Fabiana ,foi Marques de Pombal, mais os companheiro aqui de cima fizeram ou copiaram uma analise bem mais elaborada que a minha. Essa frase foi dita depois de um terremoto que atingiu Lisboa.
2006-12-03 04:24:31
·
answer #1
·
answered by MARGOT 5
·
0⤊
0⤋
Não fique preso ao passado!
O terremoto de Lisboa
Luiz Marins
Dizem que passado o terremoto de Lisboa (1755), o rei Dom José perguntou ao General Pedro D’Almeida, Marquês de Alorna, o que se havia de fazer. Ele respondeu ao rei: “Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos”.
Essa resposta simples, franca e direta tem muito a nos ensinar.
Muitas vezes temos em nossa vida empresarial e mesmo pessoal, “terremotos” avassaladores como o de Lisboa no século XVIII. A catástrofe é tão grande que perdemos a capacidade de raciocinar de forma simples, clara e objetiva. Esses “terremotos” podem ser de toda ordem: um lote de produtos com defeito que foi de nossa indústria para o mercado; produtos contaminados que não conseguimos detectar; erros incorrigÃveis em relação ao nosso melhor cliente; uma doença inesperada ou uma separação ou morte, etc, etc. Todos nós estamos sujeitos a “terremotos” na vida. Quem está vivo sabe que há “falhas geológicas” sob nossos pés e que podem gerar um tremor a qualquer instante sem que estejamos preparados. O que fazer?
Exatamente o que disse o Marquês de Alorna: “Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos”. E o que isso quer dizer para a nossa vida pessoal, empresarial e talvez até para nosso PaÃs?
Sepultar os mortos significa que não adianta ficar reclamando e chorando o passado. à preciso “sepultar” o passado. Colocar o passado debaixo da terra. Isso significa esquecer o passado. Enterrar os mortos.
Cuidar dos vivos significa que depois de enterrar o passado, temos que cuidar do presente. Cuidar de quem ficou vivo. Cuidar do que sobrou. Cuidar do que realmente existe. Fazer o que tiver que ser feito para salvar o que restou do terremoto. Recomeçar. Cuidar dos vivos.
Fechar os portos significa não deixar as “portas” abertas para que novos problemas possam surgir ou vir de fora, para que novos terremotos não nos tomem despreparados. Significa manter o foco no “cuidar dos vivos”. Significa concentrar-se no negócio, concentrar-se na reconstrução, no novo e evitar que novos terremotos voltem a nos destruir.
à assim que a história nos ensina. Todos nós, por certo, teremos na vida um terremoto. E quando ele passar, não se esqueça: enterre os mortos, cuide dos vivos e feche os portos.
Até ao nosso sofrido Brasil valem as lições do Marquês de Alorna. Passado todo este “terremoto” em que estamos, talvez a melhor lição seja mesmo “enterrar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos”.
Pense nisso. Sucesso!
http://www.fundacaolamf.org.br/index.php?option=content&task=view&id=83&Itemid=43
Descrição
As pessoas nunca foram preparadas para enfrentar uma catástrofe emocional, profissional, familiar ou financeira, mas a realidade é que todos acabamos passando por momentos crÃticos onde o mundo desaba sobre nós, ou onde o chão desaparece e ficamos sem rumo.
"Enterre os Mortos, Cuide dos Vivos e Feche os Portos" é um manual prático de sobrevivência para pessoas que passaram ou estão passando por momentos como esses.
Baseado em histórias verÃdicas, este livro mostra as três fases de reconstrução após um abalo em nossas vidas, e aborda de uma maneira simples e direta essa questão de como sair dos escombros e retomar a vida. A autora mostra um procedimento padrão que pode ser aprendido e aplicado em todos os casos de "terremotos", independentemente da graduação na escala Richter.
MAIS DETALHES DO LIVRO
TÃTULO
Enterre os Mortos Cuide dos Vivos Feche os Portos
AUTOR
Gisela Sanchez
EDITORA
Reino
ISBN
85-87646-24-9
GÃNERO
Auto-Ajuda
PÃGINAS
64
FORMATO
14 x 21 cm
http://www.gruporeino.com.br/gruporeino/MaisProduto.asp?Produto=160
2006-12-02 08:29:24
·
answer #2
·
answered by astrorei, carioca e busólogo 6
·
1⤊
0⤋
Dizem que passado o terremoto de Lisboa (1755), o rei Dom José perguntou ao General Pedro D’Almeida, Marquês de Alorna, o que se havia de fazer. Ele respondeu ao rei: “Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos”.
Essa resposta simples, franca e direta tem muito a nos ensinar.
Exatamente o que disse o general: "Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos". E o que isso quer dizer a nossa vida?
Sepultar os mortos significa que não adianta ficar reclamando e chorando o passado. à preciso "sepultar" o passado. Colocá-lo debaixo da terra. Isso significa "esquecer" o passado. Enterrar os mortos.
Cuidar dos vivos significa que depois de enterrar o passado, em seguida temos que cuidar do presente. Cuidar do que ficou vivo. Cuidar do que sobrou. Cuidar do que realmente existe. Fazer o que tiver que ser feito para salvar o que restou do terremoto.
Fechar os portos significa não deixar as "portas" abertas para que novos problemas possam surgir ou "vir de fora" enquanto estamos cuidando dos vivos e salvando o que restou do terremoto de nossa vida. Significa manter o foco no "cuidar dos vivos". Significa concentra-se na reconstrução, no novo.
à assim que a história nos ensina. Por isso a história é "a mestra da vida".
Por tanto, quando você enfrentar um terremoto, não se esqueça: enterre os mortos, cuide dos vivos e feche os portos.
2006-12-02 08:20:24
·
answer #3
·
answered by elisiagaraujo 4
·
1⤊
0⤋
General Pedro D’Almeida, Marquês de Alorna
2006-12-04 16:08:47
·
answer #4
·
answered by FaBiNhO 2
·
0⤊
0⤋
"Enterre os mortos feche os portos e cuide dos vivos" Foi o que determinou o Marquês de Pombal, em 1755, depois de um terremoto em Lisboa. ...
2006-12-03 20:39:06
·
answer #5
·
answered by Izilda L 2
·
0⤊
0⤋
deixe o passado ja passou vamos viver o hoje e viver melhor do que ontem.. bom. final de semana beijos
2006-12-02 20:06:59
·
answer #6
·
answered by Vanir 4
·
0⤊
0⤋
marques de pombal ( estadista português)
2006-12-02 14:36:14
·
answer #7
·
answered by ni 2
·
0⤊
0⤋
Olá . Jesus . respondi? não né. explico. ' ENTERRE O TEU VELHO HOMEM, ENTERRE A TUA VELHA MULHER, ENTERRE A TUA VAIDADE, EGOÍSMO, ORGULHO E TUDO QUE FOR DE RUIM EM VOCÊ viva você, viva o momento, viva a vida, viva a tua liberdade, viva a tua religiosidade, viva você.e finalmente , viva para o teu próximo, ( aquele que está ao seu lado pedindo um pouco de paz, de amor, e até de comida).procure e você achará meu "mano(a) " abraços fernando.
2006-12-02 08:28:18
·
answer #8
·
answered by nando 5
·
0⤊
0⤋
Sei lah, vc talvez?
2006-12-02 08:17:09
·
answer #9
·
answered by Cintia 15 2
·
0⤊
0⤋
Poderia ser assim também: "Enterre os corpos mortos, feche os portos e deixem os vivos em paz!"
2006-12-02 08:26:53
·
answer #10
·
answered by Maurilio N 2
·
0⤊
1⤋