English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estou questionando o fato de Astronomos informarem que estimam a temperatura das estrelas pelo espectro luminoso (vermelha fria ,azul quente)., analizam o movimento delas também pelo mesmo efeito (vermelho -se distanciando ,azul -se aproximando,"efeito Dopler", analizam tambem a composição delas pelo mesmo espectro (que material esta sendo queimado )
Verificam também a idade delas (azul nova ,vermelho velha)
A questão então é :
Como é que eles sabem que não estão se confundindo ao analizar algum parametro pelo efeito de outro ?Por exemplo ela ser fria (vermelha) mas esta se aproximando (desvio para o azul?)

2006-12-01 06:02:19 · 5 respostas · perguntado por jose b 7 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

5 respostas

Como escreveu o Marcelo, cada elemento gera uma raia diferente sobre o espectro da luz.
Mas, ao contrário do que possa parecer, um "deslocamento para o vermelho" gerado pelo afastamento não altera a "cor" da raia. Ela apenas é deslocada para o lado do vermelho na janela da luz visível. No caso de aproximação as raias se deslocam para o lado do violeta.
É como se você tivesse uma régua enorme passando na frente de uma janela. Se não houver um traço sobre a régua, você não poderia constatar o seu deslocamento. As raias de emissão ou de absorção fornecem este traço de referência.
A cor da luz é que irá definir a temperatura da fonte. Se você olhar para o filamento de uma lâmpada, poderá constatar que sua cor é branca, mas se usar um reostato e for diminuindo a corrente o filamento irá ficando amarelado, depois avermelhado, mais e mais escuro até sumir. Alguns dos nossos pirômetros (medidor de altas temperaturas) funcionam assim. E nós comparamos a sua cor com a cor do interior de um forno. Pela corrente que passa pelo filamento inferimos a temperatura.
Os astrônomos são bem espertos!
É bom lembrar que tudo o que sabemos sobre as estrelas foi descoberto por eles.

2006-12-01 19:46:08 · answer #1 · answered by Obs. Phoenix 7 · 0 0

o elemento mais abundante no universo é o hidrogenio, ao queimar o H voce obtem um feixe de luz, se voce pegar esse feixe de luz e direciona-lo a um prisma, voce vai encontrar o que os leigos chamam de arco-iris, mais ao queimar outro elemento (supondo, oxigenio) voce obtera um outro "arco-iris" diferente. Sabendo que cada elemento da tabela periódica forma cores diferentes, os astronomos olham para a estrela e colocam no telescopio uma aparelho chamado espectometro, ele groseiramente falando, é um prisma, e ao analaizar o "arco-iris" dele voce vai saber qual é o elemento que a estrela em questão é composta.

agora sobre sobre o deslocamento para o azul e o vermelho eu não tenho muita certeza, mais me parece que é que quanto mais velha a galaxia em questão, mais vermelha ela será, e consequentimente mais longe (ja que o universo se espande, e eles foram as primeiras a surgirem) mais lembre-se, eu não tenho certeza sobre isso

2006-12-01 07:27:37 · answer #2 · answered by Pensante 3 · 1 0

Eles são ciÊntistas... são burrinhos mesmo.

2006-12-01 15:00:46 · answer #3 · answered by Du 4 · 0 3

"Num" entendi nadinha, moço.

2006-12-01 13:45:07 · answer #4 · answered by Rose 3 · 0 3

,,,,,,,,,,,,,

2006-12-01 09:45:29 · answer #5 · answered by Ana Paula 2 · 0 3

fedest.com, questions and answers