English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

.

Faz séculos que, a cada hora, elegem um novo bode expiatório como o “vilão da vez” para justificar nosso atraso:

- ele já foi Portugal, q nos explorou por 3 séculos;

- também já foi a Inglaterra, q explorava Portugal;

- já foram os EUA, q exploram todo mundo.

Mais recentemente, o vilão tem variado entre coisas tão díspares como:

- a globalização – essa “coisa medonha e horripilante” q até parece (querem fazer parecer) ser uma coisa recente e não um movimento constante e decorrente da expansão da presença e da atividade humanas desde q surgimos no planeta;

- a dívida externa – alegadamente fruto da ganância descabida dos banqueiros internacionais e não da imbecilidade de tantos governos q já tivemos; e

- as elites nacionais – q, segundo dizem, só nos querem ver apodrecendo na pobreza infinita...

Quando o BR vai crescer?

Quando vai deixar de "precisar" se fazer de vítima?

Quando vai assumir sua responsabilidade?

Chega de birra!

O BR pode mais!

2006-11-30 11:44:40 · 8 respostas · perguntado por m_amoy 5 em Governo e Política Outras - Governo e Política

8 respostas

Nós, não! Eu não sou petista.

2006-11-30 11:50:29 · answer #1 · answered by podocarpo 7 · 1 0

Responderei em relação à política. Durante anos o discurso brasileiro foi o de que os culpados pela situação de total desamparo governamental à nossa sociedade era culpa dos EUA. Esses discursos cômodos já cansaram e só interessam a quem pode, mas não quer fazer nada para modificar.
A nossa melhora social depende de nós mesmos e não dos outros. Como depende de nós, não fazendo nada estamos errando por omissão e ninguém gosta de errar, por isso, culpar terceiros é mais fácil, pois desviamos nossa responsabilidade.

2006-12-01 09:04:54 · answer #2 · answered by Janaina S 1 · 0 0

É uma espécie de esquizofrenia coletiva. A culpa é sempre dos "outros". Mas vem de longe, de panfletos esquerdistas dos anos 50 e 60. E da esquizofrenia direitista dos anos 30, quando Plínio Salgado pregava um nacionalismo sem estrangeiros judeus, africanos degenerados, portugueses donos de padaria( imagine!), investimentos de americanos e ingleses... Época de Hitler e Mussollini. Somando tudo, deu nessa esquizo-paranóia latino-americana. Vcs não estão vendo bolivianos "não querendo" a Petrobrás? A ignorância e a esquizofrenia de mãos dadas. A "estatização" da falta de conhecimento e da arrogância. E do orgulho do que não temos, o que é mais infantil ainda. A falta de auto-crítica não deixa o ser humano crescer. Imaginem um paìs.

2006-12-01 01:08:20 · answer #3 · answered by dani09rio 3 · 0 0

Somos orgulhosos em algumas coisas,além do que, é sempre mais fácil e mais cômodo botar a culpa em outrem

2006-12-01 00:15:57 · answer #4 · answered by The Dark Knight 5 · 0 0

O ser humano em sua atual fase de desenvolvimento, ainda é mentalmente sedentário, salvo alguns expoentes que alavancam o progresso, pagando por isso duras penas.
Neste contexto, podemos observar que a grande maioria das pessoas,vale-se de desculpas, para atribuir a terceiros seus próprios erros, ou seja sua não participação de forma efetiva, no objetivo que almeja.
O Brasil somos nós, que de uma forma ou de outra, estamos usando o direito de espernear, e questionamos uma realidade que não nos agrada, e com isso, estamos dando o primeiro passo, para mudarmos uma situação que nos incomoda, .
O desabafo de sua pergunta, sem dúvida está contribuindo para a resolução de tão crucial problema, que afeta a nós brasileiros e a toda humanidade.
Continue buscando soluções, e num dado momento você encontrará uma oportunidade, para por em prática seus ideais.Todos torcem pelo seu sucesso.

2006-11-30 21:59:05 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Para conseguirmos a ser uma país desenvolvido, necessitaríamos dar mais valor a leitura, para podermos sair da profunda ignorância que nos cerca. Esse amor louco por luxúria (sexo, pornográfia, músicas de cunho sexual), essa bobagem de super valorizar coisas fúteis, tipo essas novelas sem nenhum tipo de cultura e demais coisas de baixo nível.

2006-11-30 20:49:25 · answer #6 · answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7 · 0 0

Estou louca para saber essa resposta...Quando vai crescer?Quando deixaremos de ser vítimas da circunstância?Eu também gostaria de saber, minha existência urge pela resposta...Um abraço

2006-11-30 20:16:10 · answer #7 · answered by Sol 4 · 0 0

fale por si

2006-11-30 19:50:15 · answer #8 · answered by monica 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers