English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Historicamente falando.

2006-12-02 11:34:13 · 9 respostas · perguntado por meiraclassico 1 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

9 respostas

Os cristãos substituíram a antiga festa romana dos solstícios de inverno pela do natal, de arraigada tradição familiar e associada à festa do Ano Novo. No ano 245 EC, o teólogo Origines repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Cristo “como se fosse um faraó”. De acordo com almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 EC. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 06 de janeiro o nascimento de Cristo quanto o seu batismo. No século IV as igrejas orientais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal, e o dia 06 de janeiro para Epifania (“manifestação”). No Ocidente, comemora-se nesse dia a visita dos Reis Magos.

Festa do natal foi instituída oficialmente pelo bispo romano Libério no ano 354 EC. Na realidade, a data de 25 de dezembro não se deve a um escrito aniversario cronológico, mas sim à substituição, com motivos cristãos, das antigas festas pagas. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como o sol de justiça (Malaquias 4:2) e a luz do mundo (João 8:12), e as primeiras celebrações da festa na colina vaticana – onde os pagãos tributavam homenagem às divindades do Oriente – expressam o sincretismo da festividade, de acordo com as medidas de assimilação religiosa adotadas por Constantino.
A razão provável da adoção do dia 25 de dezembro é que os primeiros cristãos desejavam que a data coincidisse com a festa pagã dos romanos dedicada “ao nascimento do sol inconquistado”, que comemorava o solstício do inverno. No mundo romano, a Saturnália, comemorada em 17 de dezembro, era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus iraniano Mitra, o Sol da Virtude.

No Ano Novo romano, comemorado em 1° de janeiro, havia o hábito de enfeitar as casas com folhagens e dar presentes às crianças a aos pobres. Acrescentaram-se a esses costumes os ritos natalinos germânicos e célticos*, quando as tribos teutônicas penetraram na Gália, na Grã-Bretanha e na Europa central. A acha de lenha, o bolo de Natal, as folhagens, o pinheiro, os presentes e as saudações comemoram diferentes aspectos dessa festividade. Os fogos e luzes são símbolos de ternura e vida longa. Os costumes dos pinheiros natalinos, a arvore de Natal, difundiu-se durante o século XIX. Mas desde o século XIII, são Francisco de Asis já iniciara os costumes, seguido nos paises latinos, representar o nascimento com figuras em torno dos presépios de Belém. Outras tradições natalinas são o Papai Noel (Pai Natal, em Portugal); as procissões, que representam a adoração dos Reis Magos; e a ceia de Natal. No Brasil, o Natal é a celebração cristã mais profundamente enraizada no sentimento nacional, com rico material poético e folclórico.

* o costume de recordar os mortos no fim de outubro ou no início de novembro. As histórias do rei Artur da Inglaterra ou famosos contos como Chapeuzinho Vermelho e Cinderela, também são legados deixados pelos celtas.

Fonte: Encliclopédia Barsa Planeta edição atualizada 2002© vol. 10 - pag. 262 -"Natal (Religião)"

2006-12-04 05:59:16 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

?????????????????????????? ooO (.....)....Ooo....Dei uma ...(.....(.....)... passada aqui .._).....).../.... pra te desejar ..........(_/...... Saúde!Paz e Felicidades Vou ficar devendo essa p vc amiga. Linda sua foto, adorei?. ???¸.•*´?ï?¨`*•.¸?ï?¸.... ¸.-´¸.-?´¨) ¸.-?¨)¸.•*´?ï?¨`*•.¸?ï?... (¸.-´ (¸.-` ??Beijinhos!??? ??????????????????????????

2016-12-18 06:30:58 · answer #2 · answered by ? 4 · 0 0

Mais outra manipulação da Igreja Romana e dos Governos Romanos.

2006-12-10 03:50:33 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Origens

O PAGANISMO

"As celebrações natalinas são bem mais antigas do que imaginamos: Remontam aos ritos da era pré-cristã. Os pagãos da era pré-cristã também comemoravam a renovação e rendiam graças à divindade, que segundo eles, representava o processo de transformação.
Antes do nascimento de Cristo, o mês de dezembro era regido por Saturno, cultuado pelos romanos como aquele que anuncia o sol invencível e comanda a renovação da vida. Naquele momento, o calendário das estações é que determinava a passagem do tempo e as datas das festas para vários povos. A espera pelo calor do sol e pela abundância era dramática para habitantes desta região do planeta, onde os invernos são rigorosos. A partir de 25 de dezembro os dias ficam cada vez mais longos e mais quentes até o solstício de verão.
Na Roma Antiga, o período compreendido entre os dias 17 a 24 de dezembro, era quando se comemorava uma das mais importantes festas do ano, as saturnais. Era proibido fazer guerra ou aplicar castigos. Havia comida e diversão em abundância, todas as crianças ganhavam presentes e não precisavam ir à escola. "

CRISTIANIZAÇÃO DA FESTA
"Por volta do ano 353 d.C o Imperador de Roma, Constantino, dá início a uma reestruturação social que tira os cristãos da clandestinidade e da ilegalidade.
A partir daí, é instituído o dia 25 de dezembro para comemoração do Natal, popularizado em toda Europa Cristã. Este dia foi estabelecido pelo Papa Júlio I com base em exaustivos estudos para determinar a data real do nascimento de Jesus o que é questionado até hoje."

NATAL NO BRASIL
"No Brasil, a celebração do natal começa pouco tempo depois da chegada dos primeiros colonizadores com a instalação de núcleos missionários, principalmente os jesuíticos. A convivência destes com os índios é determinada por uma ordem prática onde se destacam os estudos lingüísticos, musicais e teatrais, como forma de colonização.
O teatro foi um dos recursos de maior importância comunicativa de que se serviram os jesuítas, constituindo o estágio mais avançado no processo catequético - educativo. Antes da vinda dos missionários, os colonos portugueses representavam autos nas Igrejas, prática comum em Portugal, que possuía na época do renascimento, um numeroso elenco de artistas, tanto autores como atores. Entre os autores destacou-se Gil Vicente."

2006-12-09 07:30:02 · answer #4 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Com o nascimento do filho de papai noel, o Homem aranha

2006-12-08 19:51:58 · answer #5 · answered by dnndorj 3 · 0 0

Você nos perguntou,aniversários natalícios, e não o aniversário de Jesus.Os aniversários das pessoas ,de animais, de casamento, e outros; acredito eu, que não se tem notícia de quem os inventou.No entanto, presumo, que tenha sido alguém muito afetivo, que gostava de festas e comemorações; como todos nós precisamos ser amados e lembrados, logo aconteceu a aprovação de todos!E é muito bom, pois a vida fica mais alegre e as pessoas mais felizes. Quanto aos presentes que devemos oferecer aos aniversariantes, deve ter sido também com a intenção de agradá-los, e os comerciantes adoraram!

2006-12-06 23:48:03 · answer #6 · answered by marinamorena@yahoo.com.br 6 · 0 0

Simplesmente porque os três reis magos levaram presentes à Jesus, que é o verdadeiro aniversariante. De lá pra cá os norte-americanos colocaram o dedinho na história (como de costume)...
Já inventaram o "bom velhinho",que nada mais é que desvirtuar a mente da criançada, achar que devemos comemorar esse dia em homenagem ao papai noél.
Homenagear Jesus não valia a pena, pois nasceu em uma manjedoura, não tinha condições financeira pra presentear alguém. Já o papai noél, com aquela cara deslavada, dava a impressão de um senhor de bens, de respeito, de um ser superior com seu saco cheio de brinquedos (eu chamo de lavagem cerebral).
Resumindo... Tudo que um norte-americano cria, o mundo diz AMÉM!
E de-lhe coca-cola com Mac-Donald's.

2006-12-04 14:23:15 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Não há qualquer registo na Bíblia Sagrada que algum apóstolo ou grupo de cristãos tenha comemorado uma festa, ou realizado um grande banquete no dia do seu aniversário e muito menos comemorado o nascimento de Jesus Cristo. Há contudo duas referências a Faraó (Egipto) e Herodes (autoridade administrativa romana na Judeia) que se rejubilaram grandemente com o dia em que nasceram neste mundo.

Por outro lado, o natal não foi celebrado nos primeiros séculos da Igreja Cristã, precisamente porque o costume cristão, em geral, era celebrar a morte de pessoas importantes em vez do nascimento.

Foi no século V que a Religião Católica determinou que o nascimento de Jesus Cristo fosse celebrado no dia da antiga festividade romana em honra ao nascimento do Sol, porque não se conhecia ao certo o dia do nascimento de Cristo. Não se pode determinar com precisão até que ponto a data da festividade dependia da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o "Novo Sol"... As festividades pagãs, Saturnália e Brumária estavam a demais profundamente arraigadas nos costumes populares para serem abandonadas pela influência cristã... A festividade pagã acompanhada de bebedices e orgias, agradavam tanto que os cristãos viram com o agrado uma desculpa para continuar a celebrá-la em grandes alterações no espírito e na forma. Pregadores cristãos do Ocidente e do Oriente próximo, protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por aceitarem como Cristã a festividade pagã.

2006-12-02 23:44:15 · answer #8 · answered by Renata 6 · 0 0

acredito que tenha começado com o aniversário de Jesus,veja:


"Com o advento do cristianismo, não se festejava o nascimento de Jesus, mas apenas a Páscoa ou a Ressurreição. Somente no século VI a Igreja achou conveniente instituir o feriado relativo ao aniversário de Cristo, mas havia um problema: a Biblia não informava qual era a data.

Foi então que, apesar das referências de que o Nazareno nascera na primavera, o imperador Julius achou por bem determinar que Cristo veio ao mundo no inverno, em 25 de dezembro, e assim absorver a milenar festa pagã de Mithra, comemorada na mesma data, e os festejos libertinos da Saturnália. Pouco a pouco, a manifestação católica se sobrepôs às demais comemorações originais por toda europa e, depois, no mundo. Vitória da igreja.

2006-12-02 21:53:13 · answer #9 · answered by Lene 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers