As divisões, é óbvio, foram muitas, mas não cabe aqui relatar.
Com relação à educação, o fenômeno que m ais me marcou foi a ideologia ligada à educação. Os blocos eram citados por ambos os lados como errados e o império do mal. Um falava mal do outro, e tentavam impor sua ideologia. Os livros e quadrinhos do Walt Disney eram impregnados de propaganda subliminar contra o bloco socialista e reforçava toda a ideologia do capitalismo, mesmo para crianças que estavam aprendendo a entender o Mundo, por exemplo.
Com relação ao bloco socialista, a educação fui muito mais eficiente, do ponto de visto puramente técnico. . Todas as crianças tinham escola, tinham livros, professores, e neste aspecto foi muito melhor. A educação era gratuita e para todos, sem excessão.
Do lado ocidental, temos que ver de que parte do Mundo estamos falando. O primeiro Mundo, é claro, continuou com educação de primeiro mundo mesmo. Já a escola do terceiro mundo, foi muito vilipediada. Sacaneada mesmo. Com menos dinheiro, os países pobres não puderma dar educação para todo o povo. Só cursou Universidade , mesmo a pública, o pessoal branco e mais rico. O povão ficou à deriva.
As escolas e faculdades se limitaram a reproduzir textos sem significado ou conotação com a realidade mais imediata do país.
Um engenheiro não treinaria suas habilidades para desenvolver pura tecnologia nacional Era treinado para catar o que foi produzido no exterior e tentar adaptar ao povo consumidor daqui. Era melhor para as elites americanas mandar para cá tranqueiras e adaptar ou absorver refugo velho de sua indústria, geladeira, fogão, que estava encalhado lá, do que tentar desenvolver um eletrodoméstico nacional aqui sem ter que pagar royaltes para eles. A engenharia nesta época, (cursei neste período) era um lixo, sem auto crpitica e ligada aos interesses do povo de lá do outro país.
A indústria brasileira foi toda detonada. É por isso que não temos mais fábricas de televisores, automóveis, eletrodomesticos nacionais. Foram todos derrubados. Professores da USP foram presos e perseguidos por delatarem essas práticas.
Agora, que os estrangeiros são os donos do principal do país, agora podem deixar a "liberdade de imprensa" à vontade.
Hoje podemos protestar quanto quisermos . O grosso de nossa econiomia está nas mãos deles, e nosso protesto possui pouquíssima força. Mas nossa educação, hoje, é uma porcaria, graças aos reflexos desse período.
2006-12-04 09:00:31
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
0⤋
eu não vejo isto de forma tão "reacionária". Enquanto que o bloco capitalista formou cidadãos para competirem pelo lucro e lutarem com base na ganância, o bloco socialista formou cidadãos mecanizados, que seguiam instruções (assim como descrito em manuais). Os dois sistemas tinham as suas vantagens e desvantagens:enquanto que em um tudo era mais controlado (socialismo), em outro a liberdade era ilusória (capitalismo). Enfim, ambos os lados tinham coisas boas e ruins, sempre vai depender de quem está tentando vender o peixe para você.
2006-12-07 00:17:07
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋