Minerva, Boa noite! Jungueano convicto (não gosto de escrever com "i" como consta na capa da "Junguiana - Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, e, sim, com "e" como, ao que me lembre escrevia a imensa e, logo, modestíssima Nise da Silveira), digo que "ventos" existem, mas no transfundo do "incosciente coletivo", desfavoráveis-e-favoráveis (dependendo de nós o serem um ou outro). Mas: com o fenômeno crescente da "perda da alma", o mor dos homens e mulheres (meros "conceitos") não sentem seus apelos, quando a tal suscitados na meia-idade, e, assim, não expandem seu "eu" e não se individulizam minimamente. Pior, como diz Jung, o inconsciente sempre se vinga, o que os torna, ao invés de favoráveis ("ventos" sábios, digamos), desfavoráveis ("ventos" mefistófilicos, para reromarmos o "Segundo Fausto", sobre o qual Jung meditou vastamente), com o investimento da "energia psíquica" nos "topoi" tenebrsos.
*
Uma palavra final, se me permite. Como me referi à meia-idade, me sinto na obrigação de aludir ao fato de que durante a infância, puberdade, adolescência e juventude, o caminho rumo à maturidade (ou não) dá-se, por intermédio, sobretudo, do meio ambiente, mas também de fatores biológicos, genéticos, com a diferenciação e fortalecimento do "ego" (sendo nisso como que sustentado pelo Si-Mesmo, "Self" - ou, em alemão, "Selbst".
*
Concluindo: Se não permitirmos, ou não conseguirmos (e isso vou deixar aqui de lado, se não...) que "ventos" favoráveis soprem, não, não saberemos aonde ir.
2006-12-03 12:59:51
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Se o passo não for firme seremos como a folhinha diante do vento.
2006-12-02 14:11:02
·
answer #2
·
answered by Satori 6
·
2⤊
0⤋
Olá Minerva... ;)
Durante um bom tempo em minha vida me deixei levar pelos ventos que "pensava" serem favoráveis,sempre ficava a favor do vento justamente por não saber ao certo que rumo tomar em algumas questões...
Só me decepcionei, os ventos nunca são favoráveis a quem espera...
Então resolvi mudar,hoje sei o que quero e mesmo que meu objetivo pareça uma pluma em meio a uma tempestade tomo fôlego e vou atrás do que quero.
Por experiência própria é que digo que nem sempre os ventos que julgamos favoráveis nos garantem a certeza de alcançarmos nossas metas se não caminharmos juntos, e tais ventos nunca nos levarão a lugar algum se não soubermos que caminhos seguir... :)
Beijinhos Marina
2006-12-03 11:48:48
·
answer #3
·
answered by Mαriทα 5
·
1⤊
0⤋
Com certeza. Então traçemos nossa rota e entreguemos o leme ao Comandante Mor!!
2006-12-02 15:31:28
·
answer #4
·
answered by ◘ Ysis ◘ 7
·
1⤊
0⤋
São favoráveis desde que você queira ir. A vontade sempre foi o moto de todo ser vivo, não levá-la em consideração seria sim, a inexistência de um vento favorável. E, como dizia o poeta espanhol Antonio Machado "El camino se hace al caminar" então, vamos ao caminho que, com vento, ou sem vento o ir acontecerá!
Um abraço.
2006-12-02 14:15:55
·
answer #5
·
answered by Adriana M 1
·
1⤊
0⤋
estou dando adeus
2006-12-03 12:54:34
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O racismo sempre existiu da historia da humanidade. Nunca deixou de existir e nunca deixara de existir.
Infelizmente.
2006-12-03 10:22:46
·
answer #7
·
answered by Mds 5
·
0⤊
0⤋
Bom... Aí depende, primeiramente da tua vontade de mover-se ou permanecer estático. Se tu quiser permanecer estático e esse vento te mover, ele será ruim.
Se tu quiser mover-se e ele conseguir te mover, ele será bom.
Existem pessoas que tem grande habilidade de tirar proveito das situações mais adversas.
Depende também de quem está analisando se o vento está sendo bom ou ruim, se ele acha que o resultado da ação do vento foi boa ou não.
Por isso existe uma grande diferença das pessoas que dizem "P****! Eu só me f***" das pessoas que dizem "P****! Na próxima vez não faço isso novamente!".
Há pessoas que acreditam que o universo de possibilidades é tão imenso que torna o impossível insustentável e correm atrás de seus ideais e por outro lado existem as pessoas que crêem em seu destino já traçado e esperam com que as coisas aconteçam em suas vidas.
Particularmente acredito que o importante é mover-se e tirar proveito da jornada, mesmo não sabendo o que irei encontrar, se será bom ou ruim, aí já é outra questão.
Não saber onde ir não é o problema. O problema é permanecer parado. Então, já que mover-se é que é importante, todo vento é favorável sendo que te ajude a mover-se.
2006-12-02 18:19:07
·
answer #8
·
answered by Luiz André 1
·
0⤊
0⤋
Se não sabe onde ir, está parado.
Se está parado não há vento.
Decida e caminhe...
-Faça o seu vento !
2006-12-02 16:43:38
·
answer #9
·
answered by Sioux 4
·
0⤊
0⤋
Mas quem esta perdido não escolhe caminho ...
2006-12-02 13:44:02
·
answer #10
·
answered by Roberto 5
·
0⤊
0⤋