O efeito estufa ocorre por causa dos gases poluentes que sao jogados na atmosfera
Com isso boa parte dos raios solares que entram na terra permanecem na terra,fazendo com que a temperatura se eleve
2006-12-07 12:08:01
·
answer #1
·
answered by Eduardo 2006 1
·
1⤊
0⤋
É um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir.
O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um maior aquecimento global. O IPPC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente diz que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito de estufa.
2006-12-03 21:01:22
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O efeito estufa eh algo que ocorre naturalmente na terra. Se naum fosse por causa dele provavelmente naum estariamos aqui. Ele eh um efeito q naum permite a saída de todos os raios solares q são refletidos para a terra aumentando a sua temperatura tornando-a em um planeta quente, mas nem tanto, sendo assim, habitavel...
Contudo quantidade excessiva de gasses emitidas pelo homem, principalmente o CO2 e a quantidade enorme de ruminantes como vacas e bois, q produzem metano, e impedem q uma enorme parte dos raios saiam causando um superaquecimento global q eh extremamente perigoso, espero ter ajudado!!
2006-12-03 20:51:54
·
answer #3
·
answered by Aninha!!! 3
·
0⤊
0⤋
Alguns gases da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, funcionam como uma capa protetora que impede que o calor absorvido da irradiação solar escape para o espaço exterior, mantendo uma situação de equilÃbrio térmico sobre o planeta, tanto durante o dia como durante a noite. Sem o carbono na atmosfera a superfÃcie da Terra seria coberta de gelo. A essa particularidade benéfica da camada de ar em volta do globo se dá o nome de efeito estufa.
A importância do efeito estufa pode ser compreendida quando observamos as condições da Lua, onde não há uma atmosfera, portanto nenhum efeito estufa. Lá as temperaturas variam de 100°C durante o dia a -150°C durante a noite.
O efeito estufa na Terra é garantido pela presença do dióxido de carbono, vapor de água e outros gases raros (que constituem uma parcela muito pequena na composição atmosférica). O alto percentual de oxigênio na composição atmosférica, mais a existência dos gases raros faz com que muitos cientistas classifiquem a atmosfera terrestre como uma "anomalia", quando comparada às de outros planetas.
O efeito estufa gerado pela natureza é, portanto, não apenas benéfico, mas imprescindÃvel para a manutenção da vida sobre a Terra. Se a composição dos gases raros for alterada, o equilÃbrio térmico da Terra sofrerá conjuntamente.
A concentração de gases de efeito estufa vem aumentando por causa da maior atividade industrial, agrÃcola e de transporte, e principalmente devido ao uso de combustÃveis fósseis e do desflorestamento. A derrubada de árvores provoca o aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera pela queima e também por decomposição natural. Além disso, as árvores aspiram dióxido de carbono e produzem oxigênio. Uma menor quantidade de árvores significa também menos dióxido de carbono sendo absorvido.
A quantidade de CO2 na atmosfera aumentou 33%. A cada ano cerca de 6 bilhões de toneladas de CO2 são lançadas na atmosfera do planeta.
No inÃcio da década de 80 ainda havia a esperança de que as alterações provocadas pelo efeito estufa não seriam muito intensas. Roger Revelle, dirigente do Scripps Intitution of Oceanography, dizia na época: "As mudanças não serão grandes acontecimentos; serão alterações ambientais lentas e difusas. A maioria das pessoas nem se aperceberá delas, ano a ano”.
O efeito da maior concentração de CO2 na atmosfera é uma exacerbação do originalmente benéfico efeito estufa, isto é, o planeta tende a se aquecer mais do que o normal, a temperatura média da Terra tende a subir.
O uso de energia tem sido obtido, sobretudo de combustÃveis fósseis, como gás natural, o petróleo e o carvão. A utilização intensa dos materiais energéticos fósseis aliado à agricultura extensiva e outros fatores que alteram a biosfera tem resultado num acréscimo mensurável da concentração de gás carbônico na atmosfera. Embora automóveis e usinas produtoras de energia contribuam com aproximadamente 5% do gás carbônico liberado em nações industrializadas, a devastação e queima de florestas tropicais em paÃses como o Brasil é outro grande contribuinte.
Existe um consenso de que o aumento do efeito estufa só não é maior atualmente porque uma grande parte de CO2 é dissolvida nos oceanos e extraÃda pela vegetação. Sem esses mecanismos reguladores, há muito o ser humano já teria, sozinho, desequilibrado totalmente o clima da Terra.
Para diminuir as emissões dos gases provenientes de queima do carvão e do petróleo, principais responsáveis pelo aquecimento global, governos de todo o planeta assinaram em 1997 o "Protocolo de Kyoto". O acordo obrigaria os paÃses industrializados a diminuir entre 2008 a 2012 sua emissão de gases poluentes a um nÃvel 5,2% menor que a média de 1990. Mas os Estados Unidos, o paÃs que mais contribui para esses danos ambientais, retiraram-se do tratado em 2001. Já surgiu também a proposição de se injetar 190 mil toneladas de amônia no fundo do mar para forçar o oceano a retirar da atmosfera dois milhões de toneladas de CO2. Bela solução. Reduzir a poluição do ar aumentando a dos mares...
A ocorrência de efeitos climáticos extraordinários em curtos perÃodos de tempo também é atribuÃda ao incremento do efeito estufa. Em 1984 foi publicado um trabalho por uma equipe da Universidade de East Anglia, na Grã-Bretanha, onde se previa que um aquecimento da Terra decorrente do efeito estufa provocaria invernos mais intensos na Europa. Nos três anos seguintes a Europa foi atingida por invernos rigorosÃssimos.
Para os especialistas da Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), tanto os climas mais rigorosos, como as chuvas que se tornam mais torrenciais, são decorrência do recrudescimento do efeito estufa no planeta. Segundo um estudo publicado na revista Nature de setembro de 1995, desde 1911 o total de chuvas torrenciais aumentou entre 2% e 3% nos Estados Unidos, enquanto que as precipitações comuns aumentaram 20% naquele paÃs.
No ano de 1987 já havia sido observado que os corais de Porto Rico, no Caribe, estavam ficando brancos. A causa apontada foi o aquecimento do mar provocado pelo efeito estufa. De lá para cá essa ocorrência foi se espalhando e em 1995, só no Brasil, já era observada em três regiões. "O que se pensava ser um fenômeno isolado é hoje visto em escala global", afirma o biólogo Clóvis Barreira, do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Em 1997, o Fundo Mundial para a Natureza divulgou um informe dando conta de que os recifes de coral no Chile poderiam extinguir-se.
Além de mais quentes, o nÃvel dos oceanos está subindo. Na costa brasileira e em todos os paÃses litorâneos, o avanço do mar assusta a população. A causa é o aumento do nÃvel do mar, acarretado entre outros fatores pelo incremento do efeito estufa. No Brasil, várias praias ameaçam simplesmente sumir do mapa. Ano após ano elas perdem grandes faixas de areia e são tomadas pelo mar. Na cidade litorânea de Caiçara do Norte, Estado do Rio Grande do Norte, o mar avançou 50 metros nos últimos dez anos; oitenta casas sumiram e seus moradores foram forçados a abandonar a cidade.
O aquecimento da Terra também não fica sem efeito sobre a flora e a fauna. Na Antártida estão sendo vistas atualmente espécies de plantas que não existiam há dez ou quinze anos, "efeito do aumento de 15 graus na temperatura do continente ao longo dos últimos 40 anos", explica o fÃsico brasileiro Paulo Artaxa.
As conseqüências do aquecimento global poderão ser catastróficas. A medida em que o gelo das calotas polares derrete, o nÃvel do mar se eleva, provocando a inundação de terras mais baixas e, talvez, a submersão de paÃses inteiros no Oceano PacÃfico. Dependendo da elevação do nÃvel do mar, Bangladesh e Egito, por exemplo, podem perder até um décimo de seus territórios, o que obrigaria o deslocamento de 16 milhões de pessoas.
O derretimento de geleiras das montanhas poderá provocar avalanches, erosão dos solos e mudanças dramáticas no fluxo dos rios, aumentando o risco de enchentes. Alterações bruscas na composição da atmosfera poderão desencadear mudanças dramáticas no clima, o que resultaria em grandes variações na temperatura e no ritmo de chuvas. Furacões, tormentas e enchentes, de um lado, e secas graves, de outro, poderão se tornar mais freqüentes. Os cientistas acreditam que os desertos poderão crescer e que as condições de tempo nas regiões semi-áridas, como no Nordeste do Brasil, serão ainda mais crÃticas.
Tudo isso poderá repercutir negativamente na produção de alimentos, já que diversas áreas cultiváveis serão afetadas. As alterações climáticas incomuns podem reduzir a população ou mesmo levar à extinção de muitas espécies que não seriam capazes de se adaptar à s novas condições ambientais, afetando o equilÃbrio de diversos ecossistemas.
Essas substâncias poluentes no ar atingem os seres humanos manifestando-se através de sintomas distintos: dores de cabeça, desconforto, cansaço, palpitações no coração, vertigens, diminuição dos reflexos (monóxido de carbono que, em concentrações elevadas, pode conduzir à morte), irritação dos olhos, nariz, garganta e pulmões (óxidos de nitrogênio); infiltração de partÃculas nos pulmões formando ácidos sulfúricos (óxido de enxofre); asma aguda e crônica, bronquite e enfisema (dióxido de enxofre); câncer (hidrocarbonetos); destruição de enzimas e proteÃnas (ozônio), degeneração do sistema nervoso central e doenças nos ossos, principalmente em crianças (chumbo).
As conseqüências climáticas do incremento do efeito estufa são apenas mais um dos sinais de que o habitat dos seres humanos está sofrendo grandes transformações. O ser humano usou e abusou da natureza durante séculos, agrediu o planeta tanto quanto quis, sem dó nem piedade, vendo diante de si unicamente seu conforto imediato. Agora, chegou a hora do ajuste de contas. De experimentar em si mesmo todos os crimes cometidos contra o meio ambiente.
2006-12-04 14:47:50
·
answer #4
·
answered by Andréa 2
·
0⤊
1⤋
ola
o efeito estufa e a consequencia da entrada dos raios solares que penetram na atmosfera terrestre mas nao podem ser expelidos dela devido a concentracao de gases (principalmente o monoxido de carbono CO), que deriva da queima de combustiveis de origem fossil, que e empregado em veiculos movido a explosao, usinas termoeletricas etc. esses gases, alem de toxicos para os seres vivos ainda causam esse efeito de aquecimento global. o aquecimento global ja era um acontecimento esperado, porem com a utilizacao de combustiveis fosseis em larga escala, esse processo apenas foi acelerado.
2006-12-04 08:20:38
·
answer #5
·
answered by Ronaldo 2
·
0⤊
1⤋
Day,
É a cacidade que nosso planeta tem, de na medida certa reter o calor que o sol nos dá e é necessário para a vida aqui na terra.
Uma camada de gás Ozônio envolve a Terra e filtra a ação do sol,permitindo que apenas chegue a nós uma temperatura necessária.
Da mesma forma ela age com o calor aqui, deixando, como uma panela-de-pressão, o excedente de calor sair.
O termo está muito em uso porque pela degradação ambiental e poluição maciça, a camada que permite esse efeito - a de Ozônio - vem sendo destruída.
Vários são as formas de destruição - imagine, até o pum das vacas e dos bois concorre para isso! - mas o uso de um gás chamado CFC (Clorofuorcabono ) é o agressor mais destacado.
Esse gás é usado em motores de geladeira e em sprays de cosméticos e devemos colaborar com a preservação do planeta repudiando produtos que contém CFC na sua fórmula.
2006-12-03 21:23:10
·
answer #6
·
answered by Geninho 4
·
0⤊
1⤋
Têm-se por efeito estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em consequência da ação refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação reenviando-a para a superfície terrestre na forma de raios infravermelhos.
é o fenômeno produdizido por CO2 na Atmosfera. Ele retém os raios solares, os impedindo de voltar para o espaço, retendo calor. É um fenômeno normal, mas com a queima de combustíveis, ele se torna excessivo e prejudicial. efeito estufa eh algo que ocorre naturalmente na terra. Se naum fosse por causa dele provavelmente naum estariamos aqui. Ele eh um efeito q naum permite a saída de todos os raios solares q são refletidos para a terra aumentando a sua temperatura tornando-a em um planeta quente, mas nem tanto, sendo assim, habitavel...
Contudo quantidade excessiva de gasses emitidas pelo homem, principalmente o CO2 e a quantidade enorme de ruminantes como vacas e bois, q produzem metano, e impedem q uma enorme parte dos raios saiam causando um superaquecimento global q eh extremamente perigoso.Efeito estufa é o nome dado à retenção de calor na Terra causada pela concentração de gases de diversos tipos.
A intensificação desse fenômeno ocorre com a emissão de alguns poluentes e é responsável pelo aumento da temperatura média do planeta, o que pode causar sérios problemas ambientais.
Como Ocorre:
Os gases estufa (que impedem a dispersão dos raios solares) de maior concentração na Terra são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e compostos de clorofluorcarbono (CFC).
A maioria deles é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), florestas e pastagens.
O mecanismo de retenção de calor na Terra é semelhante ao de uma estufa de plantas com teto de vidro, permitindo que a energia luminosa penetre na atmosfera e impedindo que a radiação proveniente da superfície aquecida do planeta se dissipe.
A maioria dos gases causadores do efeito estufa também é gerada naturalmente na atmosfera terrestre e sem eles não haveria vida no planeta.
O metano, por exemplo, é produzido na decomposição de matéria animal e vegetal.
O ritmo acelerado de industrialização e poluição, porém, aumentou a quantidade desses gases e afetou o equilíbrio ecológico.
O simples crescimento demográfico, junto com o aumento do número de animais criados para alimentação e a decomposição dos dejetos orgânicos produzido são outra causa do problema.
O desmatamento de florestas também é um fator agravante, uma vez que as árvores absorvem dióxido de carbono.
É difícil prever a escala e os efeitos do aquecimento global provocado pelo efeito estufa, e há debates e estudos científicos ainda em andamento.
Segundo estimativas do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas, a temperatura média global subido em 0,6°C no século 20, e pode elevar-se em mais 1°C até 2030.
Até 2090, a projeção indica aumento de até 4°C, caso medidas de prevenção não sejam tomadas.
Uma das as consequências mais graves do efeito estufa é o derretimento de das camadas de gelo polares, que já vem sendo detectado. Caso esse problema se agrave, o nível do oceano pode subir cerca de um metro, inundando regiões densamente povoadas próximas aos deltas dos rios e fazendo desaparecer as ilhas e terrenos costeiros de baixa altitude.
Outro problema seria o superaquecimento da região equatorial e a alteração das zonas climáticas em seus limites de latitude, o que provocaria desertificação e afetaria áreas produtoras de alimentos.
É um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir.
O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um maior aquecimento global. O IPPC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente diz que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito de estufa.
Já há indícios de que algumas das alterações climáticas previstas por cientistas, como grandes inundações e secas, estejam começando a ocorrer. Pesquisas recentes sugerem que as temperaturas médias não se alteram necessariamente de forma gradual e contínua, podendo ocorrer "saltos" repentinos após períodos de estabilidade.
2006-12-03 21:15:12
·
answer #7
·
answered by Meio / + ou - / 2
·
0⤊
1⤋
Efeito estufa é o nome dado à retenção de calor na Terra causada pela concentração de gases de diversos tipos.
A intensificação desse fenômeno ocorre com a emissão de alguns poluentes e é responsável pelo aumento da temperatura média do planeta, o que pode causar sérios problemas ambientais.
Como Ocorre:
Os gases estufa (que impedem a dispersão dos raios solares) de maior concentração na Terra são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e compostos de clorofluorcarbono (CFC).
A maioria deles é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), florestas e pastagens.
O mecanismo de retenção de calor na Terra é semelhante ao de uma estufa de plantas com teto de vidro, permitindo que a energia luminosa penetre na atmosfera e impedindo que a radiação proveniente da superfície aquecida do planeta se dissipe.
A maioria dos gases causadores do efeito estufa também é gerada naturalmente na atmosfera terrestre e sem eles não haveria vida no planeta.
O metano, por exemplo, é produzido na decomposição de matéria animal e vegetal.
O ritmo acelerado de industrialização e poluição, porém, aumentou a quantidade desses gases e afetou o equilíbrio ecológico.
O simples crescimento demográfico, junto com o aumento do número de animais criados para alimentação e a decomposição dos dejetos orgânicos produzido são outra causa do problema.
O desmatamento de florestas também é um fator agravante, uma vez que as árvores absorvem dióxido de carbono.
É difícil prever a escala e os efeitos do aquecimento global provocado pelo efeito estufa, e há debates e estudos científicos ainda em andamento.
Segundo estimativas do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas, a temperatura média global subido em 0,6°C no século 20, e pode elevar-se em mais 1°C até 2030.
Até 2090, a projeção indica aumento de até 4°C, caso medidas de prevenção não sejam tomadas.
Uma das as consequências mais graves do efeito estufa é o derretimento de das camadas de gelo polares, que já vem sendo detectado. Caso esse problema se agrave, o nível do oceano pode subir cerca de um metro, inundando regiões densamente povoadas próximas aos deltas dos rios e fazendo desaparecer as ilhas e terrenos costeiros de baixa altitude.
Outro problema seria o superaquecimento da região equatorial e a alteração das zonas climáticas em seus limites de latitude, o que provocaria desertificação e afetaria áreas produtoras de alimentos.
Já há indícios de que algumas das alterações climáticas previstas por cientistas, como grandes inundações e secas, estejam começando a ocorrer. Pesquisas recentes sugerem que as temperaturas médias não se alteram necessariamente de forma gradual e contínua, podendo ocorrer "saltos" repentinos após períodos de estabilidade.
2006-12-03 21:01:21
·
answer #8
·
answered by rebeca_laila 3
·
0⤊
1⤋
Em linhas gerais, o efeito-estufa é provocado pela massa de vapores, gases e partículas em suspensão, traduzindo, água evaporada (quanto mais calor, mais água se evapora), poeira e gás carbônico. O calor absorvido pela Terra não se dissipa no espaço, fica preso entre a superfície terrestre e a tal massa de composição diversa. É um fenômeno de progressão geométrica, por causar seu próprio agravamento. Isto é, quanto mais espessa a camada atmosférica, mais aumenta o calor, aumentando a evaporação da água. Mais calor faz secar o solo e as plantas, aumentando as queimadas, que aumentam a emissão de gás carbônico. Outros fatores consideráveis para o aumento desse efeito são os gases produzidos por máquinas movidas a combustíveis fósseis, como os automóveis e certos equipamentos industriais.
2006-12-03 20:53:06
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Nível de gases do efeito estufa registrou recorde em 2005
Agência EFE
13:25 03/11
A concentração global de dióxido de carbono (CO2) e de óxido nitroso em 2005 foi a mais elevada da história, segundo os dados divulgados hoje pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Leia abaixo o texto
"Os níveis de dióxido de carbono, o gás de efeito estufa mais abundante na atmosfera, continuam aumentando e não se espera uma desaceleração nos próximos anos", afirmou hoje em entrevista coletiva o cientista Geir Braathen, do Departamento de Pesquisa Atmosférica e Meio Ambiente da OMM.
O valor médio de CO2 registrado em 2005 foi de 379,1 partículas por milhão (ppm), um número 35,4% superior ao que tinha na atmosfera antes da revolução industrial. O valor é 0,53% maior que o registrado em 2004.
Por outro lado, a concentração de óxido nitroso aumentou 18,2% desde o final do século XVIII, de modo que agora por cada trilhão de partículas no ar 319,2 são desse gás, sobretudo devido à queima de combustíveis fósseis, a combustão de biomassas, o uso de adubos e certos processos industriais.
A OMM, que reúne dados de diferentes organizações internacionais, expressou a "surpresa da comunidade científica", porque a emissão de metano não se elevou, "algo para o qual ainda não se encontrou uma explicação".
Os números fornecidos pela organização indicam que, embora a concentração do gás tenha aumentado 154,7% em relação à era pré-industrial, no último ano se manteve estável em 1.783 partículas por trilhão.
O documento da agência meteorológica é publicado às vésperas da Cúpula Mundial do Clima, que acontecerá de 6 a 17 de novembro em Nairóbi, durante a qual representantes de 189 países debaterão o futuro da política mundial e a definição das metas de redução de dióxido de carbono para depois de 2012.
Na opinião do especialista da OMM, as medidas incluídas atualmente no Protocolo de Kioto sobre a redução de gases poluentes "não são suficientes, e se querem realmente diminuir a emissão de CO2 é necessário que sejam tomadas outras mais drásticas".
No entanto, também afirmou que, para frear a crescente poluição da atmosfera com gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento progressivo do planeta, cada indivíduo deveria pensar também em seu próprio nível de responsabilidade "e começar a fazer algo a respeito".
2006-12-03 20:50:21
·
answer #10
·
answered by karol 3
·
0⤊
1⤋