Caro amigo Dias!!
É bom saber que o assunto chama a atenção de várias pessoas que frequentam esse forum, podemos chamar assim. Primeiramente o desenvolvimento do semi-árido brasileiro não é de fácil solução. Existem vários projetos em andamento, outros que não chegaram a concluir por falta de vontade política e outros que simplesmente as verbas desapareceram. Deduções à parte, podemos concluir que o nordeste brasileiro é viável sim, água existe em abundância, só que ela está escondida nos aquíferos e não interessa a alguns que ela aflore à superfície do solo. Não interessa aos donos do capital no sudeste que cesse a migração de mão de obra barata do nordeste para o centro sul, isto porque se o nordestino tiver água, um pedaço de terra para cultivar e infraestrutura necessárias para sobreviver, ele não deixará sua terra natal para vir morar nos guetos das grandes cidades do sudeste do Brasil e realimentar a perversa indústria da seca. A grande solução do nordeste é o governo federal assumir de uma vez por todas o problema: contrução de agrovilas, pesquisa hidrológica séria onde se fará um levantamento criterioso dos lugares onde existam água potável para a construção dessas agrovilas, investimento em larga escala na educação (em amplo sentido) e saúde do nordestino. O retorno será em médio prazo. Quando então veremos o nosso nordeste se assemelhar aos lugares descritos acima produzindo os frutos tropicais tão apreciados na Europa e EEUU e a consequente fixação do homem à terra. Acho que, opinião minha, não devemos nos espelhar nos modos de produção dos países acima relacionados. Temos nossas peculiaridades e devemos ter nossa própria tecnologia de irrigação. Devemos sim, adaptá-las às nossas realidades. Quanto à transposição das água do São Francisco o projeto é mais velho que o rascunho da Bíblia, nunca foi colocado em prática e acho que devemos antes revitalizar o rio para depois então estudarmos a possibilidade de viabilizá-lo. Vai ser muito trabalhoso pois os interesses econômicos às margens do rio estão acima dos interesses coletivos e haverá grande resistência daqueles que vivem da exploraçãoeconômica de suas margens.
2006-12-08 22:24:17
·
answer #1
·
answered by maclecy 4
·
0⤊
0⤋
Porque o Nordeste a que você se refere está localizado num país cujo nome é BRASIL.
2006-12-07 03:28:45
·
answer #2
·
answered by jganascimento 3
·
0⤊
0⤋
Por q produzir quer acabar com a mina de dinheiro dos politicos?Se aquilo produzir o brasil vai pra frente mas o presidente NÃO. sacou???
2006-12-03 09:21:37
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
porque eles não tem força pra reagir,talvez prefiram viver da ajuda do governo(qdo ela vem).Quem procura acha,mesmo agua.
2006-12-03 08:45:28
·
answer #4
·
answered by brasileira fiel 5
·
0⤊
0⤋
Porque sempre foi interessante pra os coronéis nordestinos manterem akla região na pobreza, pois é onde tinham seu curral eleitoral.
Mas agora, com Lula tudo vai mudar.
Já ta mudando.
2006-12-03 08:26:45
·
answer #5
·
answered by NONAME 1
·
0⤊
0⤋
O dia que acabar a miséria no Nordeste os políticos não terão mais o que prometer e acabaria o assistencialismo que rende montões de votos.
Quanto a transposição do São Francisco é inviável. Hoje, sem desviar águas êle já está quase morto, assoriado e poluído.
Se os políticos não fossem tão corruptos o Brasil seria muito melhor, o primeiro país do mundo, em muito pouco tempo.
Outros países plantam no deserto, o que é realmente muito complicado. O nordeste, diferentemente, tem terras férteis.
2006-12-03 08:15:10
·
answer #6
·
answered by Terapeuta 6
·
0⤊
0⤋
AH APENAS UMA UNICA RESPOSTA CABÍVEL PARA SUA RESPOSTA.
O UNICO PROBLEMA DO BRASIL, ALEM DA IGNORANCIA DA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO, EH O PODER QUE AS PESSOAS DE BEM DAUM PARA OS POLITICOS CORRUPTOS QUE CONHECEMOS MTO BEM, MAS NADA FAZEMOS PARA MUDAR A SITUAÇÃO POLITICA DA NAÇÃO.
OS CARAS-PINTADAS MORRERAM? ANALFABETO PODE GOVERNAR A 12º POTENCIA MUNDIAL?
TUDO ISSO MUDARIA SE A POPULACAO ACORDASSE.
MAS... O PROBLEMA DA SECA DO NORDESTE (ALEM DO PROBLEMA DE QUE ELE ESTAH FICANDO FANTASMA, TODOS ESTAUM FUGINSO PARA O SUL) PODE SER COMPARADO À QUESTAUM DAS FAVELAS NA GRANEDES METROPOLES:
"SAUM PROMESSAS ELEITORAIS", NEGUINHO PREOMETE QUE VAI ACABAR COM A POBREZA, MAS QDO VE O TAMANHO DA TETA DO NAÇÃO, COMEÇA A CHUPAH E NAUM PARA MAIS.
ENTENDESTE?______
AH MTOS EXEMPLOS ISRAELENSES PARA SEREM SEGUIDOS, COMO REFLORESTAMENTO DA KKL, OU O SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO(CUJO NOME DA EMPRESA RESPONSAVEL ME FUGIU AGORA)
2006-12-03 07:40:35
·
answer #7
·
answered by Y.09? 2
·
0⤊
0⤋
Pq não há interesse político, para que isso seja feito.
2006-12-03 07:13:29
·
answer #8
·
answered by carioca 4
·
0⤊
0⤋
Falta de vontade política explica quase tudo.
Deve-se lembrar que a maioria dessas tecnologias de irrigação e cultivo em regiões semi-desérticas são proprietárias, ou seja: ou a gente compra o direito de uso, ou desenvolve a nossa, coisa que não é tão difícil assim quanto parece.
Agora, quanto à transposição do São Francisco, a primeira coisa a fazer é um belo de um estudo ambiental e econômico.
*A transposição não vai fazer o rio secar em algum ponto que naturalmente tinha água?
*O clima não vai endoidar na região, podendo gerar seca em outro lugar?
*A água é para a população e agricultores familiares ou pra latifundiários? Sim, porque no segundo caso, a pobreza continua.
*Quanto o projeto custa? É viável?
2006-12-03 07:08:47
·
answer #9
·
answered by Eremita 6
·
0⤊
0⤋
porque não existe vontade politica p/ desenvolver qualquer tipo de trabalho digno ao povo nordestino.
2006-12-03 06:53:55
·
answer #10
·
answered by Roberto C s 4
·
0⤊
0⤋