English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Minha professora de fisiologia pediu que a gente estudasse isso pra prova. É claro que vou pesquisar, mas alguém saberia me dizer a resposta só pra que eu tenha uma idéia?

2006-11-30 08:13:51 · 12 respostas · perguntado por Cristiana Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ 3 em Educação e Referência Ajuda para Lição de Casa

12 respostas

A febre é uma reação fisiológica de defesa do seu organismo , com aumento da temperatura corporal em resposta a alguma alteração metabólica estranha ao funcionamento normal do corpo.hipertemia pode ser causada por fatores externos ao metabolismo.

2006-11-30 08:30:31 · answer #1 · answered by Rainha 6 · 1 0

Oi,

Isto ajuda você?

TEMPERATURA CORPORAL

(FEBRE E HIPOTERMIA)
A temperatura do interior do corpo (temperatura central) permanece quase constante, dentro de uma variação de mais ou menos 0,6º C, mesmo quando exposto a extremos de frio ou calor, graças ao aparelho termorregulador.
A temperatura corporal obedece a um ritmo circadiano, atingindo o seu máximo durante o anoitecer entre 18 e 22 horas e a sua maior baixa no início da manhã entre 2 e 4 horas.
Os valores térmicos estão aumentados em certas condições, tais como refeições, exercícios intensos, gravidez ou ovulação.

Regulação da temperatura corporal
A manutenção da temperatura corporal é resultado do equilíbrio entre a produção do calor (combustão de alimentos, fígado e músculos) e a perda calórica.
O calor gerado no interior do organismo chega à superfície corporal através dos vasos sangüíneos que formam o plexo vascular subcutâneo, mas pouco calor se difunde para a superfície, graças ao efeito isolante do tecido adiposo.
O fluxo sanguíneo para a pele representa até 30% do débito cardíaco total. A condução do calor para a pele é controlada pelo grau de constrição das arteríolas e das anastomoses arteriovenosas (sistema nervoso simpático), sendo que ao chegar na superfície, o calor é transferido do sangue para o meio externo, através de: irradiação (60%), evaporação (22%), convecção (15%) e condução (3%).

Termostato hipotalâmico: Os estímulos que atingem os receptores periféricos são transmitidos ao hipotálamo posterior, onde são integrados com os sinais dos receptores pré-ópticos para calor, originando impulsos eferentes no sentido de produzir ou conservar o calor (vasoconstrição na pele, piloereção, produção de hormônios como a tiroxina, e os tremores musculares) ou perder calor (estimulação de glândulas sudoríparas e vasodilatação dos vasos cutâneos).

Locais de verificação da temperatura e Valores normais
Ainda há bastante polêmica quanto ao local ideal para se fazer a mensuração; pode ser: axilar, oral, retal, timpânico, esofágico, nasofaringiano e vesical.
Temperatura axilar: 35,5 a 37ºC, com média de 36 a 36,5ºC
Temperatura bucal: 36 a 37,4ºC
Temperatura retal: 36 a 37,5, isto é, 0,5ºC maior que a axilar
Sinal de Lenander: temperatura retal ultrapassa a axilar em 1ºC, como nas pelviperitonites.

FEBRE
Significa elevação da temperatura corporal como resultado de uma elevação do ponto de ajuste do termostato hipotalâmico.
A elevação do ponto de regulação térmica desencadeia uma série de mecanismos destinados a aumentar a temperatura corporal central (tremores, vasoconstrição, aumento do metabolismo celular, etc.) de forma a atingir o novo equilíbrio.
Pode ser causada por distúrbios no próprio cérebro ou por substâncias tóxicas que influenciam os centros termorreguladores chamadas pirogênios endógenos (IL-1, TNF, IL-6, IL-2, etc) e exógenos (bactérias, vírus, lipopolissacarídeos, etc). Os pirogênios endógenos agem no SNC, estimulando a produção de prostaglandinas (PGE2), que irá atuar no hipotálamo, desencadeando a reação febril.
- Ação da aspirina, paracetamol e dipirona na redução da febre

HIPERtermia
Elevação da temperatura corporal acima do ponto de regulação térmica, mais freqüentemente secundária à ineficiência dos mecanismos de dissipação do calor ou, menos freqüentemente, por produção excessiva de calor com dissipação compensatória insuficiente. Não responde aos antipiréticos comuns.
Exemplo: intermação (temperaturas ambientais extremamente altas ou decorrente de esforços).

A febre é benéfica ao paciente?
Diminuição do crescimento e da virulência de várias espécies bacterianas e aumento da capacidade fagocítica e bactericida dos neutrófilos e dos efeitos citotóxicos dos linfócitos - Neurossífilis, infecções gonocócicas, artrite reumatóide;
A maior velocidade dos processos metabólicos acentua a perda de peso, aumenta o trabalho e a freqüência cardíaca. A sudorese agrava a perda de líquidos e sais. Pode haver mal-estar conseqüente à cefaléia, fotofobia, indisposição geral ou uma desagradável sensação de calor. Os calafrios e os suores profusos das febres sépticas são particularmente penosos para o paciente – Neoplasias malignas, IAM.

Sintomas subjetivos da febre
Síndrome febril
Astenia, inapetência, cefaléia, taquicardia, taquipnéia, taquisfigmia, oligúria, dor no corpo, calafrios, sudorese, náusea e vômitos, delírio, confusão mental, convulsões...

Características semiológicas da febre
1- Inicio: Súbito ou gradual
2- Intensidade:
Leve ou febrícula: até 37,5 °C
Moderada: 37,5 a 38,5 °C
Alta ou elevada: acima de 38,5 °C
3- Duração:
Poucos dias
Prolongada (mais de 10 dias): tuberculose, malária, septicemia, endocardite infecciosa, colagenoses, linfomas, pielonefrite, febre tifóide.
4- Modo de evolução
5- Término
Em crise: a febre desaparece subitamente
Em crise: a febre diminui lentamente


Modo de evolução
Quadro térmico normal
37°C
36°C
38°C
39°C

Febre Contínua: permanece sempre acima do normal, com variações de até 1°C, sem grandes alterações.
38°C
37°C
39°C
40°C

Febre Irregular ou Séptica: Picos muito altos intercalados por temperaturas baixas ou apirexia, sem qualquer caráter cíclico. (septicemia, abscessos pulmonares, empiema vesicular, TB, fase inicial da malária)
37°C
36°C
38°C
39°C

Febre Remitente: Hipertermia diária com variações de mais de 1°C e sem períodos de apirexia. (septicemia, pneumonia, TB)
38°C
37°C
39°C
40°C

Febre Intermitente: A hipertermia é ciclicamente interrompida por um período de temperatura normal; cotidiana (manhã/tarde), terçã (um dia) ou quartã (dois dias). Causas: malária, infecções urinárias, linfomas e septicemias.
37°C
36°C
38°C
39°C

Febre Recorrente ou Ondulante: Período de temperatura normal que dura dias ou semanas, interrompido por períodos de temperatura elevada, sem grandes oscilações. (doença de Hodgkin e outros linfomas)

Causas de febre
As doenças causadoras de febre podem ser divididas em 3 tipos:
1- Aumento da produção de calor: hipertireoidismo
2- Bloqueio na perda de calor: ausência congênita das glândulas sudoríparas, ICC.
3- Lesão de tecidos:
Infeções por bactérias, rickettsias, virus e outros parasitas;
Lesões mecânicas: cirurgias, esmagamentos;
Neoplasias malignas: linfoma, Ca primitivo ou metastático do fígado;
Doenças hemolinfopoéticas: anemias hemolíticas, púrpura, hemofilia.
Afeções vasculares: IAM, hemorragia, tromboses
Mecanismos imunológicos: autoimunidade, medicamentos
Doenças do SNC: AVC, TCE, Cirurgia, lesão da medula...

Febre de origem indeterminada (febre de origem obscura): todo processo febril com duração de mais de três semanas, com temperaturas maiores que 38,3ºC, por várias vezes, cujo diagnóstico não é estabelecido após uma semana de hospitalização.
Causas: infecções (30-50%), neoplasias e doenças hematológicas (10-30%), miscelânea (20-40%); TB.

Hipertermia maligna: Síndrome hipermetabólica de causa desconhecida deflagrada em indivíduos suscetíveis por anestésicos gerais, relaxantes musculares e possivelmente, pelo estresse.

HIPOTERMIA
Diminuição da temperatura corporal abaixo de 35,5ºC na região axilar ou de 36ºC no reto, associada a condições que diminuem a produção de calor ou aumentam a sua perda.
Hipotermia leve: 32 a 35ºC
Hipotermia moderada: 30 a 32ºC
Hipotermia grave: abaixo de 30ºC

Fatores predisponentes para o aparecimento de hipotermia
Fatores pessoais
Roupa inadequada
Roupa molhada
Extremos de idade (recém-nascido, idoso)
Alteração do estado de consciência
Debilidade e exaustão
Imobilidade
Drogas
Álcool
Anestésicos
Antitiroideus
Narcóticos
Sedativos/hipnóticos
Hipoglicemiantes

Estado de saúde
Alcoolismo
Queimaduras graves
Insuficiência cardíaca
Demência
Lesões do SNC
Secção transversal da medula espinhal
Encefalopatia
Diabetes ou hipoglicemia
Malnutrição
Mixedema (hipotireoidismo)
Hipopituitarismo
Insuficiência supra-renal
Choque

Um abraço

2006-11-30 13:58:36 · answer #2 · answered by Tin 7 · 1 0

febre;aumento de temperatura por ação interna do cérebro para combater infecções.hipertermia:aumento por exposição do corpo a agente externo(ex.:insolação).

2006-11-30 08:33:24 · answer #3 · answered by Atanásio 6 · 1 0

Em poucas palavras: febre é uma reação de defesa do organismo e hipertermia é o aumento de temperatura causada por outros fatores. A insolação e a exposição a fontes de calor, como o pessoal já lhe colocou, são exemplos de hipertermia, mas também temos a causada por medicações, a hipertermia maligna.

2006-11-30 23:59:18 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

A Febre ou pirexia, é um sintoma médico descrito como um aumento na temperatura corporal para níveis acima de 37 graus Celsius). Sendo um mecanismo adaptativo, a febre é uma reação do corpo contra patógenos; a sensação ruím que sente a pessoa febril faz com que ela poupe energia e descanse, funcionando também através do maior trabalho realizado pelos linfócitos e macrófagos com a vasodilatação causada pelo aquecimento. Apesar da maior parte das febres ser causada por infecções, nem sempre febre é indicador de infecção. Mede-se tradicionalmente a temperatura corporal através da boca, da axila ou do ânus utilizando um termômetro, que pode ser normal ou eletrônico

O termo hipertermia significa o aumento de temperatura do corpo.

Este aumento pode ser causado tanto por elementos externos, como exposição ao Sol, exposição por longo tempo a fornos ou locais de grande temperatura, como também, podem ser causados reação do organismo, frente a alguma doença ou proteção.

A temperatura humana está próximo aos 36,5° (Celsius), medida por um aparelho chamado termômetro.

A partir de 37,5ºC até 40ºC não há riscos graves. Mas, se a temperatura passar dos 41ºC (o que é muito raro acontecer no ser humano) - sendo ativada como mecanismo de defesa contra processos infecciosos, inflamatórios e de intoxicação - pode provocar convulsões. Se exceder 43ºC, pode levar o indivíduo ao hospital e, em casos extremos, à morte, devido à destruição parcial da estrutura das proteínas.

2006-11-30 23:38:20 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Oi xará!!!Td bem?
Espero q sim...
Vou te mandar o q sei ok?
Espero q goste...
O termo hipertermia significa o aumento de temperatura do corpo.

Este aumento pode ser causado tanto por elementos externos, como exposição ao Sol, exposição por longo tempo a fornos ou locais de grande temperatura, como também, podem ser causados reação do organismo, frente a alguma doença ou proteção.

A temperatura humana está próximo aos 36,5° (Celsius), medida por um aparelho chamado termômetro.

A partir de 37,5ºC até 40ºC não há riscos graves. Mas, se a temperatura passar dos 41ºC (o que é muito raro acontecer no ser humano) - sendo ativada como mecanismo de defesa contra processos infecciosos, inflamatórios e de intoxicação - pode provocar convulsões. Se exceder 43ºC, pode levar o indivíduo ao hospital e, em casos extremos, à morte, devido à destruição parcial da estrutura das proteínas.

A Febre é um sintoma médico descrito como um aumento na temperatura corporal para níveis acima de 37 graus Celsius). Sendo um mecanismo adaptativo, a febre é uma reação do corpo contra patógenos; a sensação ruím que sente a pessoa febril faz com que ela poupe energia e descanse, funcionando também através do maior trabalho realizado pelos linfócitos e macrófagos com a vasodilatação causada pelo aquecimento. Apesar da maior parte das febres ser causada por infecções, nem sempre febre é indicador de infecção. Mede-se tradicionalmente a temperatura corporal através da boca, da axila ou do ânus utilizando um termômetro, que pode ser normal ou eletrônico.

Bjus =]

2006-11-30 08:43:31 · answer #6 · answered by cris 7 · 0 0

ela falou hipertermia e naum hipotermia ;>

2006-11-30 08:22:06 · answer #7 · answered by Jack_Freeman 2 · 0 0

FREBRE
Febre ou pirexia, é um sintoma médico descrito como um aumento na temperatura corporal para níveis acima de 37 graus Celsius). Sendo um mecanismo adaptativo, a febre é uma reação do corpo contra patógenos; a sensação ruím que sente a pessoa febril faz com que ela poupe energia e descanse, funcionando também através do maior trabalho realizado pelos linfócitos e macrófagos com a vasodilatação causada pelo aquecimento. Apesar da maior parte das febres ser causada por infecções, nem sempre febre é indicador de infecção. Mede-se tradicionalmente a temperatura corporal através da boca, da axila ou do ânus utilizando um termômetro, que pode ser normal ou eletrônico.

HIPERTERMIA:
O termo hipertermia significa o aumento de temperatura do corpo.

Este aumento pode ser causado tanto por elementos externos, como exposição ao Sol, exposição por longo tempo a fornos ou locais de grande temperatura, como também, podem ser causados reação do organismo, frente a alguma doença ou proteção.

A temperatura humana está próximo aos 36,5° (Celsius), medida por um aparelho chamado termômetro.

A partir de 37,5ºC até 40ºC não há riscos graves. Mas, se a temperatura passar dos 41ºC (o que é muito raro acontecer no ser humano) - sendo ativada como mecanismo de defesa contra processos infecciosos, inflamatórios e de intoxicação - pode provocar convulsões. Se exceder 43ºC, pode levar o indivíduo ao hospital e, em casos extremos, à morte, devido à destruição parcial da estrutura das proteínas.

2006-11-30 08:19:00 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

Não seria hipotermia?
A febre é qdo a temperatura do corpo fica acima de 37 graus e a hipotermia é qdo fica abaixo disto.

2006-11-30 08:22:51 · answer #9 · answered by betucha 5 · 0 1

Dizemos que estamos com febre quando estamos com uma temperatura maior que 38 graus. Hipertermia é quase a mesma coisa, porém é quando a temperatura do corpo está acima do considerado normal, ou seja, 36,5.

2006-11-30 08:29:24 · answer #10 · answered by Figura 1 · 0 2

fedest.com, questions and answers