English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

como relacionar o evento do bigbang, com a teoria criacionista? se pode pensar no big bang como sendo tambem um ato da vontade de deus?respondam criticamente

2006-12-04 00:34:45 · 9 respostas · perguntado por silvio nery /brasil 1 em Ciências e Matemática Ciências da Terra

9 respostas

Não há como. As duas são mutuamente excludentes. Criacionismo e design inteligente supõem que o mundo foi criado por uma divindade há alguns poucos milênios atrás. Big bang supõe que o universo é muito mais antigo e num dado instante de tempo toda a energia que hoje estaria dispersa pelo que chamamos universo estaria concentrada num único ponto. Ambas as descrições não são totalmente convincentes à luz de uma análise crítica. Por isso existe a dúvida e, porque não dizer, a preferência pessoal de alguns por um dos dois modelos (sim, modelos, pois nenhum dos dois está totalmente comprovado de maneira científica para chamarmos de teoria). Agora fazer relações e associações pode ser um exercício de infinita duração, pois para cada tipo de associação você deveria relaxar algumas das posições envolvidas. E pelo relaxamento progressivo das duas posições (em princípio totalmente antagônicas), seria até possível fazer algum tipo de relação. Porém isso só pode ser feito a nível de debate científico. Se enveredarmos pelo caminho da tua última pergunta, aí não existiria resposta crítica. Assumir que tudo é ato de vontade de divindades fecha a porta para qualquer outro tipo de avaliação crítica, fecha a porta a qualquer pergunta adicional. Se a divindade for responsável pelo big bang, seria a mesma coisa que um criacionismo que aceita tudo o que a ciência moderna hoje diz, com exceção que aí você teria a resposta para a pergunta fundamental. Se bem que alguns podem espernear dizendo que a resposta da pergunta fundamental é 42...

2006-12-04 00:56:04 · answer #1 · answered by Oráculo 4 · 0 0

Olha, fé e ciência só podem se relacionar de uma maneira: ninguém vivo ou nenhum cientista que se diz o descobridor do Big-bang esteve lá no momento, sendo tudo uma hipótese não comprovada de que isso aconteceu. Esse também é a base da fé: acreditar em algo que não se viu, que não é empiricamente comprovado. Tirando isso, não há como relacionar ambas as teorias, pois, por exemplo, para os evolucionistas o planeta surgiu há milhões de anos, enquanto para religiosos isso aconteceu há cerca de seis mil anos.

2006-12-04 22:59:30 · answer #2 · answered by Iceangel 2 · 0 0

E uma questão muito complicada, poucos filósofos conseguiram.

2006-12-04 22:55:10 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

a bíblia sagrada, é uma junção de vários livros, todos de fé, e não de ciência. fica na paz.

2006-12-04 05:24:52 · answer #4 · answered by Francisco 7 · 0 0

Sob alguns aspectos podemos relacioná-las sim pois na Bíblia não há restrições sobre algumas descobertas científicas como a exisência de dinossauros na terra e outras coisas, porém o que os diferem é a criação do universo e a escala de tempo que isso levou para acontecer, além do fato que o homem tenha evoluido de um "macaco". O que eu tenho a dizer, é que apesar do homem utilizar sua sabedoria e tecnologia ele nunca encontrará respostas precisas para esses tipos de assunto, e que a melhor teoria ainda é a criacionista.

2006-12-04 01:54:29 · answer #5 · answered by megamillers 2 · 0 0

Meu caro, como já dizia Thomas Hwxly, "o nascimento da ciência foi a morte da supertição".No entanto, eu particularmente não gosto de misturar ciência com religiosidade, acho que as pessoas devem acreditar no qeu lhes convêen, também não acredito em ignorãncia quanto à estes assuntos, só penso q cada um busca algo em que acreditar para preencher um certo vazio.

2006-12-04 01:19:33 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Só tem um jeito de relacionar a bíblia a ciência, considerando a bíblia um livro simbólico, que deve ser interpretado esotericamente, e não da forma simplória ao pé da letra, vou dar um exemplo clássico, utilizemos a alegoria do Adão e Eva, que segundo a genesis viviam sem pecado no paraíso, lá pelas tantas eles comeram do fruto do conhecimento, e a partir dalí foram responsabilizados por seus atos, tiveram de trabalhar e todo o resto, agora vamos comparar o fato com a alegoria, imagine os macacos ainda não evoluidos que viviam sem a maldade, um dia alcançaram a inteligência, e a conciência de indivíduo, bem como o livre arbítrio, a partir daí começaram a ser responsáveis por seus atos, também começaram a trabalhar em grupos sociais usando sua inteligência para se multiplicar com segurança e dominar o planeta. Pense nesta conto fantasioso e compare com outros, e terás a certeza que a bíblia é uma alegoria plena, o que não lhe retira o mérito, pelo contrário.

2006-12-04 00:47:11 · answer #7 · answered by eduardo f 4 · 0 0

A biblia diz que o mais terrivel e hediondo pecado da humanidade, aquele que fez Deus separar os homens de seu convivio foi tomar conhecimento entre o certo e o errado por si só, ou seja, a capacidade de pensar.

Se Deus odeia tanto isso a ponto de nos empurrar para um terra seca de sofrimento, porque insistir no erro caro amigo crente? Não pense, aceite o que a biblia lhe diz cegamente e seja feliz.
Pensar é errado e Deus não gosta

2006-12-06 07:03:01 · answer #8 · answered by C 4 · 0 1

EU ACHO Q A BLIBLIA Ñ FALA TODA A VERDADE Ñ

2006-12-04 00:54:00 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers