English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Todos os anos... Nessa mesma época, as mesmas notícias são manchetes nos jornais em muitos estados Brasileiros como RJ,SP,MG etc
Deslizamentos, Rios que transbordam alagando ruas, levando carros, casas e barracos...
Mortes por soterramento ou afogamento...
O Caos total...
Tenho sempre a impressão de estar assistindo um “Replay” das reportagens dos anos anteriores...
Já que é tão previsível e do conhecimento de todas as autoridades que essas desgraças com data e hora marcada aconteçam eu pergunto:
Qual seria a solução efetivamente capaz de impedir tantas tragédias?

Beijinhos Marina

2006-12-02 04:19:02 · 12 respostas · perguntado por Mαriทα 5 em Família e Relacionamentos Amigos

12 respostas

O crescimento exacerbado de casas ribeirinhas, escoamentos não suportáveis para tanto, o descaso de nossas autoridades, mas, o mais alarmante é o descaso dessa mesma população que cresce assustadoramente e não se conscientiza da preservação do meio em que vive. Jogam lixo em rios, poluem nossas ruas, calçadas, encostas etc. Quando o povo começar a cuidar um pouco disso e parar de jogar toda a culpa em nossos governantes, grande parte dessas desgraças ambientais diminuirá visivelmente. O governo não dá conta de tanta gente que chega, principamente em grandes capitais, vão construindo sem nenhum planejamento e em qualquer lugar, assim não vence mesmo, é tapar aqui, ali já tem outro buraco, não dá tempo mesmo.
Quando a população em conjunto com o governo começar a cuidar, preservar e a manter em ordem, com certeza isso não acontecerá mais.
Veja os rios como estão, estão completamente doentes. Aqui no Paraná passa um comercial sobre a água no planeta, 75% de água que pode ser consumida, mas, dessa porcentagem, apenas 0,007% está própria para o consumo humano, por conta dessa poluição. É claro que não só culpa da população, mas grandes empresas e nossos governantes que não tomam medidas drásticas para acabar com isso, antes que acabem conosco. Iremos morrer de sede, com tanta água no planeta, morreremos. Parece ironia não? Mas, isso que está acontecendo. Se não acordarmos e unirmos forças agora, com certeza estaremos morrendo dessecados pela falta de conservação de nossa natureza.
A união apenas, salvará nosso planeta.
E, por aí vai.

2006-12-02 04:30:33 · answer #1 · answered by Lucy Lee 6 · 1 0

Olá Marina...

Se ler a história da humanidade, verá que para a pobreza sempre foram reservados os piores terrenos para construir as suas casas: beiradas e margens de rios, baixadas ... terrenos perto de vulcões... lugares esses, onde a densidade de pessoas por metro quadrado é maior, onde existem mais velhos, mulheres e crianças...

È um fato triste, mais um, da humanidade... e os governos continuam construindo monumentos, praças belas, apoiando movimentos para que Plutão volte a ser um planeta, a financiar obras na Venezuela e outros paises, a perdoar dividas externas quando ninguem perdoa a nossa... e chamam a isso de politica...

Eu também chamo de politica... mas adjetivo melhor: é uma politica burra, triste, equivocada e corrupta.... e não é só no Brasil... nos EUA N. Orleans continua abandonada pelo governo americano, reconstruida aos poucos pela própria população...

A solução é que os cidadãos possam votar mais ativamente nas ações dos governos e não apenas a cada quatro anos ..

Um abraço...

2006-12-03 22:15:11 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Fofuxa, olha seu estado parece sofrer desde cedo da terrível síndrome do "Venham todos tentar uma vida melhor na cidade grande", que parece atrair cada familia humilde do Nordeste e do Norte praí, todos com o sonho de serem a família de um poderoso porteiro de prédio. Fora os molekes que estudam a juventude toda e TODOS tem exatamente AO MESMO TEMPO a brilhante idéia de "trabalhar em sampa". Aí a popula cresce demais e torna-se necessária a construção de muito mais habitação, falta espaço, e aí o povo olha pra qualquer terreno barato ou cabível e constrói ali, independente de risco, dizendo não ter culpa de não ter mais onde morar. Pois eu já morei em uma verdadeira oca antes, e digo com convicção que moraria debaixo da ponte antes de morar num local desses.

Quanto às inundações e alagamentos, bem disse um sábio quando falou que "Gaea / Gayah / Gaia (Mãe Terra) vomita de volta na cara tudo aquilo que é forçada a engolir contra sua vontade".

Bjo "MSN"

Paz

^^

2006-12-04 09:43:14 · answer #3 · answered by warrians 5 · 1 0

impedir tragédia seria humana mente falando IMPOSSÍVEL, agora poderíamos prevenir. a parcela de culpa não fica só nos nosso governantes, nós temos uma porcentagem de culpa. falta conscientizarão da população em não jogar lixo nas ruas, bueiros e rios, não construir casas em áreas de riscos e muitos motivos mais. Deveria ter uma mobilização completa de população x Governantes, assim preveníamos um pouco as tragédias.
é melhor prevenir do que remediar.

2006-12-03 02:34:58 · answer #4 · answered by Alê do B. 5 · 1 0

Com certeza se cobracemos mais dos nossos eleitos algumas coisas poderiam ser evitadas se mais desastres. Porém uma boa parte deste problema também é culpa nossa, por que não fiscalizamos nós mesmos, nossos amigos e etc, par que não joguem lixo no chão ou pela janela do carro, não colocar garrafas plásticas nos rios entupindo assim canaletas e córregos levando a poluição ao um grau quase impossível de reverter, é bom todos tomarem consciência do que esta acontecendo, se não algo de muito ruim pode acontecer a todos nós.

2006-12-02 04:53:26 · answer #5 · answered by sidney28dj 1 · 1 0

No caso de S. Paulo, as autoridades já disseram que a culpa é dos cidadãos que por falta de civismo, jogam lixo no chão, fazendo entupir o escoamento das águas da chuva e aí provocam as inundações.

Nos outros casos que vc apontou, é por culpa das prefeituras que autorizam construções perto dos leitos dos rios e quando o rio enche...há tragédia pela certa. O mesmo se passa no deslizamento de terra, quando são construídas habitações em terrenos pouco seguros, tudo isto é culpa das autoridades.

Esta situação se passa nos países africanos, onde as autoridades se estão lixando para as populações, ou seja:
Deixam o povo construir suas habitações nos leitos dos rios, depois quando o rio sobe rapidamente, aí leva tudo a trás matando centenas de pessoas. Depois de a situação normalizada, volta tudo no mesmo...lá está o povo construindo suas habitações nos mesmos locais. Isto se passa em Moçambique no leito do rio Zambeze ou do rio Limpopo, segundo estive a ver no canal Odisseia.
No caso do Brasil a situação é identica, depois dizem que o Brasil está mais evoluído que qualquer país africano

2006-12-02 04:28:30 · answer #6 · answered by Manuel Gomes Barbosa 7 · 1 0

a consientização da população, não jogando lixo em corregos, e encostas, e não construir em areas de risco.

alem de cobrar o poder publico para que faça a sua parte.

mas na minha opinião na maioria das ocorrencias a culpa maior é da população.

2006-12-02 04:25:53 · answer #7 · answered by monica 6 · 1 0

Olá Marina, Primeiro a população conscientizar que lixo é no lixo e as prefeituras fazerem sua parte. bjus

2006-12-02 04:21:39 · answer #8 · answered by Teresa 4 · 1 0

A SOLUÇÃO É AS AUTORIDADES TRABALHAREM PARA COMBATER AS CAUSAS DAS ENCHENTES....

COMEÇAR DO ZERO... NA RAIZ DO MAL.

.

2006-12-02 06:26:20 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

Prezada Marina, primeiro teriam que começar a pensar no controle de natalidade, aí sim poderiamos partir para uma solução deste caus, se continuar do jeito que estar, em 2050 a população mundial vai dobrar, sendo assim, infelismente espere por péssimas notícias futuramente.

2006-12-02 04:29:27 · answer #10 · answered by JIPEIRO ® 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers