English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

para você? Dos que conhece, qual ou quais utiliza mais? Por último, poderia ilustar o mecanismo de defesa com exemplos pessoais?

2006-12-04 09:55:08 · 4 respostas · perguntado por algreen41 5 em Ciências Sociais Psicologia

4 respostas

Esse termo foi cunhando por sigmund Freud, eu uso muito a Racionalização....

A ameaça de alguns eventos psíquicos (pulsões, inclinações, impulsos, emoções...) podem causar excesso de ansiedade e angústia. Segundo Freud, haveriam dois modos de diminuir essa angústia. O primeiro modo seria lidando diretamente com a situação que desencadeia a emoção angustiante. Resolvemos problemas, superamos obstáculos, enfrentamos ou fugimos de ameaças, e chegamos a termo de um problema a fim de minimizar seu impacto. Desta forma, lutamos para eliminar dificuldades e diminuir probabilidades de sua repetição, reduzindo, assim, as perspectivas de ansiedade adicional no futuro.
A outra forma de defesa contra a ansiedade deforma ou nega a própria situação. O Ego protege a personalidade contra a ameaça, falsificando a natureza desta. Os modos pelos quais se dão as distorções são denominados Mecanismos de Defesa.
Os principais Mecanismos de Defesa psicológicos descritos são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção, regressão e sublimação (Anna Freud, 1936; Fenichel, 1945). Todos estes mecanismos podem ser encontrados em indivíduos saudáveis, e sua presença excessiva é, via de regra, indicação de possíveis sintomas neuróticos. Freud não pretendeu que suas observações sobre Mecanismo de Defesa fossem inteiramente originais. Ele citava outras observações sobre o tema.

Repressão
Negação
Racionalização
Formação Reativa
Projeção
Regressão
Sublimação

Racionalização é o processo de achar motivos lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis. É o processo através do qual uma pessoa apresenta uma explicação que é logicamente consistente ou eticamente aceitável para uma atitude, ação, idéia ou sentimento que causa angústia. Usa-se a Racionalização para justificar comportamentos quando, na realidade, as razões para esses atos não são recomendáveis.

A afirmação cotidiana de que "eu só estou fazendo isto para seu próprio bem" pode ser a Racionalização do sentimento ou pensamento de que "eu quero fazer isto para você, eu não quero que me façam isto ou até mesmo, eu quero que você sofra um pouco". Também pode ser Racionalização a afirmação de que "eu acho que estou apaixonado por você". Na realidade poderia estar sentido que "estou ligado no teu corpo, quero que você se ligue no meu".

Racionalização é um modo de aceitar a pressão do Superego, de disfarçar verdadeiros motivos, de tornar o inaceitável mais aceitável. Enquanto obstáculo ao crescimento, a Racionalização impede a pessoa de aceitar e de trabalhar com as forças motivadoras genuínas, apesar de menos recomendáveis.

2006-12-04 09:59:20 · answer #1 · answered by Anonymous · 7 0

são mecanismos que defendem!

2006-12-07 19:29:19 · answer #2 · answered by Werthen 2 · 0 0

Uso como mecanismo de defesa o silêncio. O silêncio fere quem está me ferindo e de certa forma, o agente causador acaba cedendo. Antes eu falava sem parar mas percebi que isto não surge resultados. O silêncio é poderoso demais porque o outro fica maluco para saber em que estamos pensando...

2006-12-07 13:13:38 · answer #3 · answered by elisamakai 5 · 0 0

Para cada situação temos por instinto um mecanismo de defesa, os mais usados são:
Repressão
Negação
Racionalização
Formação Reativa
Projeção
Regressão
Sublimação

2006-12-04 18:03:19 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers