⤋
Alfredo e Marivaldo, que bom ler sobre mitologia ! É, REALMENTE UM PRAZER VER GENTE ASSIM COOPERANDO,COM E LEVANDO CULTURA A QUEM PRECISA E QUER!
2006-12-07 00:07:45
·
answer #2
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
1⤊
0⤋
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dsis
2006-12-07 11:43:45
·
answer #3
·
answered by Natasha 6
·
0⤊
0⤋
o véu de isis segundo a mitologia egipsia, separa o mortal do imortal, o profano do sagrado.
permiti o intercambio com o outro mundo ( o mundo do mortos);
as dimensões do universo.
2006-12-05 04:59:18
·
answer #4
·
answered by lcmvip 5
·
0⤊
0⤋
Ísis, ou Aset, da mitologia egípcia foi a mulher de Osíris, filha do deus da terra, Geb ou Gueb, e da deusa do céu, Nut. Era ainda mãe de Hórus e cunhada de Set ou Seth. Segundo a lenda, Ísis ajudou a procurar o corpo de Osíris, que tinha sido despedaçado por seu irmão, Seth. Ísis, a deusa do amor e da mágica, tornou-se a deusa-mãe do Egito.
2006-12-04 10:40:49
·
answer #5
·
answered by Val 5
·
1⤊
1⤋
Nossa amada Deusa Ísis foi cultuada e adorada em inúmeros lugares, no Egito, no Império Romano, na Grécia e na Alemanha. Quando seu amado Osíris foi assassinado e desmembrado pelo seu irmão Seth que espalhou seus pedaçospor todo o Egito, Ísis procurou-os e os juntou novamente. Ela achou todos eles, menos seu órgãos sexual, que substitui por um membro de ouro. Através de magia e das artes de cura, Osíris volta à vida. Em seguida, ela concebe seu filho solar Hórus.
Os egípcios ainda mantêm um festival conhecido como a Noite da Lágrima. Tal festival tem sido preservado pelos árabes como o festival junino de Lelat-al-Nuktah.
2006-12-04 10:37:23
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Isis divindade egípcia, chamada Sait ou Tsit, irmã e mulher de Osiris, mãe de Horus. Deusa da medicina, do casamento, da cultura do trigo etc. personifica a primeira civilização egípcia.
2006-12-07 00:06:24
·
answer #7
·
answered by Natália 3
·
0⤊
1⤋
A srta. Val respondeu com inteligência. Alias você deveria lêr sôbre o Egito e se puder vá ver a beleza do Rio Nilo, das Piramides, do Vale dos Reis, do Templo de Ramses II em Abou Simbel(45 minutos sôbre o desertto) Luxor, Cairo, Museu Egito, Represa de Assuãn, Efso, etc. etc.
2006-12-04 12:46:21
·
answer #8
·
answered by Alberto Bento 7
·
0⤊
1⤋
Oi Tonhão vc é novo por aqui eh? Ah que pena conheço muito pouco sobre a Deusa mais posso lhe falar muito sobre uma "Isis" eu mesma , vale? Bjs Isis vulgo a Maga.
2006-12-04 10:49:16
·
answer #9
·
answered by Maga 4
·
0⤊
1⤋
Isis, irmã e esposa de Osiris, era a Grande Maga do panteão egípcio, patrona da Ciência Hermética da Alquimia. Foi cognominada a Deusa dos Mil Nomes, por assumir o aspecto da maior parte das deusas cultuadas no Mundo Antigo. No Império romano os Mistérios de Isis foram bastante difundidos.
2006-12-04 10:48:37
·
answer #10
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
1⤋