English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

sobre a obra Teoria geral do emprego, do juro e da moeda,de J.M.Keynes.

2006-12-03 03:27:21 · 3 respostas · perguntado por máquina 1 em Ciências Sociais Economia

3 respostas

Estávamos em plena grande recessão de 1929. Nos EUA na célebre terça feira negra, milhões de ações caíram provocando um crash, milhares de empresas faliram e o desemprego atingiu milhões de trabalhadores.
Keynes defendia então a teoria do pleno emprego, em que o Estado aumentando os meios de pagamento necessários, promoveria uma política expansionista do obras públicas, dinamizando a economia, dando emprego de forma a restabelecer, a curto prazo, o equilíbrio da economia americana.
Esta política foi depois seguida, em grande parte, na reconstrução da Europa destruída pela II Guerra Mundial com a aplicação do Plano Marshall.
Verificou-se, posteriormente, que esta política de dinamização do setor público, só teria resultados se houvesse capacidade produtiva interna que aproveitasse o incentivo do Estado. De contrário, se a dinamização da economia se traduzisse apenas no aumento dos produtos importados, seriam antes as economias dos outros países que iriam ser dinamizadas, e não a economia do Estado investidor que continuaria com a recessão e como o desemprego.

2006-12-03 10:00:31 · answer #1 · answered by R Campos 5 · 0 0

Recessão, crak de 29, como já disseram. A essencia da coisa é que a crise de 29 provava que o capitalismo nao se auto-regulava com a "mao invisivel do mercado", como muita gente acreditava, e que era necessária a intervencao do Estado para sair da crise de 29 e adiar as próximas crises. A teoria liberal, ou clássica, da auto-regulação de tudo pelo mercado de livre concorrência, representaria um caso ESPECÍFICO, o do pleno emprego, por isso Keynes escreve uma teoria GERAL

2006-12-04 00:10:38 · answer #2 · answered by çlkjhgfdsa 1 · 0 0

O legendário John M.Keynes,
Bem a conjuntura economica à época era de extrema depressão.
Aliás o Presidente Roosevelt tem uma frase celebre para o período.
- Se o seu vizinho perdeu o emprego, é recessão.
- Se você perde o emprego é depressão.

Sua teoria, propiciou a quebra de paradigmas, em relação á emissão de moeda, principalmente com o intuito de eliminar o alto indice de desemprego no EUA, ou seja, se emitiu dólares, para pagar as obras que empregariam todos os desempregados do país, e o resultado nós conhecemos.

Faz algum tempo que não leio sobre Keynes, pois estou desenvolvendo estudos sobre a influencia da Religião na economia. Porém em síntese a Teoria Geral do emprego, juro e moeda de Keynes, foi de extrema importância para os EUA.

2006-12-03 15:03:39 · answer #3 · answered by Silvio R 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers