Um Gateway, ou porta de ligação, é uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos de gateway podem ser os routers (ou roteadores) e firewalls, já que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede. Um proxy também pode ser interpretado como um gateway (embora em outro nível, aquele da camada em que opera), já que serve de intermediário também.
Depreende-se assim que o gateway tenha acesso ao exterior por meio de linhas de transmissão de maior débito, para que não constitua um estrangulamento entre a rede exterior e a rede local. E, neste ponto de vista, estará dotado também de medidas de segurança contra invasões externas, como a utilização de protocolos codificados.
Cabe igualmente ao gateway traduzir e adaptar os pacotes originários da rede local para que estes possam atingir o destinatário, mas também traduzir as respostas e devolvê-las ao par local da comunicação. Assim, é freqüente a utilização de protocolos de tradução de endereços, como o NAT — que é das implementações de gateway mais simples.
Note-se, porém, que o gateway opera em camadas baixas do Modelo OSI e que não pode, por isso, interpretar os dados entre aplicações (camadas superiores). No entanto, por meio do uso de heurísticas e outros métodos de detecção de ataques, o gateway pode incorporar alguns mecanismos de defesa. Esta funcionalidade pode ser complementada com uma firewall.
2006-12-01 01:16:57
·
answer #1
·
answered by Marivaldo L 6
·
0⤊
0⤋
gateway é um computador servidor. Exemplo: digamos que eu configure uma pequena rede doméstica. Eu tenho lá cinco computadores interligados. Eu não preciso colocar IPs válidos pra todos eles. Eu coloco somente uma máquina conectada à internet, e o IP que eu uso nela eu coloco como Gateway nas outras máquinas, sendo então esse o computador servidor de internet. Belez?
isso ai, falou
2006-12-01 19:25:09
·
answer #2
·
answered by astamenol 4
·
0⤊
0⤋