NÃO SERIA PURA E SIMPLESMENTE ASSIM....
Movimento dos Planetas
Os planetas estão muito mais próximos de nós do que as estrelas, de forma que eles parecem se mover, ao longo do ano, entre as estrelas de fundo. Esse movimento se faz, geralmente, de oeste para leste (não confundir com o movimento diurno, que é sempre de leste para oeste!), mas em certas épocas o movimento muda, passando a ser de leste para oeste. Esse movimento retrógrado pode durar vários meses (dependendo do planeta), até que fica mais lento e o planeta reverte novamente sua direção, retomando o movimento normal. O movimento observado de cada planeta é uma combinação do movimento do planeta em torno do Sol com o movimento da Terra em torno do Sol, e é simples de explicar quando sabemos que a Terra está em movimento, mas fica muito difícil de descrever num sistema em que a Terra esteja parada.
2006-12-01 01:59:18
·
answer #1
·
answered by APRENDIZ DE Y!R 5
·
0⤊
2⤋
O primeiro a chegar a essa conclusao foi Kepler. Ele analisou as posições dos planetas por varios anos e deduziu que a forma que melhor explicava as coordenadas encontradas era a elipse.
Mais tarde, Newton elaborou suas três leis do movimento e também a teoria da gravitação universal. Utilizando a segunda lei de Newton e a gravitação universal, acha-se uma equação diferencial (uma equação envolvendo derivadas) cuja solução é uma função que te da a posição do corpo em relação ao tempo. A solução dessa equação é uma família de cônicas, isso quer dizer que a órbita pode ser uma hipérbole, uma parábola ou uma elipse, dependendo da configuração do sistema. para os planetas do sistema solar, a solução é uma elipse. Foi assim que se chegaram a essa conclusão.
Se vc quiser mais detalhes e manjar um pouco te matematica avançada pode consultar algum livro de mecanica classica, la vc vai achar tanta a equação diferencial como suas soluções!!
Espero ter ajudado!
2006-12-02 23:19:28
·
answer #2
·
answered by Malkav 3
·
0⤊
0⤋
As órbitas planetárias são curvas naturais, também chamadas curvas cônicas.
Elas podem ser elípticas, parabólicas ou hiperbólicas.
As órbitas circulares são casos especiais de órbitas elípticas com excentricidade igual a zero.
As órbitas elípticas são estáveis por longos períodos.
As órbitas parabólicas são relativamente raras, encontradas apenas em alguns cometas.
As órbitas hiperbólicas são casos particulares que ejetam os corpos para fora do sistema solar após uma aproximação excessiva do Sol ou de um planeta massivo.
Os planetas que estiveram em órbitas instáveis caíram no Sol, em um dos planetas, ou foram ejetados para fora do sistema solar.
2006-12-02 05:03:29
·
answer #3
·
answered by Obs. Phoenix 7
·
0⤊
0⤋
Oiça amigo...não é uma coisa que se exolique com "duas cantigas".
Aconselho-o a estudar As leis de Keppler. Este cientistas alemão explicou o que você quer saber muito bem...mas se prepare para o formalismo matemático.
Valeu?
2006-12-01 10:19:58
·
answer #4
·
answered by Nero Mira 3
·
0⤊
1⤋
Uma órbita é uma trajetória que se estabelece pelo equilíbrio entre a inércia de movimento do corpo em órbita (que por si só faria o corpo sair em linha reta pela tangente da órbita) e a atração gravitacional do astro central (que puxando para o centro faz o corpo descrever uma curva). Genericamente qualquer órbita é elíptica. Órbitas circulares são casos muito especiais de órbitas, uma tremenda coincidência na combinação destes fatores citados (inércia de movimento e gravidade).
A origem do movimento dos planetas ao redor do Sol vem da própria origem do sistema solar. A nuvem de gás e poeira que formou o Sole os planetas estava girando e tudo que se formou a partir dela continuou girando.
.
2006-12-01 10:04:30
·
answer #5
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
0⤊
1⤋
Acho que não entenderam a sua pergunta. Pelo menos eu não vi explicação nenhuma aí acima.
Os planetas em volta do Sol têm a órbita elíptica simplesmente por que o Sol está em movimento na galáxia. Sendo assim ela não só e elíptica como é excêntrica, ou seja, o sol não está exatamente no centro dessa órbita descrita. Assim também é o caso da lua cuja órbita também é um elíptica, não tão acentuada.
Para se ter uma idéia se algo fizesse com que o sol aumentasse sua velocidade em volta na galáxia, a Terra até poderia ficar para trás. Ao contrario, se ele diminuísse essa velocidade dependendo da posição da terra nesse momento, ela cairia sobre ele.
2006-12-01 18:40:41
·
answer #6
·
answered by jp 7
·
0⤊
2⤋
Magnífica pergunta!!! Parabéns por essa pergunta. Eu também não sei e espero que alguém responda.
2006-12-01 09:58:09
·
answer #7
·
answered by Escatopholes 7
·
0⤊
2⤋
por causa da luz do sol
2006-12-01 09:55:28
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋