As vias anabólicas para produção de lipídios consomem, além de ATP, NADPH (agente redutor). Ao contrário do que ocorre com os carboidratos, não há vias em comum com o catabolismo - neste caso b-oxidação. Além dos intermediários e enzimas, também o compartimento celular é diferente: no citosol e retículo endoplasmático liso (e não na mitocôndria). Ocorre preferencialmente no fígado e em pequena proporção nos adipócitos.
O primeiro intermediário da via é o Malonil-CoA, sintetizado a partir de Acetil-CoA e gás carbônico com gasto de ATP. O responsável é um complexo enzimático - Acetil-CoA carboxilase.
A síntese propriamente dita ocorrerá em ciclos, à semelhança da b-oxidação. Todos eles ocorrem, entretanto, no mesmo complexo enzimático - ácido graxo sintase - que produz ácidos graxos até o tamanho de 16 carbonos. Logo, o produto final é sempre o palmitato.
Para o primeiro ciclo, dois sítios do complexo devem ser ocupados, ativando-os: o primeiro com a ligação de um grupo Acetil a partir de Acetil-CoA (a coenzima A é liberada) e o outro com a ligação de um grupo Malonil a partir do Malonil-CoA previamente formado. Seguem-se então 4 etapas:
-condensação dos dois grupos ligados com a saída de CO2 - o uso do Malonil é uma forma de tornar a reação favorável, mas na verdade apenas o grupo acetil é incorporado;
-redução da carbonila;
-desidratação;
-redução da insaturação.
Para cada novo ciclo, todos os grupos acetil incorporados serão doados por moléculas de Malonil. Como todas estas etapas de cada ciclo ocorrem no sítio de ligação do Malonil, este deve ser desocupado pela transferência da cadeia pronta ao outro sítio (onde foi ligado o acetil primeiramente), ativando-o. A reação de condensação "devolve" esta cadeia após ligação do Malonil no sítio e assim por diante.
Assim, para a produção do palmitato (7 ciclos pois o primeiro já adiciona 4 carbonos) o balanço é:
produção de 7 Malonil-CoA: 7Acetil-CoA + 7CO2 + 7ATP 7Malonil-CoA + 7ADP + 7Pi
ciclos: 1Acetil-CoA + 7 Malonil-CoA + 14 NADPH + 14 H+ palmitato + 7CO2 + 8CoA + 14 NADP+ + 6H2O
O palmitato não é, entretanto, o único ácido graxo sintetizado pelos animais, mas o precursor de todos os outros. Após sua síntese, sistemas de elongamento presentes no retículo endoplasmático liso e mitocôndria podem atuar. Há ainda a possibilidade de dessaturação (do palmitoil ou cadeias elongadas) - transformação de ligações simples em duplas, pela retirada de hidrogênios. Os mamíferos, entretanto, não podem criar insaturações além da posição D-9, sendo os ácidos graxos que as possuem essenciais.
2006-12-01 23:45:19
·
answer #1
·
answered by JESUS TE AMA 7
·
0⤊
0⤋