03/12/2006 - 10h37
Com show de bola, Brasil conquista o bi no Mundial de vôlei
Lello Lopes e Evandro César Lopes
Enviados especiais do UOL
Em Tóquio (Japão)
Com uma exibição histórica, o Brasil ratificou a condição de maior potência da atualidade no vôlei masculino. Neste domingo, a equipe conquistou o bicampeonato mundial ao arrasar a Polônia na final por 3 sets a 0, com parciais de 25-12, 25-22 e 25-17, em apenas uma hora e 16 minutos, em Tóquio.
IMAGENS DO TÍTULO BRASILEIRO
O Brasil foi superior à Polônia na decisão em todos os fundamentos: na defesa...
... no ataque, com diversidade e eficiência nas bolas de meio de André Heller...
... no bloqueio, até com Ricardinho...
... e nas típicas comemorações vibrantes
FOTOS DO TÍTULO BRASILEIRO
GIBA É ELEITO O MELHOR DO MUNDIAL
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O TÍTULO
QUEM FOI O MELHOR DO BRASIL?
O resultado torna o Brasil o terceiro país a ganhar na seqüência três títulos dos dois mais importantes torneios do vôlei: a Olimpíada e o Mundial.
Apenas a União Soviética, nos Mundiais de 1978 e 1982 e na Olimpíada de 1980, e os Estados Unidos, nos Jogos Olímpicos de 1984 e 1988 e no Mundial de 1986, conseguiram tal feito.
Entretanto, norte-americanos e soviéticos tiveram o trabalho facilitado pelos boicotes que os dois países fizeram nas Olimpíadas realizadas em campos rivais (os Estados Unidos não foram aos Jogos de Moscou-80, e os soviéticos deram o troco em Los Angeles-84).
E a partida contra a Polônia neste domingo mostrou porque a seleção tem dominado o cenário internacional nos últimos anos. O time defendeu bem o forte saque adversário, variou bastante as jogadas e atacou com qualidade. Resumindo, não deu chances para os poloneses.
Time pouco acostumado a decisões, a Polônia sentiu a pressão da final. Já o Brasil, que nos últimos cinco anos -desde que Bernardinho assumiu- ganhou 15 títulos em 19 campeonatos, sentiu-se em casa, ainda mais com o apoio maciço da torcida, que lotou o ginásio Yoyogi National Stadium, em Tóquio.
"Entramos no aquecimento muito preparados, sabendo o que queríamos no campeonato. E realmente o jogo foi maravilhoso, mostrou a força do Brasil", disse o capitão Ricardinho após a partida.
O Brasil começou o jogo com todos os seus titulares: os pontas Dante e Giba, os centrais Gustavo e André Heller, o oposto André Nascimento, o levantador Ricardinho e o líbero Escadinha. E eles não demoraram nem um pouco para mostrar qual é o melhor time do mundo.
De forma arrasadora, o Brasil logo abriu 10-2 de vantagem, com um ataque de ponta de Giba. Depois, em uma bola de meio de André Heller, a seleção fez 13-5 e obrigou o técnico da Polônia, o argentino Raúl Lozada, a gastar o seu segundo tempo no jogo.
A parada não serviu para a Polônia reagir. E o Brasil, abrindo vantagem, forçou muitos erros do adversário. E foi em uma dessas falhas que a seleção fechou o set, por 25-12, em um saque que ficou na rede.
Na segunda parcial, com um novo líbero (Michal Bakiewicz entrou no lugar do machucado Piotr Gacek), a Polônia enfim conseguiu jogar, equilibrando a decisão.
TÍTULOS
A conquista deste domingo é a 15ª do Brasil desde que Bernardinho assumiu a seleção como treinador, há cinco anos. Neste período, o time subiu ao pódio em todas as competições das quais disputou.
LEIA MAIS
JOGADORES CELEBRAM GRUPO
4 CAMPEÕES PELA 1ª VEZ
FESTA SERÁ LONGE DO BRASIL
O set começou com um lance curioso. Logo no terceiro ponto, após realizar um bloqueio, Giba perdeu a lente de contato. Uma nova lente foi providenciada pela comissão técnica brasileira.
Em quadra, a seleção passou quase o set inteiro atrás da Polônia. O saque dos europeus entrou um pouco mais forte, propiciando os primeiros pontos dos rivais no bloqueio.
Uma invasão de ataque de André Nascimento fez com que a Polônia chegasse a um perigoso placar de 20-18. Mas o Brasil usou sua experiência para se recuperar na parcial e chegar ao empate em 20-20 com um bloqueio de André Heller.
Melhor psicologicamente, o time contou com dois pontos de André Nascimento para chegar ao set point. E fechou a parcial com Dante explorando o bloqueio, após um levantamento em uma defesa de Ricardinho.
No terceiro set, mais cansadas, as duas equipes passaram a errar bastante. E se revezaram na liderança do marcador até o primeiro tempo técnico.
Depois, assim como aconteceu no começo do jogo, só deu Brasil. Um ataque de meio de André Heller levou a diferença para quatro pontos (11-7). No tempo técnico, a vantagem já tinha subido para seis pontos (16-10).
A seleção continuou mandando em quadra, e finalmente fechou a partida em 25-17, com André Heller.
"Não é mais um, é o titulo mundial. Tivemos que superar muitos problemas, como a falta de treinamento adequado. O time está de parabéns por fechar esse jogo do jeito que foi, por ter feito uma grande partida do começo ao fim", comemorou o meio-de-rede Gustavo.
2006-12-03 04:01:26
·
answer #1
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
OH! Yes !!!!!!!!!
2006-12-04 03:59:54
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Todos foram ótimos .O jogo não foi ganho por mérito de um só jogador.
2006-12-03 05:08:08
·
answer #3
·
answered by zarahni 6
·
0⤊
0⤋
Dante.
O Cara joga e jogou muito. Só não apareceu mais no jogo pq o Ricardinho não o aproveitou quando ele estava na rede!
Mas mesmo assim o cara dewu show ...
E o Giba ... não presciso nem comentar né?!??!?!?
O Ricardinho tbm deu show...
Todos jogaram muito bem, mas o Dante superou todas as espectativas!!!
hehehhe
2006-12-03 04:47:58
·
answer #4
·
answered by Mari Marcon 1
·
0⤊
0⤋
Com certeza eles venceram, com a belíssima vitória de 3 sts a 0, o Brasil venceu a Polônia nessa manhã de domingo!!O melhor jogador sem dúvida foi o Giba!!
2006-12-03 04:24:46
·
answer #5
·
answered by tai 1
·
0⤊
0⤋
JÁ É!!!!!!
2006-12-03 04:04:51
·
answer #6
·
answered by Tais M 1
·
0⤊
0⤋
Isso q dá orgulho!!!!!
Ainda falam q somos o país do futebol... Eita povinho alienado rs
Deveríamos era valorizar mais nosso volei
O melhor foi Bernardinho, apesar de ser técnico e não jogador.
Mas creio q se não fosse ele, seu estilo e garra, teríamos sido vice ou nem teríamos chegado à final.
É o melhor técnico de todos os tempos!!
Kisses
2006-12-03 00:09:20
·
answer #7
·
answered by Math Girl 7
·
0⤊
0⤋
Com um time destes fica difícil definir um melhor jogador então eu digo que os melhores foram; Ricardinho, André Nascimento, Giba, Dante, André Heller e Gustavo. Líbero: Serginho e o bravo lutador Técnico: Bernardinho.
Parabéns Seleção, parabéns Brasil...
O Brasil não é só corrupção possui seu lado bom e bonito, sejas ele humanitário, educação, tecnologia, empresas, mas o que mais nos alegra ainda é os esportes, serve para aumentar a auto estima e nos enche de orgulho...
Obrigado jogadores por mais este título.
2006-12-03 00:01:25
·
answer #8
·
answered by Marcelo War 4
·
0⤊
0⤋
O início do jogo, coincidiu com o ínício da reunião na igreja em que frequento. não pude assistir, mas feliz fiquei em saber da vitória do Brasil.
2006-12-02 23:58:03
·
answer #9
·
answered by Papori_Ctba 7
·
0⤊
0⤋
GIBA...
E VC QUEM ACHOU QUE FOI O MELHOR?
2006-12-02 23:48:45
·
answer #10
·
answered by Pam Cris 1
·
0⤊
0⤋