Caio Júlio César, general romano, conquistador, tribuno e historiador. Conquistou as Gálias, esteve no Egipto (onde teve uma relação amorosa com Cleópatra), passou a África e submeteu a Hispânia. Aumentou consideravelmente as fronteiras do mais organizado império jamais existente – o romano. A sua audácia e astúcia, tornaram-no numa lenda. Amado e odiado, conseguia movimentar-se na complexa teia de influências da Roma de então. De chefe militar passou a ditador fundador do império mais sólido de sempre. Como senador foi brilhante. Teve diversos adversários como Catilina. César cria um triunvirato com Pompeu e Crasso e distribuem entre si os poderes do Estado. Fazem então alianças matrimoniais, Pompeu casa em quartas núpcias com Júlia, filha de César e ele casa pela terceira vez com Calpúrnia, filha de um político influente. No ano de 54 o triunvirato termina. A sua desmedida ambição leva-o a ser quase um monarca e querer ser considerado divino. Sem ter sido imperador é sem sombra de dúvida a mais conhecida figura da História Romana e mentor de grandes militares e políticos de diversos países. Júlio César cai em desgraça perante os seus pares e é assassinado, em pleno Senado, por 60 conjurados, entre eles um familiar insuspeito: o seu próprio sobrinho e filho adoptivo. Surpreso, César disse em latim: Tu quoque, Brute, fili mi? (Até tu, Brutus, meu filho?)
2006-11-30 18:09:15
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
5⤊
0⤋
Expressão atribuída ao Imperador Romano Cesar ao ser assassinado de emboscada pelos seus inimigos políticos.
Brutus, quem o apunhalou, era seu próprio filho.
César, ao sentir-se ferido e olhando para seu agressor, exclamou surpreso "Até tú, Brutus?"
2006-11-30 18:18:10
·
answer #2
·
answered by DISCÍPULO 7
·
2⤊
2⤋
Veio de Júlio César, ditador romano que foi traído e morto pelo próprio filho, daí a frase: até tu Brutus meu filho.
2006-11-30 20:12:37
·
answer #3
·
answered by Avatar 5
·
1⤊
2⤋
Julio Cézar, imperador romano, amado por muitos e odiado pelos que compunham o senado por sua popularidade e sua devoção à causa do império, foi vítima de uma cilada e morreu assassinado com um golpe de punhal.
O autor da punhalada foi seu pupilo Brutus, convencido pelos senadores de que essa era a melhor coisa para Roma e corrompido pelas promessas de poder.
Desse epsódio histórico vme outra expressão famosa: Apunhalar pelas costas ou apunhalar as costas enquanto dáum abraço.
Isso porque consta que o golpe desferido por Brutus foi dado enquanto esse estava abraçando o Cézar.
2006-12-01 00:57:45
·
answer #4
·
answered by jorge luiz stein 5
·
0⤊
2⤋
Imperador romano Júlio César que foi traido pelo seu próprio filho Brutus.
2006-11-30 20:52:11
·
answer #5
·
answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6
·
0⤊
2⤋
Brutus não é filho de César (imperador romano).
César é amante da mãe dele, desde quando ele era criança.
Ele respeita César toda sua vida, e o ama.
Anos depois, Brutus se torna membro do senado.
Por decisão política, que não me cabe aqui explicar com detalhes, alguns membros do senado decidem pelo assassinato de César. Brutus teme.
César confiava em Brutus, mais que um pai confiava no filho.
César sabia da conspiração, mas confiava que Brutus nunca lhe faria mal.
Quando lhe enfiaram a primeira facada numa reunião do senado, ele olhou para Brutus esperando dele a salvação,e encontrou um Brutus calado.
Vieram outras facadas, mas ele não morria, e mantinha os olhos fitos em Brutus, pedindo seu socorro. Quando Brutus se levantou e deu-lhe a facada mortal, dizem que César disse: Até tú Brutus?
2006-11-30 18:42:25
·
answer #6
·
answered by elysabet 5
·
0⤊
2⤋
"tu quoque Brutus fili mihi?" ou até tú, meu filho Brutus? disse Cézar ao ser assassinado por algozes e seu filho Brutus
2006-11-30 18:35:58
·
answer #7
·
answered by ciririka 7
·
0⤊
2⤋
Caio Júlio César
100 - 44 a.C.
Até tu, Brutus, meu filho?
http://www.leme.pt/historia/palavras/cesar.html
ou Acesse com vários sites a respeito do tema:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=+At%C3%A9+tu+Brutus+meu+filho%3F+&btnG=Pesquisa+Google&meta=
De seu nome completo Marco Junio Bruto, nasceu provavelmente em 84 a.C.. Faleceu em 42 a.C..
Foi um dos fiéis de Júlio César. Contudo, em 15 de Março de 44 a.C., conjuntamente com mais 22 companheiros, assassina César no Senado (ficou célebre a frase dita por Júlio «Também tu, Brutus». Segundo alguns historiadores ele teria dito não Brutus mas sim «Filho»).
Uma vez perpetrado o assassinato do ditador, e embora convencido de que com isso restaurava os princípios da República com o apoio da maioria, viu-se obrigado a fugir juntamente com os seus seguidores para a Macedónia.
Levou consigo o necessário para cunhar moedas mediante as quais quis fazer a apologia do seu gesto. No reverso da moeda encontra-se o barrete da liberdade (píleo) que usavam os escravos libertados, e dois punhais.
Cerca de 43 a.C., levantou em conjunto com um outro companheiro do atentado, Cássio, um exército na região da Macedónia, sendo derrotado em duas batalhas em Filipos por Marco António, sendo posteriormente, e por ordem deste, assassinado.
BRUTALIDADE - Júlio César, imperador romano, foi assassinado por um grupo de conspiradores do qual fazia parte seu filho adoptivo Brutus (daí vem brutalidade).
2006-11-30 18:14:18
·
answer #8
·
answered by ? 2
·
0⤊
2⤋