Histórico
Desenvolvida pela empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, com o objetivo de conectar os departamentos de pesquisa, esta rede foi batizada com o nome de ARPANET.
Antes da ARPANET, já existia outra rede que ligava estes departamentos de pesquisa e as bases militares, mas como os EUA estavam em plena guerra fria, e toda a comunicação desta rede passava por um computador central que se encontrava no Pentágono, sua comunicação era extremamente vulnerável.
Se a antiga URSS resolvesse cortar a comunicação da defesa americana, bastava lançar uma bomba no Pentágono, e esta comunicação entrava em colapso, tornando os Estados Unidos extremamente vulnerável a mais ataques.
A ARPANET foi desenvolvida exatamente para evitar isto. Com um Back Bone que passava por baixo da terra (o que o tornava mais difícil de ser interrompido), ela ligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível.
Nos anos 1970, as universidades e outras instituições que faziam trabalhos relativos à defesa tiveram permissão para se conectar à ARPANET. Em 1975, existiam aproximadamente 100 sites. Os pesquisadores que mantinham a ARPANET estudaram como o crescimento alterou o modo como as pessoas usavam a rede. Anteriormente, os pesquisadores haviam presumido que manter a velocidade da ARPANET alta o suficiente seria o maior problema, mas na realidade a maior dificuldade se tornou a manutenção da comunicação entre os computadores (ou interoperação).
No final dos anos 1970, a ARPANET tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, chamado de Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado. Em um sistema de comutação de pacotes, os dados a serem comunicados são divididos em pequenas partes. Essas partes são identificadas de forma a mostrar de onde vieram e para onde devem ir, assim como os cartões-postais no sistema postal. Assim também como os cartões-postais, os pacotes possuem um tamanho máximo, e não são necessariamente confiáveis.
Depois de algumas pesquisas, a ARPANET mudou do NCP para um novo protocolo chamado TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol) desenvolvido em UNIX. A maior vantagem do TCP/IP era que ele permitia (o que parecia ser na época) o crescimento praticamente ilimitado da rede, além de ser fácil de implementar em uma variedade de plataformas diferentes de hardware de computador.
Nesse momento, a Internet é composta de aproximadamente 50.000 redes internacionais, sendo que mais ou menos a metade delas nos Estados Unidos. A partir de julho de 1995, havia mais de 6 milhões de computadores permanentemente conectados à Internet, além de muitos sistemas portáteis e de desktop que ficavam online por apenas alguns momentos. (informações obtidas no Network Wizard Internet Domain Survey, http://www.nw.com).
Histórico da Internet no Brasil
A história da Internet no Brasil começou bem mais tarde, só em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia).
Até hoje a RNP é o "backbone" principal e envolve instituições e centros de pesquisa (FAPESP, FAPEPJ, FAPEMIG, etc.), universidades, laboratórios, etc.
Em 1994, no dia 20 de dezembro é que a EMBRATEL lança o serviço experimental a fim de conhecer melhor a Internet.
Somente em 1995 é que foi possível, pela iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, a abertura ao setor privado da Internet para exploração comercial da população brasileira.
O surgimento de um Mercado Comercial
No meio dos anos 80, havia um interesse suficiente em relação ao uso da Internet no setor de pesquisas, educacional e das comunidades de defesa, que justificava o estabelecimento de negócios para a fabricação de equipamentos especificamente para a implementação da Internet.
. A Internet está tendo um crescimento exponencial no número de redes, número de hosts e volume de tráfego.
maioria desses serviços surgiu em função dos esforços de pesquisa das universidades e evoluíram para serviços comerciais, entre os quais se incluem o WAIS (Wide Area Information Service), o Archie (criado no Canadá), o YAHOO, de Stanford, o The McKinley Group e o INFOSEEK, que são empresas privadas localizadas no Vale do Silício.
Kellen Cristina Bogo - Graduada em Ciência da Computação e Colaboradora a Almeida & Cappeloza Consultores Associados
2006-12-01 09:01:34
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋
A Internet apareceu na data em que foi criada a ARPANET, em 1969. Esta rede criou a primeira infra-estrutura global de comunicações e os respectivos protocolos.
A ARPANET tinha como objectivo principal servir a investigação e o desenvolvimento, sobretudo para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. Qualquer conteúdo ou comunicação de índole comercial era restritamente proíbido naquela altura.
Durante a década de 1980, a ARPANET foi sendo ligada a outras redes de universidades e de grandes empresas, como a HP, para dinamizar ainda mais a I&D. Nos finais da década, a ARPANET deu por atingidos os seus objetivos e entregou à NSF a responsabilidade de manter e aumentar o backbone. A NSF desenvolveu a rede sobretudo nos EUA.
Os primeiros ISP - Internet Service Providers - começaram a aparecer na década de 1980 e começaram a dar acesso a empresas e particulares, sobretudo através de dial-up.
No início da década de 1990, a NSF começou a perder o controle sobre o backbone, à medida que operadores privados começaram a criar as suas próprias infra-estruturas. Foi nessa altura que as restrições à comercialização da Internet foram totalmente abolidas.
Desde 1969, surgiram várias aplicações para a Internet, cada vez mais amigáveis ao usuário. Alguns exemplos: Gopher, Veronica, WAIS, FTP. Outras formas de comunicação em rede também tiveram sucesso e fizeram os primórdios da Internet, como é o caso das BBS ou de serviços online como a Compuserve ou a AOL.
Na década de 1990, o aparecimento da World Wide Web, o desenvolvimento dos browsers, a diminuição de custos de acesso, o aumento de conteúdos, entre outros fatores, fizeram com que a Internet tivesse um crescimento exponencial.'
2006-12-01 15:33:06
·
answer #2
·
answered by Val 5
·
1⤊
0⤋
Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear
2006-12-02 21:26:52
·
answer #3
·
answered by CAMILO JOSE O 4
·
0⤊
0⤋
A origem da Internet
Os primeiros registros de interações sociais que poderiam ser realizadas através de redes foi uma série de memorandos escritos por J.C.R. Licklider, do MIT - Massachussets Institute of Technology, em agosto de 1962, discutindo o conceito da "Rede Galáxica". Ele previa vários computadores interconectados globalmente, pelo meio dos quais todos poderiam acessar dados e programas de qualquer local rapidamente. Em essência, o conceito foi muito parecido com a Internet de hoje. Licklider foi o primeiro gerente do programa de pesquisa de computador do DARPA, começando em outubro de 1962. Enquanto trabalhando neste projeto, ele convenceu seus sucessores Ivan Sutherland, Bob Taylor e Lawrence G. Roberts da importância do conceito de redes computadorizadas.
2006-12-02 14:22:27
·
answer #4
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Qdo o homem foi a lua... Satelites... comunicacao...
Um americano chamado Vinton Cerf que inventou uma espécie de código que permite a troca de informações entre computadores.
E o que diz esse código? Basicamente ele divide todos os dados em pacotinhos. Cada um deles tem o endereço de quem envia o pacote e de quem o recebe.
Esse endereço é o número do computador. Sim, seu micro pode não ter nome mas com certeza ele tem um número, único. Na rede, as máquinas direcionam cada pacote desses ao seu destino. Lá, o pacote é aberto e reorganizado.
Esse princípio básico dos pacotinhos de informação funciona até hoje. Serve para transmitir tudo o que trafega pela Internet - até o correio eletrônico, que, aliás, foi também inventado pelo Vinton Cerf.
É por tudo isso que ele recebeu o título de "pai da Internet". Mas se alguém pergunta a Cerf se foi ele que inventou a Internet, logo diz que não. Ele tem toda a razão.
2006-12-01 15:40:28
·
answer #5
·
answered by Abelha ZZZ 6
·
1⤊
1⤋
acho que foi de parto normal
2006-12-01 15:38:42
·
answer #6
·
answered by Mauro 7
·
0⤊
0⤋
Pelo cabo coaxial grosso(haaaaa).
2006-12-01 15:36:45
·
answer #7
·
answered by washu 1
·
0⤊
0⤋
História da Internet
Numa altura em que toda a gente fala da Internet, e a mídia não param de nos bombardear com histórias de feitos fantásticos nesta rede das redes, fica claro que a Internet chegou, e veio para ficar. Mas a Internet não foi "planeada". Não houve nenhum grupo de pessoas que se sentou a uma mesa e disse "vamos criar a Internet".
Para perceber como nasceu a Internet temos que recuar no tempo: em 1957, a União Soviética lançou para o espaço o primeiro satélite, o que causou bastante azáfama junto dos Estados Unidos. Parte da resposta americana ao avanço tecnológico da União Soviética foi a criação do "Advanced Research Projects Agency" (Agência de Projetos de Investigação Avançada). No final dos anos 60, esta agência criou uma rede experimental chamada Arpanet, que utilizava uma tecnologia chamada 'packet switching' (troca de pacotes) para o transporte de informação, tecnologia esta que é a base do que hoje conhecemos por Internet.
A tecnologia 'packet switching' funciona da seguinte forma : Quando um dos computadores desta rede quer enviar informação a outro computador, divide essa informação em diversos pacotes, e em vez de estabelecer uma ligação direta ao computador de destino, envia os pacotes para o computador mais perto de si, com a indicação em cada pacote do computador remetente e o computador destinatário. Os pacotes viajam pelos computadores que estão ligados entre si, e cada computador encarrega-se de enviar os pacotes pelo caminho mais curto disponível até ao destino. A grande vantagem deste sistema era o fato de ser à prova de ataque, porque se parte do sistema fosse inutilizado, a rede era inteligente o suficiente para enviar a informação através das linhas e computadores ainda disponíveis.
Os correios (CTT) funcionam de uma forma semelhante: ao colocar uma carta (pacote) no correio ela tem o endereço de destino mas não é enviada diretamente para casa do destinatário. Primeiro a carta é recolhida pelos funcionários do posto local, é enviada para o posto mais próximo do destinatário e de seguida é levada pelo carteiro até à casa do destinatário. Se o posto de correios mais próximo do destinatário estiver "fechado" a carta é enviada para o posto imediatamente anterior e distribuído a partir daí.
Naquela altura, apenas organismos militares e grandes universidades estavam ligados entre si pela ArpaNet, mas a rede foi crescendo, e com o tempo foi permitida a entrada de empresas. Outras redes mais pequenas foram-se ligando também a outros computadores desta rede, formando um conjunto de redes de computadores ligadas entre si, a que hoje chamamos de Internet.
Assim, a Internet não tem nenhum ponto central, nem é gerida por ninguém, é apenas um conjunto de redes de computadores ligadas entre si, que utilizam a mesma tecnologia para enviar e receber informação.
O Email (correio eletrônico) foi o primeiro "serviço" a ser inventado, em 1972, embora demorasse algum tempo até que a sua utilidade fosse totalmente compreendida.
É de notar que o conceito de páginas web (a face mais visível e mais mediática da Internet) apenas foi inventado em 1993, e foi esta tecnologia utilizada na Internet a responsável pela verdadeira explosão de número de utilizadores, número de computadores, e redes ligadas. Até essa altura, os utilizadores da Internet apenas trocavam Email, descarregavam ficheiros e utilizavam serviços baseados em texto, hoje em dia pouco conhecidos.
E como nasceu a tecnologia que serviu de base para a criação das páginas web?
Em 1992, no CERN - Laboratório Europeu de Física de Partículas, na Suíça, um cientista chamado Tim Berners-Lee inventou uma forma de disponibilizar páginas de texto com 'links' onde se podia clicar para saltar para outras páginas. Lee desenvolveu este método de navegação na informação porque queria ter a possibilidade de obter mais informação sobre um dado termo ou tópico presente num texto, quando necessário.
Em 1993 Marc Andreessen e os seus colegas de trabalho no NCSA - National Center for Supercomputing Applications (Centro Nacional para Aplicações de Super-computação), criaram o primeiro browser - programa para navegar nas páginas web, chamado Mosaic.
O resto da história é já conhecida por muitos : O Mosaic foi evoluindo, e quando Marc Andreessen fundou uma pequena empresa chamada Netscape para desenvolver um 'browser' mais robusto, o crescimento e evolução da web tomou proporções verdadeiramente incríveis, e com o crescimento da web, cresceu também, a um ritmo alucinante, o número de utilizadores de Internet.
ok
2006-12-01 15:35:24
·
answer #8
·
answered by M.M 7
·
0⤊
1⤋
a internet foi inventada por militares dae essa informacao vazou nas maos da imprensa dae pra tecnologia!!!hauhauah sei la
2006-12-01 15:29:30
·
answer #9
·
answered by CHAZAN 4
·
0⤊
1⤋
A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.
Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.
2006-12-01 15:28:40
·
answer #10
·
answered by Marcos 4
·
0⤊
1⤋