English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Universidades federais propõem o fim do vestibular

Representantes de 57 Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (Ifes) e do Ministério da Educação (MEC) chegaram hoje às primeiras definições relacionadas ao projeto Universidade Nova, discutido em um seminário em Salvador. O projeto propõe alterações no ingresso dos estudantes nas universidades federais e na estrutura curricular dos cursos superiores. Uma das propostas é o fim do vestibular.

De acordo com o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Almeida Filho, um dos idealizadores do Universidade Nova, já é consenso, por exemplo, que os Bacharelados Interdisciplinares (BIs) - cursos de três anos em áreas como saúde, artes e humanidades - que os estudantes teriam de freqüentar antes de começar um curso superior de formação específica - como Direito, Medicina e Engenharia - passariam a ser aplicados a todos os estudantes de ensino superior.

FONTE: Agência Estado

2006-12-03 03:16:32 · 12 respostas · perguntado por Sarayahoo 1 em Educação e Referência Nível Superior

12 respostas

Se ñ houver vestibular ñ dá para ter uma classificação de pessoas, isso vai desestimular a competitividade, o legal é você passar no vestiobular e ver que é melhor que os outros que ñ passaram.

2006-12-03 03:24:18 · answer #1 · answered by andre w 3 · 1 1

Acho isso um avanço de nosso sistema de educação, pois em outros paíeses isso já existe a bastante tempo. Como no Brasil educação é um previlegio e não um direito, isso demostra que nossa país ainda quer realmente melhorar sua educação.

2006-12-03 13:39:56 · answer #2 · answered by Roberto Martins 1 · 1 0

Concordo plenamente. Em muitos aspectos, vestibular hoje em dia se tornou um fábrica de mentiras com seus cursos, cursinhos e aplicações de tendências de vestibulares anteriores acabam produzindo resultados insatisfatórios e até mesmo injustos.
Já é padrão nos países do primeiro mundo que o acesso às universidades seja feita por históricos escolares dos respectivos alunos, independente do poder aquisitivo, raça, religião ou o que quer que seja. Não é e nem jamais deve ser um processo democrático, de sorte, investimentos, etc., mas um processo de recompensa inteligência linear...

2006-12-03 11:33:36 · answer #3 · answered by Arqueiro 6 · 1 0

seria o maximo!!!

2006-12-03 11:30:14 · answer #4 · answered by Glauber 3 · 1 0

O problema é o seguinte: como ficam os estudantes que, passados 5 ou 6 anos, ainda nao ingressaram nas Universidades Publicas, e querem fazer um curso superior? Vao ter de fazer o ENEM de novo, e frequentar estes BI's ? E se nao forem selecionados pelos BI's, como ficam? Vao ter de fazer tudo de novo?

Na minha epoca, por exemplo, nao havia ENEM. E agora? E se eu quisesse fazer um curso superior agora, como ficaria?

Acho que o vestibular tem de ser mantido para casos especiais. E como vai ser o criterio de selecao nestes BI's, para os cursos especificos?

Vestibular é simples, de ano em ano tem um. Agora, quem tiver de entrar no mercado de trabalho rapido, nem vai conseguir.

Essa mudanca so vai beneficiar quem tem mais dinheiro, ja que podem se dar ao luxo de passar ainda mais tres estudando...

Sei la, enquanto estas perguntas nao forem respondidas, prefiro o vestibular.

2006-12-03 11:33:27 · answer #5 · answered by Chatoso II 3 · 0 0

É o melhor a ser feito, o problema é encaixar e conseguir colocar todas as pessoas que quiserem entrar nas universidades.
Para isto acho que se devem construir muitas outras universidades e ampliar o pro-uni para que isto um dia possa de fato acontecer!!

2006-12-03 11:30:47 · answer #6 · answered by nicevandro 5 · 0 0

Essa proposta é antiga, mas acaba não sendo colocada em prática porque não se chega a um acordo sobre a melhor forma de peneirar alunos para entrar na universidade.
O ideal seria vagas para todos os alunos que desejassem estudar, esse é um sonho dourado.
Os políticos e pesquisadores ficam falando que só uma porcentagem mínima de estudantes chegam a universidade, mas nunca falam que uma porcentagem enorme é barrada na entrada.
Vamos ver se sai dessa reunião alguma coisa boa para os alunos. Sinceramente eu duvido

2006-12-03 11:30:14 · answer #7 · answered by Harmony 7 · 0 0

Se houvesse vagas para todo mundo até que poderia se pensar nessa possibilidade, mas diante do atual contexto educacional do país isto não tem o menor cabimento... o ideal seria pensar primeiro em melhorar um ensino básico de qualidade e oferecer vagas para todos os egressos do ensino médio no ensino superior.

2006-12-03 11:21:37 · answer #8 · answered by lonely 3 · 1 1

É bacana proporem este posicionamento, mas, não aqui no Brasil, pois, não possuímos um sistema educacional de qualidade para que tenha extinção do vestibular.
Nem temos ampla quantidade de universidades para que TODOS os alunos estejam numa universidade... TANTO é que conseguiram inserir muitos alunos sem condições financeiras, posicionamento da escolha de uma profissão futura, para adentrarem em instituições renomadas e particulares, sobrecarregando o ensino e o aprendizado de quem quer e tem vontade em aprender...

O vestibular é o processo mais discriminatório e de exclusão possível. Já que você estudou mais de doze anos para conseguir ingressar numa universidade e depois, em pelo menos três horas você será avaliado por uma redação com um tema babaca, descobrir o cateto ao quadrado da hipotenusa, quanto cabe de água num retângulo de vidro de 25x12...E você vai prestar vestibular para trabalhar com BIOLOGIA e não com ENGENHARIA.. é deprimente!

O vestibular é adotado no Brasil e em outros países porque é a melhor forma de "escolher" os seus futuros alunos...Porque não tem a "capacidade" física e operacional em atender a demanda da entrada dos alunos numa universidade...

2006-12-03 17:18:01 · answer #9 · answered by kranicola 3 · 0 1

Quando se investe dinheiro público na educação, é para ensinar , não para cabide de empregos. Não adianta construir edifícios fantásticos, não é isso que importa. Acabar com o vestibular é o reconhecimento cabal de que o Brasil FALHOU FEIO, e continua... em relação aos estudantes. Se todos estivessem aptos aos vestibulares, concluo que seria um método natural de classificação, mas... fica mais fácil o MEC optar por outros métodos , que meu raciocínio não comporta!
Pergunto, agora, como é que fica os chamados "Concursos Públicos", deveriam ser igualmente extintos? Isso se torna cada vez mais estranho!!!

2006-12-03 13:14:05 · answer #10 · answered by Rads 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers