Sim, ficam.. É triste..mas é vero! IPTU serve pra encher a grana dos outros... aí sabe o q eles fazem depois da enchente?? Campanha.. DO tipo..Doe um agasalho..doe um tijolo..doe um sei la o q!! Ou seja,, vc paga 2 vezes-- 1 pro bolso dos politicos e outra pros pobres... Safadeza, ne?
2006-12-02 02:01:14
·
answer #1
·
answered by Bella Carioca - RJ 4
·
0⤊
0⤋
Completando a última resposta da Baby, vou falar prá quê serve realmente o IPTU.
Os tributos, em geral, são classificados por 3 características: a destinação, a vinculação e a devolução. No caso do IPTU, ele não tem nenhuma dessas 3. A destinação seria a finalidade do tributo recolhido: no caso do IPTU, nem a lei que o criou (CF) nem a lei que o instituiu ddefiniram sua finalidade. O importante é saber que esse imposto é de competência tributária do município. Logo, é uma fonte de arrecadação dos municípios. Como a lei não determinou destinação a eles, o município pode fazer o que bem entender, desde que depois declare o gasto e comprove que foi investido de forma lícita.
Aí, o que acontece: muitas vezes o IPTU é o que ajuda o município a realizar obras urbanas na cidade, melhorar transporte, entre outras coisas. Só que o município tb pode usar para pagar dívidas, contratar bens ou serviços, etc.
A segunda característica é a vinculação, ou seja, o IPTU não é vinculado. Isso quer dizer que o Estado não realiza uma contraprestação para o contribuinte pelo pagamento de seu IPTU. Para explicar melhor, imagine na CPMF: é um tributo vinculado, pois é arrecadada para investir na saúde pública, ou seja, existe um retorno para o contribuinte.
O IPTU não: vc paga e o município não tem nenhuma obrigação de retornar o dinheiro arrecadado com ele em serviços para o contribuinte. Tá aí mais uma prova de que o IPTU pode ser gasto como o município bem entender!
Nem sempre será em serviços e obras públicas que a gente possa desfrutar...
2006-12-02 11:29:00
·
answer #2
·
answered by Yspilon 3
·
0⤊
0⤋
Olha só... Teoricamente é possível responder pra que ser o IPTU. Mas antes deixa eu te falar que esse povo que a casa cai e tudo mais, eles não pagam (nos barracos) iptu não... apesar que mesmo se pagasse, não ia adianta muita coisa...
O imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) é um imposto brasileiro instituído pela Constituição Federal. Atualmente ele é definido pelo artigo 156 da Constituição de 1988, que caracteriza-o como imposto municipal, ou seja, somente os municípios têm competência para aplicá-lo. A única exceção ocorre no Distrito Federal, unidade da federação que tem as mesmas atribuições dos Estados e dos municípios.
O IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizado em zona urbana ou extensão urbana. Em caso de áreas rurais, o imposto sobre a propriedade do imóvel é o ITR. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou pessoas jurídicas que mantém a posse do imóvel, por justo título. A função do IPTU é tipicamente fiscal. Sua finalidade é a obtenção de recursos financeiros para os municípios.
No Brasil, o IPTU costuma ter papel de destaque entre as fontes arrecadatórias municipais, figurando muitas vezes como a principal origem das verbas em municípios médios, nos quais impostos como o ISS (Imposto Sobre Serviços, outro imposto municipal brasileiro de considerável importância) possuem menor base de contribuintes.
A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, que deve ser entendido como seu valor de venda em dinheiro à vista, ou como valor de liquidação forçada. É diferente de seu valor de mercado, onde o quantum é ditado pela negociação, aceitação de parte do preço em outros bens, entre outros artifícios, enquanto aquele, isto é, o valor venal, é ditado pela necessidade de venda do imóvel em dinheiro à vista e em curto espaço de tempo. Por isso, o valor venal de um imóvel pode chegar a menos de 50% de seu valor de mercado. A alíquota utilizada é estabelecida pelo legislador municipal, variando conforme o município.
2006-12-02 10:29:56
·
answer #3
·
answered by . 6
·
0⤊
0⤋
Para o prefeito pagar os salários dos parentes, as amantes, os amantes da primeira dama, comprar carros de Luxo, fazer viagens, construir mansões.
2006-12-02 05:59:56
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Só para pagarmos mais um imposto, como se não bastassem todos os outros. E esse é o mais injusto de todos porque você sofre para comparar um imóvel e ainda tem que passar o resto da vida pagando imposto pelo seu sacrifício.
2006-12-02 05:59:30
·
answer #5
·
answered by aila313 4
·
0⤊
0⤋
ESTE IMPOSTO É IMPOSTO COBRADO PELO MUNICIPIO PARA A PREFEITURA REVERTER EM BENEFICIOS APRA A POPULAÇÃO!!
MUITAS VEZES É MUITO CARO, PRA NÃO DIZER QUE A MAIORIA É CARO.
E DE FATO AS AUTORIDADES NÃO FAZEM O QUE DEVERIAM FAZER COM O DINHEIRO!!!
NO CASO DOS QUE PERDERAM TUDO DEVERIAM SER ISENTOS DESTE IMPOSTO, E ASSIM TODOS OS QUE MORAM EM LOCAIS DE RISCO DE ENCHENTES, JÁ QUE EM DIAS DE TRAGEDIA NÃO RECEBEM INDENIZAÇÃO DOS PODERES CONSTITUIDOS!!!
ESSE SEU RACIOCINIO ESTÁ CORRETO !!
.
2006-12-02 03:32:02
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olá Quero Saber,
O IPTU serve para algumas coisas.. para outras não sei, e para muitas não serve para nada... no caso das enchentes, dizem que vão ser construidas casas para mil familias que serão relocadas das partes mais baixas e alagáveis da Baixada Fluminense .. se for assim, será bom...
Um abraço
2006-12-02 03:26:52
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Deveria ser usado para melhoramentos na cidade, o que inclui obras contra enchentes, mas não é. Acho que um paliativo seria fazer com que quem teve a casa invadida pelas águas não pague IPTU no ano seguinte. Além disso, todos os que tiveram a casa tomada pelas aguas deviam entrar com processo contra a Prefeitura para ressarcir-se do que perderam. Ai eles criariam vergonha na cara e passariam a pelo menos tentar resolver o problema das enchentes.
2006-12-02 02:27:55
·
answer #8
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
Como vão desviar verbas os políticos,se não ouverem os impostos?
Vão ter que assaltar de mão armada!
2006-12-02 01:57:40
·
answer #9
·
answered by João José da Silva 4
·
0⤊
0⤋
O IPTU é o imposto predial e territorial urbano, e o dinheiro arrecadado dele se destina às obras que embelezam a cidade, como asfaltamento de ruas coleta do lixo, pintura e recuperação de praças. O produto deste imposto não pode ser aplicado no ressarcimento de danos causados pela fúria da natureza.
2006-12-02 01:56:39
·
answer #10
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
0⤋