English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

11 respostas

O Halloween nome original na língua inglesa, é um evento de cariz tradicional, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem, as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.


História
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às actuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.

Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

O fim do verão era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.

O Samhain era comemorado por volta do dia 1 de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica.


Etimologia
Uma vez que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1 de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo esta uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallow's Eve.

A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas, terá começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.

Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no Século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", dando origem ao dia da bruxa ficando assim como uma lenda histórica.


Atualidade
Com a conversão ao cristianismo dos povos europeus, se foi estabelecendo a partir dos Séculos IV e V o calendário litúrgico católico, surgindo as celebrações do dia dos fiéis defuntos e do dia de Todos-os-Santos, mitigando as referências às entidades pagãs, erodindo a popularidade da sua mitologia em favor da presença dos santos católicos.

Para as diferenças entre as festividades pagãs e católicas no mesmo dia 1 de novembro, ver Dia de Todos-os-Santos. E para as diferenças entre este dia e o dia 2 de novembro, ver Dia dos fiéis defuntos.

Atualmente, além das práticas de pedir doces ou de vestir roupas de fantasias que se popularizaram inclusive no Brasil, podemos encontrar pessoas que celebram à moda celta, como os praticantes do druidismo (o druida era o sacerdote dos celtas) ou da wicca (considerada como uma forma de bruxaria moderna).

Um ritual habitual na noite de 31 de outubro é o de acender uma vela numa das janelas de casa, em homenagem aos seus ancestrais.

Muitos grupos se reúnem e meditam em volta de fogueiras para honrar seus mortos e seus deuses, com oferendas como frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, música e dança. Uma boa bebida para essa época é o leite quente com mel, servido com pedaços de maçã e polvilhado com canela. Pode-se acrescentar o chocolate, que na época dos celtas não existia, mas que hoje é muito bem-vindo!

2006-12-02 10:22:59 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Olha soh sei que eh uma festa ceita...mais eu particularmente gosto do dia das bruxas.. gosto de fantasias...eh muito gostoso comemorar...eh divetido.... meu msn , luggmargm06@hotmal.com...pra quem tiver afim de tc,bjs...
no orkut eh soh entrar em lugmar maciel...xauzinho....

2006-12-02 19:01:57 · answer #2 · answered by marymar 2 · 0 0

E uma festa do povo celta, de origem pagã, muito antes do advento do cristianismo. No hemisfério norte tal festa é comparável à comemoração de Cosme e Damião aqui no Brasil, quando as crianças, vão bater nas portas dos vizinhos, para pedir doces. Eu gosto de tal dia, pois nasci em 31 de outubro, e todos os meus amigos, me chamam carinhosamente, de bruxinha....

2006-12-02 18:34:17 · answer #3 · answered by marinamorena@yahoo.com.br 6 · 0 0

*Resumindo*
Os celtas tinham essa data (30 de outubro a 2 de novembro), como sendo o "ano novo" para nós, e acreditavam ser um momento sagrado onde homenageavam seus deuses. Essa celebração chamava-se Samhain.

Então, a Igreja Católica, tentando eliminar a festa pagã do Samhain, instituiu restrições na véspera dessa data. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallow's Eve. Aconteceu durante a idade média, onde pessoas (revolucionários ou protestantes) eram procuradas por líderes políticos ou membros do clero, acusados de bruxaria para serem queimados vivos.
Então, essa prática se perpetuou, até que lá pelo século XIX, os imigrantes irlandeses levaram essa data comemorativa para os EUA, que ficou conhecida como "dia das bruxas", dando origem ao haloween (dia das bruxas).

2006-12-02 18:32:40 · answer #4 · answered by Cayo 4 · 0 0

O Dia das Bruxas surgiu há dois mil anos quando povos celtas festejavam o fim do verão, o início do Ano-novo e as fartas colheitas. Sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, pois acreditava-se que na noite de 31 de outubro acontecia o encontro entre o mundo espiritual e material.

2006-12-02 18:30:05 · answer #5 · answered by Roberto 5 · 0 0

Lá pros americanos,talvez faça algum sentido,
mas aqui,pra nós brasileiros,que droga,aff!

2006-12-02 18:24:26 · answer #6 · answered by ? 7 · 0 0

uma bruxa

2006-12-02 18:17:09 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O Servo você não sabe que brasileiro adora imitar o que o amaricano faz , aposto que comemoram e nem sabem o que estão comemorando.Por quê não fazem festa pro saci , a mula sem cadeça? Isso faz parte do nosso folclore.Beijo

2006-12-02 18:28:29 · answer #8 · answered by Solange Macedo C 6 · 0 1

Uma pessoa sem princípios teocráticos com certeza.

2006-12-02 18:24:40 · answer #9 · answered by Avatar 5 · 0 1

Invenção tola de americanos. E brasileiro gosta.

2006-12-02 18:23:09 · answer #10 · answered by ? 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers