Depende do que você entende por "descobrir".
Na minha opinião os descobridores foram aqueles que chegaram e povoaram primeiro, ou seja, os descendentes de povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering e seriam conhecidos como indígenas. Eles chegaram ao "Brasil" provavelmente entre 20 mil e 40 mil anos atrás. Mas só porque eles não desenvolveram uma grande "civilização" eles devem ser preconceituosamente desconsiderados.
Em termos de tecnologia, não se pode deixar de notar a impressionante esquadra do chinês Zheng He, que pode ter circurnavegado o mundo e passado pelo Brasil entre 1421 e 1423. Alguns navios chegavam a ter mais de 120 metros de comprimento, no mínimo umas quatro vezes maiores que as caravelas européias. No século XV, a China era o país mais avançado do mundo. Tanto que a tecnolgia naval chinesa só seria superada no século XX.
A China não se interessou em colonizar o Brasil pois era uma terra muito longígua e a política externa vigente era de tolerância com outros povos e mais tarde, de fechamento ao mundo externo.
Quanto às outras teorias, sobre fenícios, espanhóis, vikings, ou seja lá o que for, não são válidas, pois não há provas concretas, somente especulações.
Mas no final, a resposta mais "aceita" acaba sendo de que a frota de Cabral "descobriu" o Brasil em 1500. É bom ressaltar que é muto pouco provável que ele tenha chegado aqui por acaso. O Tratado de Tordesilhas (1494) deixava claro que se sabia de terra seca por essas bandas. Além disso, como é possível que cartólogos, e navegadores usando astrolábios, bússolas e caravelas capazes de navegar contra o vento possam fazer um desvio tão grande?
Mais tarde (1532) Portugal começou a colonização efetiva para atender os desejos mercantilistas, já que comercializar com o Oriente já não era mais tão lucrativo. Assim, ficou valendo o ponto de vista do vencedor, do dominador, de que o grande e heróico português Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.
Mas com uma mente mais aberta, estou certo de que concordarão que os índios são os verdadeiros descobridores.
2006-12-03 12:01:27
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Concordo com Witch, Tanja e Matheus.
O termo Descoberta do Brasil se refere à chegada, no ano de 1500, da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se encontra o Estado brasileiro e a tomada de posse do território pelo reino de Portugal.
Mas a fixação desta data como "Descobrimento" implicaria que a história do Brasil completou quinhentos e seis anos, uma perspectiva claramente eurocêntrica , pois parte do princípio de que apenas com a chegada da esquadra de Cabral teve início o processo histórico nas terras que hoje formam o Brasil. E etnocêntrica, evidenciando a visão do conquistador, do vencedor, onde os portugueses seriam "o agente" e os índios "os descobertos", os protagonistas passivos do episódio.
Isso é particularmente relevante do ponto de vista indígena, uma vez que os primeiros habitantes do território sofreram com a escravidão e mesmo as guerras de extermínios levadas a cabo pelos recém-chegados, o que, junto com as doenças e processos de aculturação, levou à desaparição de grande parte das tribos indígenas originais.
Os habitantes do continente americano descendem de populações advindas da Ásia, sendo que os vestígios mais antigos de sua presença na América, obtidos por meio de estudos arqueológicos, datam de 11 a 12,5 mil anos. Todavia, ainda não se chegou a um consenso acerca do período em que teria havido a primeira leva migratória.
Os povos indígenas que hoje vivem na América do Sul são originários de povos caçadores que aqui se instalaram, vindo da América do Norte através do istmo do Panamá, e que ocuparam virtualmente toda a extensão do continente há milhares de anos. De lá para cá, estas populações desenvolveram diferentes modos de uso e manejo dos recursos naturais e formas de organização social distintas entre si.
Não existe consenso também, entre os arqueólogos, sobre a antigüidade da ocupação humana na América do Sul. Até há alguns anos, o ponto de vista mais aceito sobre este assunto era o de que os primeiros habitantes do continente sul-americano teriam chegado há pouco mais de 11 mil anos.
No Brasil, a presença humana está documentada no período situado entre 11 e 12 mil anos atrás. Mas novas evidências têm sido encontradas na Bahia e no Piauí que comprovariam ser mais antiga esta ocupação, com o que muitos arqueólogos não concordam. Assim, há uma tendência cada vez maior de os pesquisadores reverem essas datas, já que pesquisas recentes vêm indicando datações muito mais antigas.
Outro fator polêmico é a descoberta de que alguns portugueses foram enviados ao Brasil em missões secretas antes mesmo da descoberta oficial, como, por exemplo, Duarte Pacheco Pereira.
2006-12-06 11:06:03
·
answer #2
·
answered by taisa.ladeira 3
·
1⤊
0⤋
na antiguidade chinesa houve uma mudança de dinastia em que o pai que detinha o mais completo mapa mundi morreu e o seu filho que não queria nada com nada não seguiu a ideia do pai de desbravar o mundo então aconteceu que o tal mapa foi robado pelos portugueses que quando aqui chegaram viram que os indigenas já sabiam plantar e colher que na época era o forte da china..... deduzindo_se que utra cultura já havia passado por aqui.
obs. o rei chines que detinha o mapa queria formar um forte centro comercial com países ainda desconhecidos mas quando o mapa foi roubado o comercio chines entrou em decadencia.
2006-12-05 14:05:24
·
answer #3
·
answered by lamret 3
·
1⤊
0⤋
Da perspectiva do mundo ocidental foram os navegadores portugueses liderados liderados por Pedro Álvares Cabral em 1500. Mas o território brasileiro já havia sido descoberto séculos antes pelas populações indígenas que aí se fixaram.
2006-12-02 17:38:58
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Há uma nova hipótese sendo discutida, segundo a qual o Brasil teria sido descoberta pela frota do almirante chinês Cheng-ho, por volta de 1421. É uma hipótese plausível, mas faltam ainda dados decisivos para prová-la.
2006-12-02 17:23:08
·
answer #5
·
answered by tubalcain1733 7
·
2⤊
1⤋
O Brasil não foi descoberto. Foi invadido. Já haviam habitantes aqui quando os portugueses ancoraram-se sobre suas terras, vidas, costumes e cultura.
2006-12-02 17:02:37
·
answer #6
·
answered by ..witch.. 3
·
1⤊
0⤋
Bem o Brasil, não foi descoberto, pelo que se sabe ele foi localizado por acidente por uma esquadra de Cabral, em 1500. Se teve outros povos além desse eu não sei! Só sei que vieram aqui e exploraram e roubaram todas as nossa riqueza, como o pau-brasil, o ouro e outras pedra preciosas das minas gerais!
além disso trouxeram as piores especies de pessoa pra viver aqui depois de condenadas pela justiça de lá!!
2006-12-04 18:31:02
·
answer #7
·
answered by Ava 5
·
0⤊
0⤋
Nenhum desses fulanos que você citou aí.nenhum gringo descobriu nada aqui.Quando esses ladrões chegaram,
os índios já havia muito tempo que moravam por aqui.
Cabral nem sabia onde estava,tinha se perdido...............
.
Abração!!.
2006-12-02 19:09:24
·
answer #8
·
answered by sebasca 5
·
1⤊
1⤋
os indios
2006-12-02 18:04:06
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
fomos nos os portugueses...
esplicando melhor foi Vasco da Gama
Confirmando o sucesso da odisseia de Vasco da Gama o rei D. Manuel I depressa se aprontou em mandar aparelhar uma nova frota para a Índia, desta feita bastante maior que aquela usada por Gama. A nova frota era composta por treze navios e mais de mil homens. Pela primeira vez liderava uma frota um fidalgo, Pedro Álvares Cabral, filho de Fernão Cabral, alcaide-mor de Belmonte.
Sabe-se que a armada levava mantimentos para dezoito meses. Pouco antes da partida, mandou el-Rei rezar uma missa, no Mosteiro de Belém, presidida pelo bispo de Ceuta, D. Diogo de Ortiz, onde benzeu uma bandeira com as armas do Reino e a entregou em mão a D. Pedro Álvares Cabral, despedindo-se pessoalmente o rei do fidalgo e dos restantes capitães.
Vasco da Gama teria tecido considerações e recomendações para a longa viagem que se chegava: a coordenação entre os navios era crucial para não se perderem uns dos outros, pelo que recomendou ao capitão-mor disparar os canhões duas vezes e esperar pela mesma resposta de todos os outros navios antes de mudar o curso ou velocidade (método de contagem ainda hoje utilizado em campo de batalha terrestre), entre outros códigos de comunicação semelhantes.
2006-12-02 17:57:11
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋