Aninha, a guerrilha foi um mal necessário, que porém não vingou. Alguém tinha que fazer alguma coisa contra a ditadura militar. Hoje os ex-guerrilheiros são, por muitos, considerados heróis. E quem não estava ao lado da guerrilha, um covarde. Assim sendo, como diz o ditado: Depois do touro morto todos querem pegar no chifre.
2006-12-04 16:42:21
·
answer #1
·
answered by poeta 6
·
1⤊
0⤋
Sim, eles protegiam os guerrilheiros.
Abaixo uma reportagem sobre o assunto. Infelizmente faltam as fotos.
AMBIENTES, COSTUMES, CIVILIZAÇÕES
Se a batina perdeu toda influência,
POR QUE USÁ-LA DIANTE DO DOPS?
Um alegre grupo de rapazes. O que são? Estudantes? Comerciários? Quiçá operários? Os trajes nada indicam. Entretanto, trata-se de Dominicanos, fotografados sem batina, pela reportagem de uma revista carioca, na Igreja, de São Domingos das Perdizes, em São Paulo. Os leitores talvez estranhem. Pois, se é natural que cada qual se apresente com os trajes que lhe são próprios, é difícil compreender que esses Religiosos se deixem fotografar em trajes laicos. Se é verdade que o hábito não faz o monge, o bom monge, que se alegra realmente de ser monge, não prescinde de seu hábito.
A explicação para esta incongruente atitude dos jovens Dominicanos consistiria naturalmente em que o traje eclesiástico vai perdendo seu prestígio nos dias de hoje, o que obriga o verdadeiro apóstolo a prescindir dele, pelo menos em muitos casos, se quer alcançar alguma influência junto ao público.
No dia 2 de agosto p.p. jovens Dominicanos passeiam em frente ao edifício do Departamento de Ordem Política e Social, em São Paulo, em protesto pela detenção de Sacerdotes e estudantes envolvidos na agitação promovida pela UNE.
Na outra foto, dois moços de batina, um dos quais Dominicano, ostentam um cartaz alusivo.
Por que usar a batina nessa ocasião? Não é precisamente porque qualquer atitude da polícia contra eclesiásticos revestidos de traje talar indignaria o povo, enquanto o efeito seria muito menor se os eclesiásticos estivessem à paisana?
Como então não reconhecer a enorme influência que o traje talar conserva? E por que então abandoná-lo? Uma incongruência a mais, no meio de tantas incongruências trágicas, características do momento que passa.
2006-12-06 10:40:42
·
answer #2
·
answered by Adel 3
·
0⤊
0⤋
Prezada investigadora política Aninha;
Vejamos: Que Ditadura? Do Brasil, do Chile, da Argentina, de algum país do lestre europeu?...
Os guerrilheiros a quem você menciona seriam freis desta Ordem?
sua perguntinha está mal formulada.
Vou lhe responder no escuro.
Suponho que seja a ditadura no Brasil, certo?
Neste caso, a primeira coisa que me espanta não é o fato de ajudar guerrilheiros a fugir, e sim o controverso fato.
Como se sabe a Ordem de são Domingos era conhecida desde que foi fundada como os "Arautos da Fé". Hoje seus frades são conhecidos como "Capuchinhos". Na idade média, debaixo daqueles mantos brancos, ficava escondido uma quantidade enorme de sangue, lágrimas e terror derramado das vítimas da inquisição. Milhares de pessoas foram brutalmente encarceradas, interrogadas, torturadas, estranguladas, afogadas e queimadas vivas em nome da fé, além de terem seus bens confiscados pela Igreja.
E exatamente, pelo que você está indagando, teriam sido membros dessa mesma Ordem a ajudar guerrilheiros na época de nossa ditadura a fugir.
Se foi com o consentimento das autoridades de algum convento ou mesmo da Ordem, pode se dizer que Deus realmente iluminou e salvou aquela ordem temerária de seu estígma brutal. Se foi um ou outro frei que cometeu este ato, trata-se de um caso isolado, e que portanto, mesmo sendo secularmente temerária, a Ordem Dominicana, de certa forma mantem a sua posição, com sua moderação atual face às contingências temporais.
Quanto aos nomes exatos, não tenho essa informação. Mas nos arquivos do SNI é bem provável que você encontre. Ou então busque através da internet. Só precisará de um pouco de tempo e de paciência.
(P.S. Fico impressionado com a tenacidade de alguns piolhos reacionários, que ficam à espreita de uma chance de saracotear sua insanidade oportunista.) Será que a fé de abraão foi ou é mais piedosa? Haja vista a Palestina hoje....)
Espero ter esclarecido sua indagação.
Um abraço de fé do amigo
Divino..
2006-12-05 10:27:06
·
answer #3
·
answered by Divino 5
·
0⤊
0⤋
Religião é isso aí.
Só tem um passado ruim. Sempre foi um mal exemplo
2006-12-04 15:28:06
·
answer #4
·
answered by klogh 6
·
0⤊
1⤋
Depois de um seqüestro, de um assalto a banco, de um atentado terrorista, da explosão de bombas, de greves políticas, qual o melhor local para se esconder...sem dúvida, debaixo da batina de um frade...nessa época, quase 100% cúpula da igreja católica era da teologia da liberação (socialista). O líder era Dom Evaristo Arns - mais influente socialista da igreja católica, ele não lutava para derrubar a Ditadura, mas sim para implantar o socialismo no Brasil. Conseqüências: nesses 21 anos de socialismo o Brasil não cresceu nada e a boa notícia é que os Evangélicos hoje somam mais de 30% e a cada ano a Igreja Católica perde 1% de seus fiéis. O nome desses infiéis, acho que não merecem serem citados...quanto a enforcamento ainda não tenho conhecimento, mas é possível que tenha acontecimento, que Deus tenha piedade de sua alma, se foi um ato de arrependimento por ter lutado do lado errado. Felizmente o Papa João Paulo II, uma das maiores personalidades do mundo, iluminado por Deus, teve a máxima habilidade para afastar para sempre os socialista da nossa Igreja Católica.
2006-12-05 10:35:36
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Bom, o nome desses vagabundos é que menos importa, vergonha absoluta da Igreja Católica. Um desses párias hoje é braço direito do apedeuta e atende pelo nome de Frei Beto.
2006-12-04 15:34:14
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋