English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Fisicamente o que é?

2006-12-04 10:22:59 · 7 respostas · perguntado por stirbol 1 em Ciências e Matemática Física

7 respostas

Não há nenhum impedimento teórico (os físicos não entram em acordo sobre isto - viajar em velocidades superiores à da luz). Mas também não há tecnologia suficiente ainda.

Para compreender o que é, fisicamente, uma dobra espacial, basta imaginar seres com 2 dimensões espaciais que vivem num Universo que é uma folha de papel muitíssimo grande. A luz, neste Universo, também caminha apenas sobre a folha.

Suponha que um ser tridimensional (que vê que a folha tem, na verdade, 3 dimensões, dobre o papel e, nisso, faça com que alguns seres "pulem" entre duas metades da folha, que se aproximaram por causa da dobra.

A luz "bidimensional" viajaria pela folha dando uma enorme volta, mas os nossos viajantes, que pularam de uma metade para outra, chegariam ao destino antes do raio de luz!

O nosso Universo tem 3 dimensões espaciais e 1 temporal (há teorias que sustentam que há mais dimensões espaciais) e a massa ou energia é capaz de encurvá-lo nessas 4 dimensões (teoria da relatividade geral).

Na vizinhança de um buraco negro ou junto a uma alta densidade negativa de energia, a curvatura pode ser de tal monta que permita que objetos macroscópicos efetuem saltos quânticos, viajando, assim, por essas dobras espaciais, em velocidades superiores à da luz.

Observe que eu escreví objetos "macroscópicos". Sim, pois já de muito foi observado que partículas sub-atômicas, mesmo aquelas com massa inercial não nula, efetuam os tais saltos quânticos em algumas condições, sendo a mais comum os saltos quânticos que elétrons efetuam entre "órbitas".

Pense nisso: a todo instante, elétrons estão viajando em velocidade de dobra espacial por todo o Universo !...

2006-12-04 14:07:02 · answer #1 · answered by Alberto 7 · 3 2

Vamos supor dois pontos nas extremidades de uma folha de papel de 20 cm de comprimento. Para uma formiga, percorrer esses 20 cm seria o caminho mais curto de se deslocar de um ponto ao outro. Se você dobra essa folha e coloca esses pontos próximos um do outro, para essa formiga, ainda assim, percorrê-los seria o caminho mais curto, porque só pode se movimentar no espaço bidimensional, que é a folha de papel. Mas um mosquitinho, que é capaz de se mover no espaço tridimensional (voando), poderia ir do ponto A ao ponto B, movimentando-se apenas alguns milímetros.
Os conceitos da viagem através de Dobra Espacial baseiam-se em 3 teorias: na citada acima, na Teoria da Relatividade de Einstein e no conceito do Universo de Einstein, no qual as grandes massas de gravidade aglomeradas criam espécies de fendas no espaço-tempo, concentrando não só massa e energia, mas o próprio tempo junto, sendo imperceptíveis a nossos olhos (assim como a curvatura da Terra é para quem está nela), e que aplicação de certa força poderia criar uma "ponte" entre duas partes dessa fenda por uma "4ª dimensão" (fazendo valer assim o universo multidimensional de Einstein, com mais que 3 dimensões, onde o tempo seria mais uma delas), "dobrando" o espaço. Dessa forma, um propulsor de dobra criaria uma espécie de funil, estreito à sua frente e largo à suas costas, e logo depois dilataria sua frente, comprimindo suas costas. Para quem estivesse dentro dessa dobra, a nave estaria viajando a uma velocidade comum (inferior à da luz), mas para quem estivesse fora, ela saltaria zilhões de vezes mais rápida que a luz.
Essa é a teoria usada no seriado Jornada nas Estrelas. Em inglês se diz "warp speed" (warp quer dizer o ato de empenar, entortar, dobrar uma superfície)

2006-12-04 19:01:50 · answer #2 · answered by cidadão alagoano 7 · 2 1

sou muito fã de "jornada nas estrelas - a série clássica" . e tambem me perguntava se existia ou era possível a tal "velocidade de dobra" . por acaso assisti na t.v. a alguns anos atrás ; uma reportagem sobre "jornada" que mencionava que a velocidade de dobra é pura ficção ! . no original em inglês é "spin velocity" . spin é uma partícula sub - atômica que teria a ver com a "anti - matéria"(combustivel que impulsiona as naves do universo de jornada) . na dublagem feita para a série ; os diretores de dublagem não encontravam uma palavra em "português" que se encaixasse no movimento labial dos atores ao mencionarem "spin" . acabaram optando por "velocidade de dobra" . só na dublagem brasileira é que isso aconteceu ! .

2006-12-04 18:40:19 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 2

É um jeito de viajar mais rápido pelo espaço com uma velocidade proxima a da luz,essas dobras espacias encurtariam o caminho.

2006-12-04 18:28:28 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 2

Sua resposta está no site
http://www.wikipedia.com.br

2006-12-04 18:25:42 · answer #5 · answered by Hanna 1 · 0 2

Sim. Acontece todos os sábados no Universal Channel.

Fisicamente basta o Capitão Jean-Luc Picard ou a Capitã Kathryn Janeway ordenarem, que a tripulação cumpre.

2006-12-04 21:29:09 · answer #6 · answered by Alemão 2 · 0 3

só em ficção científica

deslocamentos acima da velocidade da luz só no Extra-Físico

aqui no Plano Físico a matéria é o empecilho

2006-12-04 19:21:23 · answer #7 · answered by astrorei, carioca e busólogo 6 · 0 3

fedest.com, questions and answers