Sim.
Einstein mostrou, no início de sua preleção sobre a Relatividade Geral, que um referencial acelerado é equivalente a um referencial inercial sob a influência de um campo gravitacional.
Assim, toda vez que submetemos um corpo a uma variação de velocidade (= aceleração), seja em módulo ou em direção, o corpo "sente" o mesmo efeito de estar sob a influência de um campo gravitacional. Ou seja, uma força é aplicada sobre o corpo.
A intensidade do campo gravitacional gerado é proporcional à variação da velocidade, ou seja, à aceleração.
Exemplos do cotidiano:
1) Você está num veículo que aumenta sua velocidade. Seu corpo é submetido a uma força para trás, causada pelo campo gravitacional artificial gerado.
2) Você está num veículo que freia. Seu corpo é submetido a uma força para a frente, causada pelo campo gravitacional artificial gerado.
3) Você está num veículo que trafega em círculos. Seu corpo é submetido a uma força para o lado oposto ao centro do círculo, causada pelo campo gravitacional artificial gerado.
2006-12-04 12:46:56
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
0⤊
0⤋
Existem duas formas de se gerar gravidade
A primeira delas já foi dita em respostas anteriores: Uma nave girando fará com que as pessoas no seu interior sejam "empurradas" para as paredes externas através da força centrífuga (originária da reação à força centrípeta). Nesse caso a intensidade pode ser manipulada pela velocidade do giro (ou momento angular).
A segunda é se uma nave for submetida a uma aceleração constante igual à aceleração da gravidade, seus ocupantes seriam "empurrados" contra o chão dessa nave em uma "força" resultante da inércia dos corpos em seu interior. Nesse caso a intensidade pode ser manipulada pelo aumento ou redução da aceleração da nave.
2006-12-04 19:04:32
·
answer #2
·
answered by Dario 5
·
0⤊
0⤋
Segundo a física clássica ou newtoniana, todo corpo que possui massa gera um campo gravitacional em torno de si mesmo, de acordo com a relação matemática g = G * M / r^2 (r^2 significa r elevado ao quadrado), não sei se era isso que você queria saber, porém fica aí a dica.
2006-12-04 19:02:57
·
answer #3
·
answered by tokspecialle 2
·
0⤊
0⤋
usando "força centrífuga" . "2001 - uma odisséia no espaço" dá uma boa idéia de como seria isso . ou imagine uma nave espacial do futuro ; em forma de "disco" ; com propulsores(velocidade da luz talvez) em baíxo . a nave se moveria "para cima" e os tripulantes ao inves de flutuarem sem gravidade ; ficariam "presos" ao assoalho como se estivessem na terra ! . o efeito poderia váriar de acordo com a velocidade de propulsão .
2006-12-04 18:52:44
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ronaldo, ele quer gerar e nao anular.
Gerar vc nao consegue, vc pode simular assim como eh feito em algumas naves.
Pra isso basta fazer a nave girar em velocidade alta. Qdo ela gira, empurra tudo do seu interior pra fora (no caso pra parede da nave). Pois bem, essa parede vai ser o chao da nave agora, eh pra onde todas as coisas vao ser jogadas com uma certa força. essa força q simula a gravidade tem intensidade q depende da velocidade com q a nave gira
2006-12-04 18:55:30
·
answer #5
·
answered by OWNED 4
·
0⤊
1⤋
Não. Se pudessemos as viagens espaciais seriam fáceis sem a gravidade. Hoje para se anular o campo gravitacional sobe-se em um avião e desce-se em alta velocidade
2006-12-04 18:36:12
·
answer #6
·
answered by Ronaldo M 5
·
0⤊
1⤋
Nós sabemos como, mas não somos bobos e não divulgamos.
2006-12-04 18:31:22
·
answer #7
·
answered by i-alien 6
·
0⤊
2⤋