O Ministério da Educação ,com base na LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de forma facultativa e prevista na Constituição, tem aberto discussões sobre a volta do ensino da religião na rede escolar.Sendo o Brasil , oficialmente, um país católico será possível conciliar este ensino de forma ecumênica sem ferir ou influenciar a liberdade de religião das famílias brasileiras?
2006-12-01
12:23:02
·
12 respostas
·
perguntado por
Rainha
6
em
Educação e Referência
➔ Outras - Educação
Retificação sobre religião no Brasil:
DA LIBERDADE DE RELIGIÃO
A Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico. Com essa afirmação queremos dizer que, consoante a vigente Constituição Federal, o Estado deve se preocupar em proporcionar a seus cidadãos um clima de perfeita compreensão religiosa, proscrevendo a intolerância e o fanatismo. Deve existir uma divisão muito acentuada entre o Estado e a Igreja (religiões em geral), não podendo existir nenhuma religião oficial, devendo, porém, o Estado prestar proteção e garantia ao livre exercício de todas as religiões.
P.S "Prôfe Chico de Biologia,
Muito obrigada pela correção das minhas considerações "
2006-12-02
10:19:23 ·
update #1
Para começo de conversa o Estado e a Educação é laica, ou seja, não tem religião. A disciplina de Religião vai trabalhar os conceitos de ética, moral e papel do cidadão como ser humano. Não vai ser tendenciosa. isto é, não vai ensinar nada de Igreja Católica ou outra religião. Nos tempos de diatadura militar, a disciplina de Religião só falava de Igreja Católica e só. Porém era como vai ser: opcional. Do ponto de vista que a LDB se propõe com a disciplina de religião, é interessante trabalhar conceitos de ética, moral, comportamento e atitudes do ser humano na sociedade.
2006-12-01 12:35:21
·
answer #1
·
answered by Wolverine 3
·
2⤊
1⤋
acho errado,temos é tentar ser livres.tinha que ensinar Nietzche para as crianças .....sim ainda ñ estou maluco!
2006-12-01 20:40:01
·
answer #2
·
answered by Atanásio 6
·
1⤊
0⤋
Não concordo, porque ai teria quer ter uma disciplina pra cada religião, inclusive não cristãs, pois no Brasil o culto é livre. E aí já viu a bagunça quer iria virar, sem nenhma vantagem prática. Eu acho que religião se ensina nas igrejas, não e verdade?
2006-12-01 20:39:16
·
answer #3
·
answered by Euzinnho 5
·
1⤊
0⤋
Quando se fala em religião a maioria acha que só existe catolicismo ou protestantismo e se esquecem que no brasil cultua-se até o diabo. É muito importante o ensino religioso nas escolas mas sob o ponto de vista filosófico sem impor nenhuma denominação ou doutrina, mas conduzir os alunos ao despertar da consciência religiosa como suporte espiritual.
2006-12-01 20:38:22
·
answer #4
·
answered by Street 4
·
1⤊
0⤋
eu acho muito importante as crianças terem essa base, conhecer um pouco da palavra, sem ter que pregar o catolicismo ou outra religião tem que ser uma coisa bem aberta, e isso pode ajudar na educação das crianças...
2006-12-01 20:26:28
·
answer #5
·
answered by Cleiton S 3
·
1⤊
0⤋
Acho importante. A religiao acima de tudo lida as criancas a uma linha de conduta que e extremamentne importante para aprender a conviver com o proximo com respeito e consideracao. Testemunhamos hoje, uma geracao sem nenhuma lideranca definida, sem ideia do que nos espera, sem
saber em ou o que acreditar. Desenvolvendo nas criancas um
conceito de criacao por um ser superior, ajuda a definir os nossos propositos das nossas vidas e que nada e em vao. Eu acredito que ter Deus como um ponto de apoio ajuda nao so espiritualmente mas em termos de moral ( que hoje esta morrendo).
2006-12-01 23:43:16
·
answer #6
·
answered by Gigi 6
·
0⤊
0⤋
O problema é como achar essa forma ecumênica para ser ensinada. Poderia causar confusão nas cabecinhas que forem criadas dentro de uma religião. Não acredito que daria certo.
2006-12-01 23:01:42
·
answer #7
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
0⤋
A religião deve ser algo entre familiares, sem essa de imposição da escola
2006-12-01 22:58:53
·
answer #8
·
answered by Tereza B 5
·
0⤊
0⤋
Como os pais, de certa forma querem se ver livre da responsabilidade de educar os filhos e ensinar a eles valores como amor ao proximo, respeito, carinho, compaixão, amizade e companheirismo, essa responsabilidade esta sendo passada para os professores. Os professores são feitos para ensinar e nao para educar. Quem educa tem que ser os pais, que parecem que não estão nem ai pra educação de seus filhos.
Agora a disciplina de ensino religioso tem que estar voltada para a formação do cidadão como um todo e nao necessariamente ensinar-lhe uma religião, mas sim cidadania.
Se essa disciplina de ensino religioso valer como uma materia como matematica, historia etc, e tiver provas e notas tudo bem.
Mas se não tiver notas, o aluno não vai fazer absolutamente nada. Porque ele só faz alguma coisa se envolve nota.
Digo isso por experiencia propria. Dou e dei aulas de ensino religioso, e se não tiver notas a sala de aula vai virar um inferno, porque sem nota nao tem como se controlar alunos. A maioria não tem compromisso com absolutamente nada.
Os professores tem e podem reforçar alguns valores citados acima. Mas tem que se fazer um planejamento de como isso sera feito.
2006-12-01 21:25:52
·
answer #9
·
answered by Sem juizo mas com sorte 7
·
0⤊
0⤋
Eu não concordo. Considero perigoso.
O que os alunos estão precisando é discutir os valores necessários a uma convivencia democrática. No lugar de religião deveria vir uma disciplina tipo Ética e Cidadania.
Deixa a religião para as igrejas discutirem.
2006-12-01 21:11:42
·
answer #10
·
answered by Rozi 3
·
0⤊
0⤋