Olha existe bolsa para mestrado, mas na verdade sempre tem um QI, e muitas vezes nem o QI funciona. Agora vc pode ter certeza que se estiver em condições financeiras de pagar um Mestrado, ninguem vai se preocupar . Acaba passando na entrevista, acham o projeto maravilhoso, fazem tudo para você efetuar o curso e pagar as mensalidades.
Mas nem sempre é assim, tem gente que vai a luta e consegue e eu estou torcendo por vc. Pois minha filha precisou largar o mestrado dela porque não conseguiu a bolsa, não dava para cursar um semestre e esperar a bolsa para o outro semestre, então, o mestrado ficará para o futuro vindouro, já fez duas especializações e vamos aguardar. Não desista, se não puder seguir um caminho siga pelo outro, todos levam ao teu destino. Com certeza muitas vezes não conseguimos pegar um atalho, mas lembre-se que pode haver no caminho do atalho um grande abismo esperando por você e muitas vezes o caminho árduo oferece apenas pedras das quais poderá desviar-se com certeza. Mas, mesmo que encontre um abismo, de meia volta e procure um novo caminho, mas não desista do teu sonho.
Abraços , boa sorte e felicidades, que Deus realize os teus sonhos com a tua persistência .
2006-11-30 11:41:03
·
answer #1
·
answered by Lilizinha 4
·
0⤊
0⤋
Não mesmo! Acontece que o ingresso no mestrado em uma boa instituição exige um preparo anterior de grande qualidade, o que nem sempre se consegue apenas com a graduação.
Assim, se você quiser fazer o mestrado, procure descobrir onde há pesquisadores que atuam na área que lhe interessa e busque conversar com algum para saber o que lhe falta para conseguir.
Boa sorte!
2006-11-30 22:37:40
·
answer #2
·
answered by Ana Terra 4
·
0⤊
0⤋
Existe departamentos nas universidades na qual as vagas são maiores que o número de candidatos. Aí entra...o famoso pistolão.
Há departamentos que existe mais candidatos do que vaga.
Exemplo: 120 pessoas para 1 vaga(minha sobrinha conseguiu, mas por competência e inteligência).
ENTRE PARA O PT COM CARTEIRINHA, QUEM SABE!?
2006-11-30 21:26:17
·
answer #3
·
answered by LionRio 7
·
0⤊
0⤋
Em alguns casos, é verdade. O Ministerio Publico, inclusive, já interveio em algumas universidades federais, questionando os criterios de selecao de alguns cursos. São muito vagos...Salvo engano, isso ocorreu na UnB, por exemplo. Nao lembro o curso, acho que foi Ciencias Sociais, sei lá.
2006-11-30 20:36:52
·
answer #4
·
answered by Chatoso II 3
·
0⤊
0⤋
Nunca puxei saco de ninguem, não conhecia ninguém na instituição onde ingressei, nunca fui bolsista em nenhum momento da graduação, procurei um Instituto idôneo de uma instituição federal, apresentei meu currículo (que incluia atividades de pesquisa por cerca de 4 anos) e um pré-projeto de pesquisa com minhas intenções em relação ao curso.
Fiz uma prova de conhecimentos específicos (bem puxadinha!!!) e depois uma de inglês. Aprovado nas provas passei por uma entrevista onde me questionaram sobre o pq de procurar aquele determinado instituto, sobre minhas atividades de pesquisa e demonstraram grande interesse por eu apresentar um projeto de pesquisa bem definido.
Fui admitido, fiz o mestrado enquanto trabalhava, portanto sem bolsa, ralei muito e consegui concluir o curso com sómente um pedido de prorrogação de prazo.
Mas reconheço que em alguns institutos parece só haver lugar para ex-bolsistas.
Uma dica: é interessante fazer uma pós-graduação entre a graduação e o mestrado - ela te dará mais base para o projeto de pesquisa que vc pretende desenvolver. Não é imprescindível mas ajuda.
Se for possível tente fazer a pós no mesmo instituto em que pretende fazer o mestrado - isto te dará a chance de averiguar quais os campos de pesquisa que estão em evidência no mesmo e encaixar sua proposta em algum deles - bem como conversar com algum prof que se interesse por seu projeto e te ajude a evidenciar aquilo que pode torná-lo mais importante/atraente para o instituto.
Espero ter ajudado. Se quiser mais alguma dica me escreva, o contato esta aí no YR!. Um abraço.
2006-11-30 19:42:12
·
answer #5
·
answered by DéAlves 3
·
0⤊
0⤋
eu acredito que de modo geral , ainda é a capacidade , sinto muito se você foi descrimina-da
2006-11-30 19:36:40
·
answer #6
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋
parece que sim , é um campo restrito.Eles fazem questão de dificultar.
2006-11-30 19:29:04
·
answer #7
·
answered by mítia 3
·
0⤊
0⤋
Onde está o direito de competição e onde está os critérios de desempate? Quem dá as diretrizes? porque tem que ser por debaixo dos panos? até quando?
É de uma hipocrisia a disputa de poder dentro das universidades que dá nojo. INFORMO a vc a procurar ser aluna bolsista como no NEPS de sua universidade, assim, as chances aumentaram, mas depende muitíssimo de vc, de sua inteligência e diplomacia, corra para alcançar seus objetivos, não seja igênua.
2006-11-30 19:21:20
·
answer #8
·
answered by Leo 1
·
0⤊
0⤋
Em se tratando de Brasil tudo é possível, mas se você tiver competência para competir de igual para igual com os outros, não vejo por que pensar negativamente, lute e faça valer seus direitos. ok?
2006-11-30 19:20:34
·
answer #9
·
answered by m.ferraciolli 1
·
0⤊
0⤋
Sim, vc pode fazer mestrado. Para isso é bom que vc procure participar de grupos de estudos da sua universidade enquanto está cursando; procure nesse estudo elaborar algum artigo que possa ser publicado (isso conta muito no teste de seleção). se não fizer nada disso, ainda assim será possível - só que mais difícil, por isso a impressão de que só os puxa sacos conseguem entrar no mestrado. Não é ser puxa saco, mas sim alguém que busca aprofundar-se no ambiente acadêmico com o intuito de aproveitar tudo aquilo que o curso oferece. Boa sorte!
2006-11-30 19:16:39
·
answer #10
·
answered by Zac W 6
·
0⤊
0⤋