"Intelectual: pessoa dada ao estudo; pessoa de grande cultura.
"Elite: o que há de melhor numa sociedade ou num grupo".
(Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).
Quando o saudoso Sr. Franz Paul Trannin da Matta Heilborn, vulgo Paulo Francis proferiu a frase que você cita, referia-se aos verdadeiros intelectuais, como ele mesmo, principalmente no hemisfério norte do ocidente. Posteriormente teria explicado que a diferenciação entre direita e esquerda a que se referia, estava voltada ao progresso e ao retrocesso histórico. Sem duvida i intelectual é elitista e elitizado. Quem estigmatiza o intelectual desconhece e desvirtua, por pura estupidez, o sentido do termo. Normalmente é um pobre coitado, um revoltado pela própria limitação mental e incompetência e que ficará condenado ao anonimato. No Brasil a imensa maioria dos "intelectuais" está nas Universidades Federais e são de "esquerda", até por modismo. Felismente já se percebe na nova geração de mestres e doutores, livres pensadores. O trono de Paulo Francis continuará vago por muito tempo pois ele foi um homem muito a frente do seu tempo e que sem dúvida nasceu no país errado. Seus pensamentos aqui são, na maioria das vezes, pérolas jogadas aos porcos!!!
2006-12-03 05:01:10
·
answer #1
·
answered by Guru 3
·
0⤊
0⤋
Amigo!
Cliquei no dedinho que aponta para cima (avaliação positiva) não por concordar com o que você afirma agora ou pelo que o Paulo Francis afirmou no passado (ainda bem que já faz parte do passado), afinal, não é por ter sido um grande jornalista que era infalível, e, eu poderia citar aqui no mínimo umas 20 frases infelizes do sr em questão... te dei um positivo pela forma que escreveste, pelo português correto e por respeitar o que você pensa e por saber que você deve realmente pensar que ele é insubstituível, logo, percebo saudosismo em suas palavras, mas, com certeza o intelectual brasileiro não tem a menor tendência a ser de direita ou de esquerda, assim como o povo não tem tendência alguma e os próprios políticos não tem, afinal, vivemos em um pais onde todos queremos levar vantagens sempre, e, aquele que hoje é de esquerda amanhã será de direita e assim viverá enquanto visar vantagens, ou seja, no Brasil não existe esquerda ou direita, e sim, gente que esta sempre mudando de lado, mesmo os intelectuais...
Lá nos paises de primeiro mundo você teria uma certa razão, mas, aqui ninguém segue nada e ninguém é de ninguém!!!
um abraço
2006-12-02 19:02:17
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A tendência do intelectual, a meu ver é ser centro-esquerda.
2006-12-03 14:07:29
·
answer #3
·
answered by Daniel . 6
·
0⤊
0⤋
Concordo em número, gênero e grau.
2006-12-03 13:32:26
·
answer #4
·
answered by Leidy 6
·
0⤊
0⤋
O conceito de direita na política é estar no poder. A esquerda do poder é a contraposição dele, governo que governa naquele momento. Dentro deste conceito eu diria que o intelectual é um indivíduo que se difere do erudito pela forma de ver as coisas do mundo, se posiciona geralmente com a isenção da ciência, o que o torna aparentemente sempre a direita. Pois a sua oposição que gera a esquerda, que de posse do poder é direita. Esta é a genialidade intelectual de Paulo Francis. Homem reflexivo e inteligente, embora para muitos polêmico.
2006-12-03 09:22:16
·
answer #5
·
answered by HEPATOCHÊ - Grupo de Apôio a Por 4
·
0⤊
0⤋
Sempre foi e vai continuando a ser. Esta a realidade da vida...
2006-12-03 08:50:54
·
answer #6
·
answered by Portuga 4
·
0⤊
0⤋
Há intelectuais de direita e também de esquerda. Tem para todos os gostos.
O que tem poucos são partidos de direita. Atualmente no Brasil há um inchasso da esquerda com PT, PSDB, PL, PSB, PCB, PC do B, PP e metade do PMDB, tudo de esquerda.
2006-12-02 18:50:24
·
answer #7
·
answered by Caledonian 6
·
0⤊
0⤋
È bem dificil ser taxativo se, o intelectual, é da direita , do centro ou da esquerda, que para mim não representa nada .
Lembrando, que antes de ser intelectual, ele ,já foi estudante e ,quase todo estudante, sempre tem um que de esquerdista ou socialista, então...........
2006-12-02 18:50:06
·
answer #8
·
answered by delauromarques 6
·
0⤊
0⤋
Pelo contrário, acredito que a tendência natural de todos nós é seguir nossos instintos, que geralmente são um tanto radicais. Se fosse assim, ninguem saberia da existência de Marxs ou Sócrates.
2006-12-02 18:46:33
·
answer #9
·
answered by Ísis Vasconcelos 2
·
0⤊
0⤋
Paulo francis, é realmente verdade, a elite tende ao capitalismo, a direita tende a ser conservadora, e pode se ver isso aqui mesmo no Brasil, privatizam, moratoria, bajulação aos paises ricos....MAs não seria deste mesmo jornalista, citações ao racismo, nada contra, mas não sinto falta, foi tarde.
2006-12-02 18:46:20
·
answer #10
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋