maior favela do mundo é a Favela de Petare, em Caracas, na Venezuela. ...
Você achava que sabia tudo sobre favela por sua experiência no Rio,
mas quando chegou na Favela Petare, em Caracas, descobriu novos problemas. Quais?
O que me assustou de verdade na Petare foi o seu tamanho. Nunca imaginei que existisse uma favela tão grande. Quando falaram em 1 milhão de pessoas, primeiro eu achei que fosse um erro de digitação, que era 100 mil e tinham colocado um zero a mais. Para mim esse número era impensável. Quando falamos em complexos aqui no Rio pensamos em 150, 200 mil pessoas no máximo. Isso é uma favela grande. Agora 1 milhão de pessoas! Era um número que não entrava na minha cabeça. E nesse magma de extrema complexidade, tem favela, loteamento irregular, casas residenciais, conjuntos habitacionais. Quando sobrevoei a favela pela primeira vez pensei que a única maneira de conseguir algum resultado seria fazendo uma estratégia de guerra. Mas, por favor, nada a ver com militarismo. Pensei num comando geral e várias frentes de ataque atuando ao mesmo tempo com programas de geração de renda, espaços comunitários, vilas olímpicas. Uma maquinária poderosa de ações sociais lideradas por um comando centralizado forte. E uma outra equipe só para esgoto, drenagem, iluminação, contenção. Isso foi em 1997.
O projeto foi adiante?
Infelizmente não. O Chavez (Hugo Chavez, presidente) entrou logo em seguida e a classe média venezuelana, muito reacionária, inviabilizou o projeto. Mas o pior é que a Petare não é a única favela de Caracas. E todas são enormes. Não é à toa que 60% dos moradores da cidade são de áreas informais. Aliás, todos os projetos similares ao Favela- Bairro que seriam feitos na América do Sul estão parados. Acho que Argentina e Chile são os países que estão mais próximos de realizar seus próprios Favela-Bairro. O Brasil só conseguiu tirar o projeto do papel em 1994 porque tinha uma boa infra-estrutura técnica e experiências anteriores importantes. É necessário também que exista uma vontade política forte. Além disso, organizações estruturadas, associações de moradores e todo um cenário favorável. A articulação do estado é muito importante. Até agora o que existe na América do Sul são ações isoladas como era no Rio pré Favela-Bairro. O poder público entra parcialmente fazendo pequenas intervenções que funcionam como curativos. E casinhas! Os velhos conjuntos habitacionais, mais ou menos como uma Cidade de Deus dos anos 60. Estão ainda longe de fazer um projeto urbanístico integrado como no Rio. E claro que existe também muito mutirão.
Como é a convivência entre as classes média e rica e os pobres na Venezuela?
Sem dúvida, tensa. Os moradores das partes ricas da cidade não andam na calçada que é lugar do medo. Eles saem de carro para o trabalho, do trabalho para o shopping e voltam para casa. A classe média e os pobres se olham com muita desconfiança. Na Cidade do México, o Pueblo de Santa Fé fica bem ao lado do distrito de Santa Fé, uma espécie de Barra da Tijuca mexicana, só que muito mais forte e rica. O contraste é violentíssimo. Há uma barreira muito clara entre excluídos e incluídos. Existe até uma vontade disfarçada de cercar essas áreas. É como se estivessem esperando qualquer problema para justificar uma medida assim. Aqui no Rio o laço entre pobres e ricos é muito mais estabelecido e aceito.
Como é o cotidiano na Petare?
O principal problema é a falta de uma política de geração de trabalho e renda. A situação dos moradores é extremamente difícil, eles conseguem o sustento para aquele dia e no dia seguinte é uma nova batalha. Não há trabalho para todo mundo. Existe muita informalidade. E as pessoas só conseguem sobreviver por causa da solidariedade entre os vizinhos. É uma economia de sobrevivência. Muito biscate, trabalho para um dia. Essa capacidade de viver em comum os problemas e de alguma forma encontrar soluções para resolvê-los é muito parecido com o que acontece no Brasil.
Eles têm associações de moradores como aqui?
Quais as principais semelhanças e diferenças entre as favelas do Rio com as de outros países da América do Sul?
Os problemas que eles têm lá são os mesmos que temos aqui, inclusive violência e narcotráfico. Falta espaço, serviço, infra-estrutura. Em Caracas, eles têm ainda a questão dos imigrantes que é muito forte. As favelas estão cheias de refugiados, principalmente colombianos, bolivianos e peruanos.
As associações de moradores locais existem, mas não são tão organizadas como no Rio. E isso com certeza atrapalha muito. Algumas vezes conhecemos as favelas somente de helicóptero fazendo fotos aéreas. Esse problema às vezes acontece no Rio também. Mas não inviabiliza.
depois me parece que vem
Haiti
Rocinha
Heliópolis
Ciade de Deus
2006-12-02 20:49:40
·
answer #1
·
answered by kdvced 3
·
0⤊
0⤋
Claro que favelas aumentam sempre!
Existem pq faz bem ao sistema.
Os pobres só sabem ter filhos pra votar em demagogos.
argh!
2006-12-03 05:08:57
·
answer #2
·
answered by Juninha. 7
·
1⤊
0⤋
Eu conheço, pessoalmente, inclusive. Petare. Quer dizer, conheci no começo dos anos 80, quando já era grande mas não o horror que é hoje em dia, porque na época, a economia venezuelana ainda era estável, (mas estava começando a "degringolar"). . Esta favela aumentou ainda mais nos anos "Chávez", vai entender por quê...Este é mais um que quer resolver os problemas do "mundo", mas não consegue arrumar a própria casa...
2006-12-03 05:01:42
·
answer #3
·
answered by yleus 3
·
1⤊
0⤋
E verdade o "bairro" de caracas pode ate ser maior, mas as condicoes das moradias da favela venezuelana sao melhores que as das nossas (apesar de bastante pobres).
Favelas sao comum em todos paises pobres, se considerarmos favela moradias precarias sem agua ou esgoto lugar nenhum bate lagos na Nigeria..
2006-12-03 04:57:24
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
CARACAS!
2006-12-03 04:25:58
·
answer #5
·
answered by Joe M 5
·
1⤊
0⤋
Obra dos governos anteriores, magnificamente incrementada pelo Governo atual do "mui ermano" Chaves..
2006-12-03 09:35:42
·
answer #6
·
answered by EBAS 6
·
0⤊
0⤋
caracas, eu nao sabia q existia favela maior do q a da rocinha no rio
2006-12-03 06:07:57
·
answer #7
·
answered by Paulinho 3
·
0⤊
0⤋
Em Caracas, é essa a concepção de "BAIRRO SOCIAL" !
..
2006-12-03 05:37:24
·
answer #8
·
answered by George Walker Busch 3
·
0⤊
0⤋
Não sabia.
2006-12-03 04:38:49
·
answer #9
·
answered by Betty 6
·
0⤊
0⤋
Sim, sabia. Isso foi matéria de reportagem.
2006-12-03 04:31:57
·
answer #10
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋