Toda escolha é o fim das outras possibilidades ? A visão de um espaço amostral é um pouco diferente, pois conhecemos todos os seus casos possíveis, mas na vida não é sempre assim, por exemplos, desconhecemos os eventos impossíveis ( por exemplo esperar honestidade de certas pessoas, idem caráter) e todos os eventos possíveis.
Saber os casos possíveis do lancamento de 3 dados é trivial, mas eventos de um experimento que não conhecemos como novas doenças que surgem derrepente como o "ebola" por exemplo ou alguma doença silvestre desconhecida, precisa de tempo.
Outra vertente da pergunta seria por exemplo, quando selecionamos um "técnico em alguma coisa" em detrimento de outros, é o fim da possibilidade de criação intelectual de certa pessoa para minha empresa. Quando escolhemos "alguém para casar" é o fim das possibilidades com outra pessoa que provavelmente vai seguir outro caminho com outra pessoa. Nunca saberemos se um homem é um bom marido ( ou companhia) , idem uma mulher.
2006-12-02
14:55:57
·
3 respostas
·
perguntado por
vitor m
6
em
Ciências e Matemática
➔ Matemática
Hummm....Profundo isso, não sei se saberei como começar...
Não acredito que seja assim tão radical...Claro que na vida temos que eleger prioridades...As prioridades serão sempre fruto dos teus objetivos...E claro associadas ao que naquele momento vem de encontro aos seus anseios, ou ainda necessidades...
Evidentemente tais escolhas e também as vontades, vão desde as comuns sob o ponto de vista social...casamento, necessidade de uma casa própria, fazer um investimento, etc...Como também as mais intimas, de cunho estritamente pessoal sob o ponto de vista particular, sem influenciar ou interagir com meio que vivemos...Evidentemente o equilibrio de cada pessoa, e uma boa dose de intuição tambem, influenciarão nas escolhas certas...O homem quando consciente e com suficiente conhecimento da vida...arrojado e conhecedor da sua dinamica no mundo; pode e deve buscar maneiras de se adequar à sua realidade atual ou as que as
circunstancias o levaram a repensar no seu modo de vida.
O problema é que os entraves de ordem social, religiosa ou até mesmo do campo juridico levam ao homem a limitações que contrariam suas vontades...Mas a felicidade reside ai? Estará a felicidade com alguém nestas condições...dificilmente...
Portanto acredito que tudo isso é muito relativo...quanto mais prático for o homem, desprovido de preconceitos e menos ligados nas amarras dos padrões religiosos ou sociais, mais ágil ele será em mudar uma escolha...Deixar de vestir uma roupa que nao lhe serve mais...Ter consciencia que não será o Padre, ou o Pastor ou seja lá que for que irá responder por sua evolução para com Deus...E também não será a sociedade que o fará mais feliz, que lhe trará a satisfação de ter sido corajoso o suficiente para tomar atitudes que mudem sua vida..Pelo contrário; todos estarao prontos para criticar, ditar normas, te padronizar e te julgar e sempre condenando por algo...Poucos ou quase ninguem buscará entender teu amago, suas aflições e desencantos...Portanto acho que a melhor escolha...ou pior escolha depende exclusivamente de você e sem duvida devem ser feitas ou desfeitas por você...Sem ser piegas...nem impávido, mas agindo naturalmente e com firmeza.
Cada um tem o seu momento...Em um momento escolhendo e em outros sendo escolhido...
As alterações de rumo ditadas pelo desconhecido...Pelas guinadas e peças que a vida lhe prega...Servem para testar suas habilidades...Quanto mais conhecimento voce tem, mais contundentes serão os teste que a vida lhe aplicará, é óbvio...
No lado profissional, se tens que colocar alguém no lugar de outro...Se for necessario...por que não? Será o fim de uma etapa e o começo de outra. Sem dúvida que estarás buscando com isso adequar algo...Mudar mesmo...Escolhendo aquele que melhor se enquadra à necessidade da empresa.
Cada um de nós temos a essencia do prodígio, o que falta é o estímulo adequado, a valorização devida, a começar pela nossa auto avaliação...Quase sempre deixamos de ser brilhantes porque temos medo...Ou porque insistimos em criar uma águia dentro de um galinheiro, fazendo-a pensar que é uma galinha...Muitos de nós fomos criados assim... Podados...Limitados por pais castradores...etc...Temos que virar a pagina do tempo...Enterrar os dissabores e renascer com nova postura...Não permitindo que os fantasmas do passado nos limite o presente e nossa capacidade de criar...
Temos é que buscar a esperteza de viver sem estar enquadrado em padrões rigidos e descabidos...Buscar nossa essência e ser feliz...
Grd abraço...Espero que tenha ao menos passado perto do que esperava como resposta...Ah!..E boas escolhas...se arrepender...mude. Se é algo que nao tem remedio...remediado está; existe uma palavra dolorida de viver...Chamada resignação...Eleja-a, se não lhe restar alternativa...Assim não perderás a dignidade e nem a consciencia irá lhe pesar...
2006-12-02 18:01:31
·
answer #1
·
answered by martins357 3
·
1⤊
1⤋
Questão pra lá de interessante, esta, Vitor!
Antes mesmo de responder, meus parabéns!
Ouso afirmar que a probabilidade é a única lei de fato Universal. Quando os números são grandes o bastante, a probabilidade se mostra, absoluta e imperativa.
A física ou mecânica quântica é baseada em probabilidades. E vale milhões: toda eletrônica moderna tem a mecânica quântica como base. Só o muito pequeno (o mundo sub-atômico) é numeroso o bastante para que a probabilidade se torne a verdade, por mais absurdas e ilógicas que sejam as premissas. O muito grande (o mundo cotidiano, que vemos e tocamos) não é numeroso o bastante.
Por isso a teoria quântica é incompleta, pois não explica porque um fato macroscópico não é quântico, mesmo quando diretamente ligado a um fenômeno quântico. Para ilustrar a incompletitude da teoria quântica, Schrödinger idealizou o experimento chamado "Gato de Schrödinger", mostrando que a superporsição de estados de um núcleo que pode ou não decair (que é indubitavelmente um fenômeno quântico), se ligado à vida do gato atraves de um veneno, conduz a um absurdo: um gato simultaneamente vivo e morto !
Você certamente pelo menos ouviu falar sobre a "função de onda" : ela descreve um fenômeno quântico em termos das probabilidades de vários estados que coexistem.
Quando a função de onda é quebrada, ou seja, quando é feita uma observação, apenas um estado é encontrado. Os demais somem - e toda escolha seria o fim das outras possibilidades.
Bem, pelo menos para a maioria dos físicos. Existe, porém, a teoria dos Universos Múltiplos de Everett, onde, para cada função de onda quebrada, um universo inteiro (!) é criado para cada estado possível. Assim a escolha NÃO seria o fim das outras possibilidades, que sobreviveriam em universos paralelos.
A física quântica é, claro, um campo vastíssimo.
Recomendo VEEMENTEMENTE que leia o livro "Partículas de Deus" de Scott Adams (o mesmo autor de Dilbert). O livro não trata de religião nem tem humor, sexo ou violência, mas não deve ser lido por alguém com menos de 18 anos. A melhor idade pra ler é aos vinte e poucos anos, mas o importante é idade em termos de atitude, não a cronológica. Certamente irá querer comprar o livro - eu comprei. Mas não é fácil de achar!
2006-12-03 10:58:53
·
answer #2
·
answered by Alberto 7
·
1⤊
0⤋
Bom é tudo questão de respeito!! Se as pessoas respeitassem as crenças e as increnças de cada pessoa, não haveria tanta confusão, tantas criticas! A constituição é uma forma de impor e devolver esses respeito, más ninguém liga e grande parte da população não tem acesso a ela, nem tem a noção de que tem que guardar para si a sua opinião para com a religião alheia!! =)
2016-12-13 18:56:05
·
answer #3
·
answered by keira 4
·
0⤊
0⤋