Jinda, qualquer tipo de vício é triste. E mais ainda para as pessoas que estimam e se preocupam com o viciado. A sensação de impotência é enorme. Sei bem do que falo, pois meu irmão já foi viciado em drogas e chegou a dormir na rua, por algum tempo. Eu bolava mil planos para "salvá-lo" e um dia percebi a verdade: enquanto ele não se conscientizasse do problema dele e não quisesse realmente sair daquela vida, nada do que eu fizesse adiantaria.
Nós chegamos a interná-lo "à força", por assim dizer, e duas semanas depois de ter saído da clínica, uma das mais conceituadas do país, lá estava ele, de novo, se drogando.
Briguei com ele mil vezes, falei, aconselhei, pedi, implorei. Algumas vezes ele se comovia, prometia isso e aquilo, mas realmente só quando percebeu o tamanho da ***** que fazia com a própria vida é que ele resolveu tirar o pé da lama e parou, por conta própria.
Especialistas em viciados, ou adictos, aconselham a não "passar a mão na cabeça", por mais difícil que isso possa ser. Algumas vezes meu irmão ia em casa passando fome e, com dor no coração, eu lhe negava comida. Ajudá-lo seria alimentar o vício, a vida que ele levava. Pode parecer/ser radical, mas isso realmente o ajudou.
Em todo caso, eu acho que você deve procurar fazer o que sentir melhor. Mas, alerto, se lhe der dinheiro, ele vai torrar em bebida; se arrumar algum lugar para ele ficar, não vai impedir que ele vague à toa, sem rumo, como um mendigo e sequer vai fazer com que ele tome banho, coma regularmente, ou pare de beber.
Esteja disposta a ajudar, deixe isso claro para ele, não o afaste totalmente. E tenha fé, talvez seu irmão um dia veja o mesmo que o meu: que ele quer lembrar do que fez no dia anterior, que não quer deixar a vida passar em branco.
Boa sorte.
2006-12-04 10:32:52
·
answer #1
·
answered by Karla F 3
·
0⤊
0⤋
Procure o AA, e saiba como lidar com isso, mas saiba que a pessoa tem que aceitar e querer sair do fundo do posso.
2006-12-05 07:55:35
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Peça orações por ele numa igreja, pode ser tipo tv canção nova ou Século 21, aqui no PR tem um bom hospital para tratamento em Marechal candido rondon.
2006-12-04 18:31:31
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Jinda sei perfeitamente o que vc está passado pq passo por isso também. Tive um pai alcolatra que deixou 10 filhos pra minha mãe cuidar. Desses 10 filhos, um se tornou alcolátra. Vive sujo, repetindo a mesma história , limpa a sujeira dos outros pra ganhar 1 real e beber. As pessoas se aproveitam muito disso, são cruéis demais. Ele era cantor e muito amado, foi nos palcos da vida que tudo começou. Agora só nós o amamos, "os amigos" sumiram todos. Eu corri muito atrás o internei ele tentou fugir, foi muito doloroso! Bem... acabei não te respondendo. Nem todos os casos são iguais, não perca a esperança, pessa a alguém do AA para visita-lo conversar, eles são muitos resistentes a esse assunto, mais também conheço casos de cura, milagre até! Pessoas do meu convivio que abandonaram o vicio de vez. Não desista dele, eu não desistí sempre converso com ele, ofereço ajuda. Mas agora peço a Deus com mais fervor ainda, porque meu irmão está ficando demente, e eu estou desesperada . Só Deus, tem dado alento a família e a mamãe que já está com 80 anos e passa por um sofrimento sem tamanho. Vou resar por vc sei o quanto isso machuca. Deus te abençoe e que te dê a graça de ver seu irmão curado. Bjs
2006-12-04 18:01:39
·
answer #4
·
answered by ♫♫♥ ♥ Cristinyr♥ ♫♫♫♫ 7
·
0⤊
0⤋
se ele não quiser "se ajudar" ; infelizmente penso que você não possa fazer nada ! ...
2006-12-04 17:56:22
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Infelismente existem certos casos que a familia não pode fazer nada, é ele que tem que querer se ajudar, é ele que tem que perceber o mal que isso faz na vida dele e outra, quanto mais a familia passa a mão na cabeça pior ele fica. É dificil mas procura dar menos atenção a isso mostra pra ele que a unica vida que está sendo destruída é a dele. Tenta convencer sem forçar que a internação é o melhor caminho. Um grande beijo boa sorte Adriana Amanda
2006-12-04 17:47:47
·
answer #6
·
answered by Drica 2
·
0⤊
0⤋
o alcolismo, é um assunto muito delicado, e um tanto difícil de ser tratado... 1º passo seria ele reconhecer a doença e aceitar um tratamento...e se ele nao aceitar, só lhes resta entregar nas maos de Deus.. porque voce nao faz uma promeça a N.S.APARECIDA...ela é uma santa muito milagrosa, ao longo de minha vida, alcansei muitas graças atravez dela...pede ajuda a ela, faça uma promeça para seu irmao sair dessa vida...confie, tenha fé, e voce verá que ela o salvará... boa sorte.
2006-12-04 17:47:00
·
answer #7
·
answered by alma 4
·
0⤊
0⤋
Reúna a familia, combine com todos o internamento do rapaz. Aconteceu com um primo nosso um caso parecido. Os pais dele foram a uma clinica, explicou para o médico o fato e o mesmo, aconselhou que, quando ele estivesse bebendo, desse mais, até cair de embriagado. Meu primo tomou um porre que desmaiou. Foi internado em uma clinica de recuperação, só faltou tomar injeção na testa. Passou 30 dias internado. Graças a Deus, hoje só bebe refrigerante. Abandonou o maldito vicio.
Interne seu irmão em uma clinica especializada, que com certeza ele irá se recuperar. Fé em Deus.
2006-12-04 17:43:43
·
answer #8
·
answered by LÚCIO 5
·
0⤊
0⤋
Em primeiro lugar, procurem os grupos de apoio aos familiares de alcoolatras. (AL-ANON), frequentem as reuniões e a curto prazo, saberão como se comportar e tentar convence-lo a participar dos AA (Alcoolicos Anonimos).
Entre no site abaixo e terá mais informações.
http://www.al.anonport.nom.br/modules.php?name=News&file=article&thold=-1&mode=flat&order=0&sid=34
2006-12-04 17:40:45
·
answer #9
·
answered by Marivaldo L 6
·
0⤊
0⤋
Tambem tenho um irmão alcólotra toda nossa familia sofre tambem ele já esta bem destruido pelo vício nos tambem não sabemos oq fazer mais ..vai aqui o meu abraço a vc de conforto é só oq posso fazer
2006-12-04 17:39:43
·
answer #10
·
answered by teteia 4
·
0⤊
0⤋