English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por quê o curso de Letras é tão desvalorizado se é um curso que abre um leque enormemente vasto de conhecimento e cultura?

2006-12-01 22:57:50 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Nível Superior

15 respostas

Infelizmente, existe, na maioria das sociedades, talvez em todas, aquele sentimento denominado "preconceito". Para explicar isso, vou ter que fazer uma viagem no tempo. Séculos atrás, como se sabe, os filósofos gregos buscavam o conhecimento da condição humana, do ser e do pensamento. Mas, ao mesmo tempo, eram cientistas (Aristóteles, Pitágoras, etc.).
Foi a partir do séc. XIX e, muito particularmente, do séc. XX, que a ciência passou a ser vista com outros olhos, isto é, como um processo racional, que inclui investigação, identificação e pesquisa, que levava a resultados observáveis e/ou comprováveis. Devido a essa mudança na forma de ver o mundo (as pessoas, a natureza, etc.), houve uma nítida separação entre "filosofar" e "investigar". A partir daí, a sociedade, com o olhar bipartido, começou a ver com uns olhos, quem fazia ciência, e com outros olhos, quem "apenas" se voltava para o conhecimento do ser humano, das línguas, da literatura, etc.
Como as mulheres têm, em geral, mais facilidade com a palavra e os homens, com os números (por uma questão de uso diferenciado dos hemisférios cerebrais), as mulheres, quase que em massa, se voltaram para a área de humanas; os homens, para a de exatas. A partir daí, começou um outro processo, que varia de acordo com cada cultura.
No Brasil, por exemplo, por ser uma sociedade patriarcal, passou-se a valorizar mais a profissão dos homens (lembremos que, há bem pouco tempo atrás [1945],as mulheres nem votavam, ou seja, todas as decisões eram tomadas pelos homens; todas as "vozes" que se ouviam, em jornais, etc., eram "masculinas"). Conclusão: os salários dos profissionais da área de humanas foram, gradativamente, diminuindo.
No entanto, a sociedade se esquece de um detalhe importantíssimo: todo tipo de conhecimento passa pela língua, ou seja, sem ela, não seríamos capazes de nos fazer entender. Hoje, principalmente, se não soubermos outras línguas, como o inglês, estaremos excluídos da chamada "sociedade global". É interessante o fato de que todo mundo parece saber disso, já que, na maioria das grandes empresas, há muita procura por pessoas que saibam redigir bem, na própria língua nativa, e que, também, saibam se comunicar, oralmente e por escrito, em inglês.
Mas, ao mesmo tempo, na hora de pagar essas pessoas, é muito comum haver salários bem mais baixos que aqueles dos médicos, dos advogados, dos engenheiros, etc. É uma contradição, presente na nossa cultura e em outras também.
Minha opinião: para o bom profissional, seja lá de que área for, sempre há bons empregos que pagam bem, isto é, que irão lhe proporcionar um padrão adequado de vida. Além disso, a profissão do profissional de Letras, é bastante estável e bastante requisitada. Sempre há aulas para dar porque sempre haverá alunos que querem e/ou que precisam aprender. É das melhores profissões que existem, apesar dos pesares. Mas, por falar em "pesares", se pararmos para pensar nas grandes dificuldades que os médicos enfrentam e na responsabilidade que carregam, veremos que se trata de uma profissão que paga bem aquele que é um "ótimo" médico porque até mesmo os residentes (ou aqueles que não sobressaem) têm um salário baixíssimo.
Conclusão: a melhor profissão é aquela pela qual optamos simplesmente porque gostamos e porque temos aptidão. O resto (salário, etc.) é conseqüência.

2006-12-02 00:16:56 · answer #1 · answered by Nice 5 · 0 0

Lamentavelmente no Brasil a Educação Cultural não é muito valorizada. Num país onde os governantes não se preocupam com a cultura e dão mais valor em apenas "alfabetizar" e onde o povo tem com principal objetivo na vida os verbos "sobreviver" e comer", o verbo "saber" acaba caindo em desuso. Pessoas como eu e como você que se importam, são em número mínimo pra que possa fazer alguma diferença. Esperemos que um dia esta coisa mude. E tomara que seja pra melhor. Ganha a cultura. Ganha o Brasil. Ganhamos todos nós. Tenhamos fé...

2006-12-02 07:20:14 · answer #2 · answered by ? 5 · 2 0

Por isso que no Brasil e aqui mesmo no YR vesmos o absurdo que fazem com nossa língua principalmente ao escrever.

2006-12-02 07:37:11 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Dê um vista-d´olhos nas perguntas e respostas daqui.... fica claro que "letras" é totalmente desprezado.
Parece até que quem sabe escrever é que está errado, ou é de outro planeta. A moda é mano-e-mina, pocotó e vai baixando na garrafa....

2006-12-02 07:24:36 · answer #4 · answered by jes_kp 7 · 1 0

Pq tem muito haver com ser professor, e ser professor aqui no Brasil é bastante desvalorizado!

2006-12-02 07:10:26 · answer #5 · answered by Su 6 · 1 0

no Brasil a educação em geral eh desvalorizada,

2006-12-02 07:00:49 · answer #6 · answered by pBo.......... 2 · 1 0

Pq as pessoas, hj em dia, n sabem mais o q é cultura. Só se importam com o salário q vão ganhar, mas se esquecem q sem a linguagem q usam n seriam nada.
Larguei o meu curso de Letras por problemas pessoais, mas na época td mundo criticou minha escolha.

Bjs!

2006-12-02 08:47:58 · answer #7 · answered by Jo 6 · 0 0

Infelizmente o mercado de trabalho não absorve os Bacharéis em Letras, a menos para os cargos de professores ou resivores de texto.

2006-12-02 08:09:58 · answer #8 · answered by DISCÍPULO 7 · 1 1

a eu tõ fasendu o sigundo anu di letras, mai o meu objetivu é melhorar meu portugueis,
Falando sério faço letras, pois trabalho com Markting e no meu trabalho preciso escrever muito, e eu tinha e ainda tenho um pouco de problemas com a nossa língua.

2006-12-02 07:15:49 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

Porque infelizmente não é um curso que traz um bom retorno financeiro.
O máximo que se pode fazer com o diploma do curso de Letras é lecionar ou traduzir, coisas que não dão muita grana.
Não é como Medicina, por exemplo, onde não existe desemprego, o salário é alto, sobretudo pros cirurgiões, apesar de que 95% dos estudantes não têm a mínima vocação.

2006-12-02 07:15:34 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers