Teresópolis - "Cidade de Teresa" - é uma homenagem a Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. Aqui a família imperial, profundamente encantada com as belezas naturais e com o clima desta bela região serrana, vinha freqüentemente em visitas e períodos de férias e descanso. Entretanto, as origens de Teresópolis retrocedem à primeira metade do século XIX.
A primeira descrição oficial de Teresópolis foi feita em 1788 pelo Dr. Baltazar da Silva Lisboa, que em seu relato descrevia a serra e a Cascata do Imbuí, porém a região só se tornou conhecida a partir de 1821, quando o português, de origem inglesa, George March aqui adquiriu uma grande gleba, transformando-a em uma fazenda modelo, com sua sede localizada onde hoje se encontra o Bairro do Alto.
A fazenda denominava-se Santo Antônio ou Sant’Ana do Paquequer e acabou por gerar o primeiro povoado de maior importância ao longo do caminho que ligava a Corte à Província das Gerais, desenvolvendo de maneira considerável a sua agricultura e pecuária, bem como o veraneio na região.
Paraíso dos alpinistas e montanhistas, o mais famoso dos picos da cidade é o Dedo de Deus, literalmente apontando para o céu com 1.692m de altitude; depois, vem a formação conhecida como Verruga do Frade, com uma altitude de 1.980m; em seguida está a Pedra do Sino com 2.263m. Temos ainda a Agulha do Diabo, com 2.050 m de altitude e, por fim, o Dedo de Nossa Senhora com seus 1.320 m. Por tudo isso, a região é a preferida dos alpinistas e está cheia de escolas e instrutores para os iniciantes neste esporte. Os mais ousados e experientes gostam de encarar a travessia Teresópolis - Petrópolis, uma jornada de 42 quilômetros atravessando a mata e as montanhas da região.
Ao contrário do que muitos pensam, todo o crescimento e posterior desenvolvimento deste pequeno núcleo se verificou no sentido Norte-Sul, isto é, os comerciantes que vinham das Minas Gerais em direção ao porto da Estrela, localizado nos fundos da Baía de Guanabara, e que passavam por Petrópolis, tinham esta região como ponto estratégico para repouso. Só mais tarde, bem mais tarde, o fluxo foi modificado para o sentido Sul-Norte, com o advento da ligação rodoviária entre o Rio e Teresópolis, em 1959. Lentamente, o povoado foi-se desenvolvendo, passando à categoria de Freguesia de Santo Antônio do Paquequer, em 1855.
Somente em 6 de julho de 1891, através do decreto de nº 280 do então Governador Francisco Portela, a freguesia foi alçada à condição de município, passando a denominar-se Teresópolis, tendo o seu território sido desmembrado do município de Magé.
Desde então, Teresópolis continua atraindo, cada vez mais, milhares de visitantes e novos moradores que, como a família imperial, encantam-se com o clima privilegiado, a exuberante beleza de sua paradisíaca paisagem, além dos belíssimos atrativos naturais e culturais.
2006-12-01 02:55:10
·
answer #1
·
answered by ♥Erika♥ 6
·
2⤊
0⤋
Oi,
Teresópolis/RJ tem seu nome em homenagem a Imperatriz Dona Teresa Cristina, mulher do Imperador D. Pedro II.
Não por acaso, faz divisa com Petrópolis/RJ (Cidade de Pedro).
* Saiba mais no link abaixo.
Um abraço
2006-12-01 11:49:24
·
answer #2
·
answered by Tin 7
·
1⤊
0⤋
Essa cidade fica na região serrana do estado do Rio de Janeiro e se chama Teresópolis, em homenagem a imperatriz Teresa Cristina. A época de sua fundação, data do Império brasileiro.
2006-12-01 10:55:10
·
answer #3
·
answered by Fernando Basto 5
·
1⤊
0⤋