Bem, como exponencial e logaritmo andam juntos, falarei sobre o logaritmo, conseqüentemente, você vai entender da mesma forma.
A aritmética é necessária para o trabalho do matemático e do cientista, mas para fazer as contas costuma ser tedioso e demorado. Aperfeiçoando a mecânica da aritmética, os matemáticos podem aumentar o alcance de sua visão criativa. No início do século XVII, o matemático escocês John Napier percebeu que o expediente muitíssimo prático conhecido como expoente podia ser expandido para poupar ainda mais trabalho. Na forma exponencial, 3x3 é escrito 3², correto? Ao multiplicar números exponenciais de bases iguais, podemos simplesmente somar os expoentes, em vez de multiplicar os números. Assim 2²x2³ = 32, que é a mesma coisa que 4x8. Assim, a multiplicação pode ser simplificada como uma adição e, do mesmo modo, a divisão pode ser simplificada como uma subtração.
Trabalhar com expoentes deste modo é fácil, contanto que sejam números inteiros. Por exemplo, 2^4 é 16 e 2^5 é 32. Mas como calcular, exponencialmente, os números que ficam entre 16 e 32? Se houvesse um modo fácil de obter os expoentes fracionários entre os expoentes inteiros, toda multiplicação poderia ser tratada como adição e toda divisão, como subtração. Isso reduziria e simplificaria muito a aritmética e permitiria que os matemáticos se dicassem à matemática. Napier criou fórmulas que lhe permitiram chegar aos números entre osexpoentes inteiros. Com elas, desenvolveu tabelas do que c hamou de "logaritmos" (em grego, números proporcionais), que os matemáticos e cientistas poderiam usar para simplificar e assim apressar seu trabalho, permitindo-lhes fazer mais, com mais exatidão, mais velocidade e em terrenos de complexidade crescente. Nos anos, décadas e séculos antes dos computadores, os logaritmos de Napier fortaleceram todos os ramos de pesquisa que exigiam cálculos extensos e complexos.
2006-12-03 08:48:47
·
answer #1
·
answered by lucas_griebeler 2
·
0⤊
0⤋
algum louco inventou
2006-12-03 10:28:27
·
answer #2
·
answered by Su 6
·
0⤊
0⤋
Na matemática , número de Euler (pronuncia-se óiler), assim chamado em homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler, é a base dos logaritmos naturais. As variantes do nome do número incluem: número de Napier, constante de Néper, número neperiano, constante matemática e número exponencial, etc. A primeira referência à constante foi publicada em 1618 na tabela de um apêndice de um trabalho sobre logaritmos de John Napier. No entanto, este não contém a constante propriamente dita, mas apenas uma simples lista de logaritmos naturais calculados a partir desta. A primeira indicação da constante foi descoberta por Jakob Bernoulli, quando tentava encontrar um valor para a seguinte expressão (muito comum no cálculo de juros compostos):
2006-12-03 09:10:06
·
answer #3
·
answered by Val 5
·
0⤊
0⤋
tente procurar no google qual matematico inventou isso e em qual circunstancia, se foi por necessidade ou naum..
2006-12-03 08:34:35
·
answer #4
·
answered by Bruno (YR) 3
·
0⤊
0⤋
Equação tem a ver com equinos, e esse troço de exponencial é coisa de loucos.
Então vai ver que surgiu numa clínica de hipoterapia....
2006-12-03 08:23:28
·
answer #5
·
answered by fox18cm 6
·
0⤊
0⤋
surgiu a muito tempo atras, quando o homem sentiu a necessidade de efetuar estes calculos matematicos.
2006-12-03 08:23:08
·
answer #6
·
answered by aganiuipuque 3
·
0⤊
0⤋