O Mar Morto tem esse nome devido ao fato de a quantidade de sal que contém ser seis vezes superior à dos restantes oceanos, o que torna impossível qualquer forma de vida – flora ou fauna - nas suas águas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só se encontram nesta região do mundo. Em termos de densidade da sua água e em comparação com a densidade média dos restantes oceanos, em que o valor de gramas de sal, por cem mililitros de água, não passa de três gramas, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 gramas de sal por 100 mililitros de água, ou seja, dez vezes superior.
O mar Morto (hebreu ים המלח - Yam ha-Melah?, árabe البحر الميت, Al Bahr al Mayyit?) é um lago de água salgada do Oriente Médio. Com uma superfície de aproximadamente 1050 quilómetros quadrados, correspondente a um comprimento máximo de 80 quilómetros e a uma largura de máxima de 18 quilómetros, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia. Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa da exploração excessiva de seu afluente, única fonte de água doce da região, para além da natural evaporação das suas águas. Contudo, os especialistas, são de opinião que, dentro de alguns anos, esta perca tenderá a estabilizar, ao mesmo tempo que procedem a estudos que levem à sua conservação e preservação, pelo que o desaparecimento do Mar Morto não se coloca, segundo estes, nem hoje nem no futuro.
Para já, a contínua perca das suas águas (que, como já se referiu, tem as suas causas, próximas, na cada vez maior captação das águas do Rio Jordão, por parta das autoridades de Israel e da Jordânia, vai continuar a levar a uma redução da sua área e um afundamento, relativamente ao nível médio das águas do Mar Mediterrâneo. No ano de 2004, este nível estava acerca de 417 metros abaixo do nível médio do Mar Mediterrâneo, o que faz com que seja a maior depressão do mundo, e a tendência é para aumentar este desnível durante o século XXI.
A designação de Mar Morto só passou a ser utilizada a partir do século II, depois de Cristo. Ao longo dos séculos anteriores, outros e vários foram os nomes com que era conhecido e disso nos dá conta, entre outras fontes, a Bíblia Sagrada, concretamente alguns dos Livros do Antigo Testamento. Assim, nos Livros Génesis 14,3 e Josué 3,16 aparece com o nome de mar Salgado. Com o nome de mar de Arabá aparece em Deuteronómio 3,17 e em II Reis 14,25. Já em Joel 2,20 e Zacarias 14,8 surge como mar Oriental. Fora da Bíblia Sagrada, Flávio Josefo chamou-lhe lago de Asfaslto e o Talmude designou-o por mar de Sodoma, mar de Lot, entre outros
2006-12-04 08:14:49
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
8⤊
0⤋
O Mar Morto é um grande lago represado entre colinas na parte mais baixa do vale do Rio Jordão, na tensa fronteira entre Israel e a Jordânia, no Oriente Médio. Biologicamente suas águas são estéreis, nada cresce, sobrevive, nem sequer germina no piscinão salgado feito uma salmoura e de onde exala um permanente fedor de ovo podre, fruto da altíssima concentração de enxofre, potássio, bromo, fosfato, magnésio e sódio, entre outros minerais. Devido ao grande acúmulo de elementos o mar morreu. Porém, nada tem há ver com a interferência do Homem e sim um acontecimento da natureza.
Mar Morto é como uma caldeira em permanente ebulição. Sua água é quente e grossa. Seu ar, seco e pesado. E nas suas margens raramente venta, pois está entre montanhas e 396 metros abaixo do nível do mar.
Seu corpo não seria capaz de afundar no Mar Morto, devido ao alto índice de cloreto de magnésio, cloreto de sódio e cloreto de cálcio. O sal existente no Mar Morto não se dissolve na água, conseqüentemente, não há nenhum organismo vivo.
2006-12-04 08:17:49
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
As pessoas podem entrar na agua sim, até quem não sabe nadar bóia, só que é melhor proteger os olhos, a quantidade de sais dissolvidos na agua é enorme, por isto não há vida no Mar Morto que é criado pelo Rio Jordão...
2006-12-04 09:53:54
·
answer #3
·
answered by Advicer 7
·
2⤊
0⤋
porque existe excesso de sal e, quase 0 de oxigenio.
2006-12-04 08:32:38
·
answer #4
·
answered by ? 4
·
2⤊
0⤋
Devido ao excesso de sal, falta oxigênio aos seres vivos e portanto, peixes não vivem no Mar Morto.
2006-12-04 08:30:07
·
answer #5
·
answered by João Jair 2
·
2⤊
0⤋
É devido ao fato de a quantidade de sal que ele contém ser seis vezes superior à dos restantes oceanos, o que torna impossível qualquer forma de vida – flora ou fauna - nas suas águas.
2006-12-04 08:20:28
·
answer #6
·
answered by tatainha 2
·
1⤊
0⤋
As pessoas podem entrar sim!
É divertido pois todos flutuam facilmente.
A alta salinidade impede a existência de peixes.
2006-12-04 08:20:19
·
answer #7
·
answered by Enzo- 7
·
1⤊
0⤋
O problema do mar Morto é a excessiva concentração salina. Em qualquer ambiente, os seres vivos devem manter determinada concentração de sais em seu organismo. Tal concentração é regulada por diversos mecanismos que se opõem à osmose se esta for prejudicial. Em protozoários de água doce (água bem mais diluída que a do mar), por exemplo, há vacúolos pulsáteis. No mar Morto, a regulação da concentração de sais no interior de cada organismo é dificultada, os seres tendem a perder muita água por osmose.
2006-12-04 08:18:42
·
answer #8
·
answered by Sansan 2
·
1⤊
0⤋
O Bill respondeu muito bem e isso ai! As pessoas podem entrar na agua mais não afundam, por causa da densidade de sal na agua. Valeu!
2006-12-04 08:17:26
·
answer #9
·
answered by Reynaldo 1
·
1⤊
0⤋
tem alta taxa de salinidade e baixismo de oxigênio
2006-12-04 08:13:53
·
answer #10
·
answered by ? 6
·
1⤊
0⤋