Ora, aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nos, Efesios 3.20.
Sabemos que há um potencial a ser explorado através da oração, fé, louvor... Espero que através desse texto Deus o ajude a entender o significado desse tema tão palpitante, e que seu relacionamento com Deus seja firmado.
As forças do Diabo estão sempre tentando faze-lo perder o foco, através das distrações, prazeres do mundo etc... O propósito de Satanás é roubar de todos o presente da Vida Eterna, que Deus nos deu através do sacrifício de Cristo. Satanás quer roubar a sua alegria, e fará tudo o que puder para mante-lo afastado do seu potencial.
O que você pede ou até pensa, Deus tem muito mais conforme a Bíblia, mas o receber e desfrutar, passa pela exploração do poder de Deus que habita em nós. Temos de explorar espiritualmente esse poder para desfrutarmos das coisas de Deus com toda plenitude.
Para ilustrar essa situação, vamos falar de duas experiências que foram realizadas por Biologistas Marinhos Americanos. A primeira experiência foi com um TUBARÃO BRANCO. Alias conhecido como Grande Tubarão Branco.
E sua pesquisa, os Biologistas Marinhos esclareceram que os ditos tubarões em seu habitat natural, tem potencial para alcançar aproximadamente 2000 kilos e alcançar o tamanho de ± 7 metros. Bem grande hein!
Eles descobriram que mesmo que o tubarão citado tenha essa capacidade de crescimento, quando confinados em um pequeno aquário, eles cresceriam bem menos, sendo já reportados tubarões dessa espécie em aquários, com 50 centímetros e 10 kilos. Foi descoberto mesmo assim o animal alcançou totalmente sua maturidade cronológica (a medida de sua idade), e apesar do tamanho, também alcançou o seu potencial.
A segunda experiência foi realizada com um peixe chamado Pike. Esses peixes são compridos com longos “narizes”. Eles podem crescer até ± 1.8 metros e pesar mais de 25 kilos. Esse "monstro" tem uma boca muito grande com 700 dentes pontiagudos e curvados, sendo que o que cair em sua boca só pode ter um destino, sua goela! Bem, vamos experiência: quando era a hora de alimentar esse peixe os Biologistas jogavam uma boa quantidade de isca viva, pequenos peixes que fazem parte da cadeia alimentar do aludido e narigudo peixe, dentro do tanque onde estava. O peixe nadava rapidamente engolindo todas as iscas que via. Num período curto de tempo, o Pike já havia devorado todos os coitados dos peixinhos no tanque.
Mas veja o que foi feito com o peixe. Quando chegou a hora de alimentar novamente o ESPADÃO, os biólogos resolveram colocar um cilindro de vidro dentro do tanque, dessa maneira o peixe ficaria dentro do cilindro (dentro do tanque).
Foi isso que fizeram ao pobre e cheio de dentes peixinho. Quando então baixaram o cilindro, que era claro, o Pike não percebeu nenhuma mudança no seu ambiente. O próximo passo foi então colocar as iscas vivas, os peixes que o Pike gosta tanto de devorar, dentro do tanque. Imediatamente o feroz peixe começou a investir desesperadamente para devorar sua refeição, seu prato favorito. Mas infelizmente não conseguiria saciar sua fome! A cada tentativa, estabanada organizada, ou desesperada do Pike, ele chocava o seu nariz no vidro do cilindro (ai como dói). E de repente após algumas tentativas, o Pike cessou a luta. Desistiu! Ficou parado mantendo apenas os movimentos que o mantinham flutuando e nada mais. Quando os Biologistas Marinhos viram aquela reação, eles removeram o cilindro de vidro.
Consequentemente os peixinhos que constituíam o alimento do Pike continuaram nadando no tanque normalmente, passando perto dele, como se ele não estivesse lá. O Pike poderia começar agora a caçada, saciar a sua fome, estava livre para isso, mas não o fez. Ficou lá porque desistiu para sempre, estava condenado a morrer de fome!
E então? Como essas experiências em forma de ilustrações podem ajuda-lo a explorar o seu potencial ao máximo? E você pode até perguntar-me, como Pastor? Que bom que você perguntou.
Primeiro, para resolver qualquer problema na sua experiência de vida, você tem que saber o que esta causando o problema. Olhe só o coitado do Pike, morria de fome sem saber que o que o limitava já havia sido retirado.
Segundo, você deve reconhecer que você tem algo que o tem limitado, assim como o Tubarão e o Pike.
Permita-me apresentar a você, algumas coisas que o ajudarão a alcançar todo o seu potencial e explora-lo em seu favor e em favor da obra de Deus.
1.Para explorar o seu total potencial e ser tudo que você pode ser, você deve manter-se DESPERTADO. Sim, despertado para a sua IDENTIDADE! Nesse caso vamos usar o exemplo do filho pródigo. Após ter gasto o seus bens, ganhos do seu pai, ou melhor, mal gastado, estando falido, desgostoso da vida, sozinho, vivendo e comendo como e com os porcos, a Bíblia diz... "caindo em si...” E Ele disse..." Lc. 15.17... quantos trabalhadores de meu pai tem pão com fartura, e eu aqui morro de fome. Resumindo, tomou a decisão de voltar ao pai, pedir perdão e se oferecer para ser um servo.
Você certamente conhece a parábola, claro que o pai o recebeu, tinha feito ele muitas coisas erradas, mas continuava sendo filho! A querido jovem se você soubesse com toda convicção e certeza quem você é! Você é filho de um DEUS SOBERANO, ALTÍSSIMO, ACIMA DE TUDO, então você tem que saber que o seu potencial é muito ALTO.
Lembre-se agora da experiência do Tubarão branco; embora confinado em um pequeno aquário, continuava sendo tubarão, tinha o potencial de tubarão , enfim, o tamanho físico não havia tirado do minúsculo Tubarão Branco, a SUA IDENTIDADE, CONTINUAVA SENDO UM TUBARÃO BRANCO.
2.Para explorar e usar o seu total potencial você deve estar sempre ATENTO, sim ATENTO para as suas possibilidades.
O tubarão estava limitado de acordo o seu confinamento, mas dentro dos seus limites atingiu completamente o seu potencial.
Alguns jovens pensam que porque são pequenos, ou muito grandes, ou muito claro ou escuro, talvés não suficientemente fortes ou estudados, ou alguns por simplesmente acharem que não merecem nada, e por isso acham que não podem fazer isso, não podem fazer aquilo, pare com isso e em nome de JESUS diga o que a Bíblia diz; "Posso todas as coisas naquele que me fortalece".
Quantos, quando a vida lhes "reserva" adversidades que atingem o Lar, a vida profissional, a escola, pensam que não podem fazer nada para reverter o quadro. Embora Deus tenha dado a ela potencial para superar qualquer situação difícil na vida, acabam sendo prisioneiros de sua própria mente. São pessoas como o peixe PIKE, estão mentalmente confinadas, e acabam se entregando. Não se dão conta de suas possibilidades.
Deus jamais o fará passar por situações que você não possa suportar. As adversidades ou provas, vem para faze-lo mais forte, tenha certeza disso, contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, e de mais a mais, o que se aprende apenas nas bonanças da vida? Se aprende muito mais com as lutas, provas, adversidades. Que tal passar por um processo de renovação de sua mente, certamente você descobrira que tem potencial em Cristo para ser mais que vencedor. Fique atento porque as suas possibilidades são enormes.
3.Para explorar totalmente o seu potencial, você tem que estar VIVO PARA AS SUAS RESPONSABILIDADES.
Você sabe que você tem responsabilidades, não é? É por isso que você esta lendo esse artigo e não conseguiu parar; você tem responsabilidade para com você mesmo, seus pais, irmãos, amigos, sua comunidade, sociedade, mas a maior de todas as responsabilidades é para com o seu Senhor e salvador JESUS CRISTO.
Vamos considerar o PIKE, tinha a responsabilidade de alimentar o seu próprio corpo, mas por causa de uma frustração, morreu sem esperança. Tornou-se prisioneiro de sua pobre percepção.
Veja, o PIKE, literalmente bateu a cabeça contra a parede do cilindro de vidro, tentando tudo que ele sabia para resolver o problema da sua fome. Depois de tentar tudo que podia e sabia, ele desistiu. A percepção do que era REAL, foi perdida, e quando ele teve a oportunidade de se alimentar, o pobre peixe não percebeu. Não tinha idéia que o problema não estava mais lá.
Fome é um sentimento poderoso. Mas nem toda fome é meramente física. Pode ser emocional. Provavelmente você tem algum amigo que esta faminto emocionalmente, que tal um pouco de atenção. Isso implica responsabilidade. Tem tantos tipos de fome, mas vamos a fome espiritual.
Você certamente conhece pessoas chegadas que de repente mentem, falam coisas desagradáveis, enfim muitas coisinhas erradas e assim seguem como se nada estivesse acontecendo. Bem, o Espirito de Deus não esta vivendo nelas. Essas pessoas estão famintas espiritualmente.
Você não acha interessante que a fome, não importa a sua forma, se é física, espiritual, emocional, fará as pessoas cada vez mais fracas a medida que isso perdure?
Que tal estarmos vivos para a nossa responsabilidade, atentos para as nossas possibilidades, conhecendo e mantendo a nossa identidade como SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO.
CONCLUSÃO
Talvez você seja como o peixe PIKE. Quem sabe você fez tudo ao seu alcance para resolver um problema e não conseguiu a solução. Nada do que você tem feito tem parecido funcionar, e você esta então pronto para desistir.
Nunca, mas nunca desista! Quando a única palavra em sua mente for DESISTA, é hora de ter uma conversinha com o Senhor Jesus.
Você pode, você em Cristo tem potencial, explore esse potencial.
A Bíblia diz: "confie no Senhor de todo o seu coração, e não te estribes no seu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os seus caminhos, e ele endireitara as tua veredas" Pv. 3.5 e 6, e tem mais... "o choro pode durar uma noite, mas a alegria vira pela manhã..."
O que quero dizer a você é que você pode explorar (procure e vai encontrar) seu potencial lendo e meditando na palavra de Deus diariamente. Quanto mais você fizer isso, mais você vai entender a mensagem escolhida para essa matéria. Quantas coisas se tornarão realidade, através do poder que opera em você, explore isso e esteja na sintonia das promessas de Deus.
"Ora, aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nos. Efesios 3.20.
Bless you.
2006-12-04
00:15:44
·
18 respostas
·
perguntado por
flanegam
1
em
Família e Relacionamentos
➔ Família