Definitivamente, bandido... ele matava. Fazia justiça dura e letal pelas próprias mãos. A "simpatia" popular recordada em literatura de cordel, se deve á aparente lacuna que preenchia pela ausência do governo na solução de um melhor equilibrio social. Lampião formou quadrilha, estuprou, matou sem julgamento.... definitivamente bandido, mesmo que cheio de razões e motivos.
Um abraço
2006-11-30 15:40:49
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
12⤊
1⤋
LAMPIÃO NÃO FOI BANDIDO NEM HERÓI.ele quis ser um justiceiro que não deu certo, pois tinha que roubar, saquear para manter seu bando, no inicio era vingança depois vem o preço da burrice que procurado tinha que sobreviver a qualquer custo não importava como.
2006-11-30 23:34:40
·
answer #2
·
answered by milongueiro 3
·
2⤊
0⤋
Foi um bandido. Apenas porque lutava contras as autoridades oligárquicas e corruptas da República Velha (porque as a astoridades lutavam contra eles) historiadores marxistas tentaram pintar os lampiões como heroes
2006-11-30 23:28:24
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Foi um bandido, cruel e assassino !!!
Nunca lutou por causas políticas mas teimam em tentar transformá-lo em herói.
2006-11-30 23:26:50
·
answer #4
·
answered by sponk 2
·
2⤊
0⤋
EU CREIO QUE ELE FOI UM JUSTICEIRO. E FAZIA JUSTIÇA COM SUAS PROPRIAS MÃOS, E JULGAVA CONFORME SEUS PROPRIOS CONCEITOS DE CERTO E ERRADO, DE JUSTO OU INJUSTO.
E POR TER PODER, USAVA-O PARA SEU PROPRIO BENEFICO TAMBÉM.
ELE ESTAVA NOS DOIS LADOS DAS FORÇAS.
ATUAVA NO LADO NEGRO E NO LADO BRANCO DA FORÇA!!!
PRA UNS ELE ERA QUERIDO E PRA OUTROS ELE ERA ODIADO!
DEPENDE DO PONTO DE VISTA E DA SITUAÇÃO ANALISADA!
CREIO QUE ELE É COMO O CORINTHIANS E O FLAMENGO!
UNS AMAM E OUTROS ODEIAM...
EH EH EH EH . . .
PRA MIM ELE FOI UM JUSTICEIRO.
OK?
UM ABRAÇO!
.
2006-12-03 12:59:43
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Os dados históricos com que se preocupa em recompor à entrada de Virgulino no cangaço, são fragmentários, confusos e, geralmente, contraditórios; contudo marcado pelas desigualdades sociais, a figura dele representava o poder e a lei e favorecia o banditismo social.
Zodíaco, que a estrela guia ilumine o seu caminho... até o verdadeiro espírito de Natal!
2006-12-01 11:28:48
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O cangaceiro
Lampião comandou um grupo de bandidos fiéis e corajosos, mas extremamente cruéis. Um deles, Corisco, após sua morte, tornou-se seu sucessor. Lampião teve uma vida difícil; seu pai foi morto quando Virgulino ainda era adolescente, numa busca policial, pelo alagoano José Lucena Maranhão, quando o destacamento procurava Virgulino, Levino e Antônio, os três irmãos já envolvidos com crimes. A ação policial desastrada o levou definitivamente a assumir a atitude de bandido, e por volta de 1916 se juntou a um bando de cangaceiros chefiados por um primo seu, Sebastião Pereira, vulgo "Sinhô" Pereira. Já em 1919 liderava o grupo, e sua fama corria o país inteiro. Era o personagem preferido de literatura de cordel, onde era mostrado como um grande "herói", infalível e indomável. Relatos de suas façanhas contra as polícias chegavam aos ouvidos dos políticos, que patrocinaram uma caçada para persegui-lo e matá-lo.
Vários coronéis do sertão ofereciam armas, munição e abrigo em suas terras ("coiteiros") ao cangaceiro, em troca de ajuda para sua segurança e na luta contra inimigos, assim como participação no butim dos saques. Lampião se tornou uma "lenda" depois de morto. Desenvolveu-se, depois da sua morte, a falsa noção de que ele era uma espécie de revolucionário marxista (documentos da "III Internacional" à época falam dos cangaceiros como "partisans", i.e., guerrilheiros), que combatia as injustiças sociais no sertão, e que tirava dos ricos para dar aos pobres. Na verdade ele parece ter sido apenas um bandido comum, extremamente cruel e sanguinário, capaz das piores atrocidades contra as populações rurais no nordeste, e que sempre viveu em conluio com latifundiários. Extremamente vaidoso, gostava de perfumes franceses, roupas com enfeites e chapéus enormes adornados com moedas de prata, e confeccionava suas próprias alpercatas, bornais e cartucheiras, feitos de couro.
Apesar de suas atrocidades, era religioso e trazia sempre no bornal um rosário e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Conta-se, aliás, que em 1926 teria recebido a patente de capitão da Guarda Nacional pelas mãos do Padre Cícero a fim de combater a Coluna Prestes que, naqueles dias agitados, passava pelo território cearense - um mito que parece ter como objetivo realçar o prestígio de Lampião ao associá-lo ao maior taumaturgo nordestino.
2006-12-01 08:27:24
·
answer #7
·
answered by neto 7
·
1⤊
0⤋
Um pouco de tudo do que somos nós.Perdidos entre muitos bandidos e, achados em poucos heróis.
2006-12-01 01:13:28
·
answer #8
·
answered by Nilde M 3
·
1⤊
0⤋
depende do raciocínio de cada um........para uns herói........para outros bandido.
o que para você pode ser um herói ,para outros pode ser um bandido. EX: aposto que a mãe de um ladrão para ela seu filho vai ser sempre um herói,não é verdade?
2006-12-01 00:09:14
·
answer #9
·
answered by carlos r 5
·
1⤊
0⤋
Como ele roubava e ajudava algumas pessoas, nao da pra chamar de bandido. Mas tambem nao da pra chamar de heroi ja que muita gente boa morreu.
Pesando bem, ele foi um bandido.
2006-11-30 23:30:14
·
answer #10
·
answered by Cherry c 6
·
1⤊
0⤋