mal do século = tuberculose
Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Fagundes Varella, Junqueira Freire, Gonçalves Dias, poetas românticos, morreram de tuberculose
Augusto dos Anjos morreu tuberculoso, mas não era romântico.
2006-12-01 08:13:46
·
answer #1
·
answered by M.M.D.C. 7
·
1⤊
0⤋
O mal do século foi a tuberculose, uma doença que matava muitas pessoas, pois na época não tinha cura. Não foram os poetas que foram chamados mal do século. Inclusive Castro Alves morreu dessa doença. Foi no período do romantismo.
2006-12-01 17:22:02
·
answer #2
·
answered by lydiarlima 3
·
1⤊
0⤋
O mal-do-século foi como ficou conhecido o segundo período da literatura brasileira romântica. Celebrava-se o grande amor, a paixão desmedida, mas também as tristezas, angústias, o tédio.
A maioria dos autores morriam cedo, pois dormiam pouco, alimentavam-se mal e sofriam de amor e depressão. A maioria deles tras em seus poemas algo tipo: "Se eu morresse amanhã".
Os autores são: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela.
O primeiro é o mais depressivo, fala muito em morte, amor orgíaco e humor prosaico. O segundo tem uma linguagem simples e facil de entender, fala muito da saudade da pátria e da infância. O terceiro fala do índio, da pátria, da natureza, mas tambem do tédio e do abolicionismo... Sua principal poesia é Cântico do calvário em que fala da morte do filho.
2006-12-01 19:45:47
·
answer #3
·
answered by h_uxa 2
·
0⤊
0⤋
A chamada geração romântica do mal do século era tambem conhecida por byroniana, por seguir o modo de viver de Lord Byron, cujo estilo de vida influenciou essa geração.
Suas características principais eram:
a) Boemia, uma vida noturna em tavernas acompanhada de vinho (naquela época a cannabis não era tão popular) e prostitutas até o nascer do sol>
b) Satanismo, fascínio pelo fantástico e o sobrenatural; alguns deles praticavam missaes negras, eles viam o demônio como um rebelde como eles e se identificavam com o mesmo.
c) Pessimismo, visão negativa da vida, "a vida não valia a pena, a morte era tida como libertadora desse mal.
d) mulher como um ser distante e inatingível, sempre virgem, pálida e de aspécto doente.
No Brasil, os princípais representantes do movimento foram Álvares de Azevedo e Cassimiro de Abreu.
Lembra dos góticos? Podemos considerá-los como herdeiros dessa geração.
2006-12-01 18:56:35
·
answer #4
·
answered by mayakowisky 2
·
0⤊
0⤋
Mal do Século foi um conceito criado para designar o sentimento de morbidez, desespero, drama social e filosófico e pessimismo característicos do romantismo, escola literária que tem entre seus percussores Lord Byron, Victor Hugo e Álvares de Azevedo.
Bjus =]
2006-12-01 16:12:58
·
answer #5
·
answered by cris 7
·
1⤊
1⤋
Mal do século foi o nome utilizado para caracterizar o estado de espírito da geração romântica, principalmente dos seguidores de Lord Byron. Não teve nada a ver com tuberculose. Esse estado de espírito incluía pessimismo, boêmia, depressão, ceticismo, individualismo, tédio, gosto pelo exotismo, rebeldia contra as formas clássicas, fuga da realidade, tendência ao suicídio. Álvares de Azevedo foi o maior seguidor de Byron no Brasil. Morreu com apenas 26 anos.
2006-12-02 01:17:04
·
answer #6
·
answered by Edmilson M 5
·
0⤊
1⤋
2 º geraçao do romantismo no brasil
Augusto alguma coisa, e outros maniacos
2006-12-01 16:05:33
·
answer #7
·
answered by Jack_Freeman 2
·
0⤊
1⤋
Posso colocar um que na minha opinião foi um inútil por completo?
Olavo Bilac.
Poeta parnasiano. Fazia poesias sobre objetos (uma conhecida é "o vaso chinês") e complicava o simples.
A "arte pela arte", pregada pela escola literária parnasiana, desencadeou no maior período de "falta de arte", de fato, na literatura do Brasil.
2006-12-01 16:01:21
·
answer #8
·
answered by Francisco C 3
·
0⤊
1⤋