English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nossa primeira e mais marcante aprendizagem acredito que seja a familiar.
Mas penso que estão transferindo também esse tipo de aprendizagem para as escolas.
Qual sua opinião?

2006-12-03 15:49:10 · 8 respostas · perguntado por MariaCrissssss 7 em Educação e Referência Educação Doméstica

8 respostas

Muitas famílias estão fazendo essa transferência, pois o casal sai prá trabalhar e não tem mais muito "tempo" para os filhos.
Sempre achei errado, mas hoje, vendo sua pergunta, e pensando, acho que é hora de dar uma sacudida nas escolas também. Não prá educar os nossos filhos, mas para ter poderes para impor certos limites a eles.
Bjsssssssss

2006-12-04 12:36:21 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Oi, Crissssssss

Penso que a família deve ter o papel fundamental na educação. É um grande erro transferir isso para a escola. Mas creio que atualmente isso vem acontecendo pois os pais estão trabalhando cada vez mais e passando pouco tempo com os filhos, que vão muito cedo à escola.

Outro problema atual é a desestruturação da família. Devido ao trabalho excessivo o casal fica cada vez mais distante, até o vinculo que os uniu se perder. E com a separação, os filhos ficam desestabilizados emocionalmente tb..

2006-12-05 09:14:43 · answer #2 · answered by Zug♪ 6 · 1 0

é em casa que devemos aprender a ética, amor, educação
a escola tem outro papel
qd transferimos a educação de nossos filhos para a escola, tiramos deles, o tempo de cognitivo disponivel, além de corrermos o risco de nossos filhos se tornarem pessoas muito diferentes do que imaginamos para eles

bjs
pcat

2006-12-05 08:55:33 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

As famílias estão dessestruturadas, os pais acabam assumindo este papel muito cedo por isso está despreparado.
Aonde se diz que educa? ESCOLA ,logo acaba sobrando para o coitado do professor ser professor, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, as vezes até médico.

2006-12-04 06:21:52 · answer #4 · answered by Mãe 2 · 1 0

Acho que nem tudo aprendemos na familia.Tem muitas coisas, como conviver em sociedade, a gente acaba aprendendo fora de casa, na escola ou no trabalho.tem coisas que só aprendemos na prática, no dia dia, e ao longo do tempo .

2006-12-04 00:23:08 · answer #5 · answered by ♡Sophia♡ 7 · 1 0

Não entendi muito bem sua pergunta.
Você parece estar duvidando da educação em familia, do comportamento deles, e acha que estão transferindo a responsabilidade deles para as escolas.
Se for isso que entendi, não é mentira. É uma grande verdade copiada do comportamento norte-americano com relação aos seus filhos.
Sempre copiamos o modelo norte-americano, devido a propaganda que fazem de si mesmos como os melhores. Mas, é o pior.
Cada vez menos os pais querem ter os filhos em casa, e se responsabilizarem pelo que se tornarão. Com isso aumentam a responsabilidade da escola. Por isso que há muito tempo nos EUA as crianças e adolescentes passam quase o dia todo na escola. Os pais daqui tentam fazer o mesmo. Se a escola não tem tempo integral, matriculam seus filhos em todos os cursos disponíveis, para se verem livres deles, e tentam enganá-los dizendo que é para o bem deles. Na verdade tentam criar pequenos executivos, ou se livrarem deles.
Não pensam o que isso fará com suas cabeças, corações e mentes.
Querem que as escolas se responsabilizem por eles, pois sentem-se incapazes, ou não querem assumir a parte que lhes cabe.

2006-12-04 00:21:28 · answer #6 · answered by elysabet 5 · 1 0

Olá:

Infelizmente, vc. tem razão: a família atual, com raras exceções, tem feito o possível para se esquecer de que a educação básica, a formação dos valores, o respeito, são elementos com os quais deve dotar seus filhos "antes" de mandá-los à escola...

O resultado é a escola pública atual: nela o professor nada mais consegue fazer além de tentar manter os alunos longe uns dos outros o bastante para que não se matem reciprocamente...

E, o que é pior: o sistema de avaliação adotado pelo Estado (com a indevida complacência de um bom número de professores inescrupulosos!) aplaude essa situação: crê (ou quer fazer crer...), firmemente, que essa "papagaiada" de promoção automática realmente funciona...

Assim, essa posição do Estado vem reforçar a desagregação familiar, pois, na medida em que manda aos pais a mensagem de que seus filhos "estão indo bem na escola (ainda que continuem completamente analfabetos!...), estes se acham verdadeiros modelos familiares...

Está se formando um círculo vicioso (ou, talves, já esteja formado...) que tende a acabar com a sociedade como nós a conhecemos: veja-se o RJ, por exemplo...

NL

2006-12-04 00:20:07 · answer #7 · answered by NightLover 3 · 1 0

Concordo em linhas gerais contigo, pois não há perfeição e as famílias, não de hoje, comodamente passaram a deixar essa transferência de responsabilidade ocorrer.

A lei do menor esforço, não sei bem o que será das gerações futuras, pois os valores se tornam enraizados quando aprendemos de pessoas que admiramos e amamos, o correto seria pessoas do seio familiar.

2006-12-04 00:09:44 · answer #8 · answered by Enzo- 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers