English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-30 07:10:04 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

9 respostas

"Segundo uma lenda grega, Pigmaleão era um escultor e rei de Chipre, que se apaixonou por uma estátua de marfim que esculpira, para reproduzir a mulher ideal." Na verdade ele havia decidido viver em celibato na Ilha por não concordar com atitude libertina das mulheres dali. A deusa Afrodite, em resposta a um seu pedido, e não tendo achado na ilha uma mulher que chegasse aos pés da esculpida, em beleza e pudor, transformou a estátua numa mulher de carne e osso, chamada Galatéia, com quem Pigmaleão casou-se e com quem teve um filho chamado Pafos.
O mito de Pigmaleão, como outros, traduz um elemento do comportamento humano: a capacidade de determinar seus próprios rumos, concretizando planos e previsões particulares ou coletivas. Em Psicologia deu-se o nome de Efeito Pigmaleão ao efeito de nossas expectativas e percepção da realidade na maneira como nos relacionamos com a mesma, como se realinhássemos a realidade de acordo com as nossas expectativas em relação a ela.

2006-11-30 10:25:21 · answer #1 · answered by DéAlves 3 · 1 0

Sacerdotisa,

Pigmaleão

Segundo uma lenda grega, Pigmaleão era um escultor e rei de Chipre, que se apaixonou por uma estátua de marfim que esculpira, para reproduzir a mulher ideal. A deusa Afrodite, em resposta a um pedido de Pigmaleão, transformou a estátua numa mulher de carne e osso, chamada Galatéia.

Casaram-se e tiveram um filho chamado Pafos. Esta lenda tem atraído muitos escritores; o antigo poeta romano Ovídio contou-a em sua coletânea de histórias mitológicas Metamorfoses e sua versão mais moderna é a de uma peça escrita por Bernard Shaw, mais tarde adaptada para um musical chamado My Fair Lady.

Um abraço!!!

2006-11-30 11:27:55 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 1 0

A ilha de Chipre era particularmente renomada pelas cortesãs. O escultor Pigmaleão que ali vivia sentiu-se de tal modo impressionado com a desfaçatez das mulheres do país, que resolver viver no celibato. Mas como a sua imaginação sonhasse constantemente com uma formosura de caráter diferente, esculpiu uma estátua de marfim, representando uma mulher que à castidade de expressão unia a pureza das formas. A imagem lhe agradou tanto, que por ela se apaixonou; infelizmente faltava a vida àquela pudica beleza, e quando Pigmaleão contemplava as mulheres vivas via nelas a beleza mas nunca o pudor. Ao chegar o dia da festa de Vênus, dia que com tamanha magnificência se celebra na ilha de Chipre, Pigmaleão dirigiu-se ao templo da deusa, que encontrou perfumado com incenso, e rodeado de novilhas brancas, cujas pontas haviam sido douradas e que seriam imoladas. "Grande deusa, exclamou abraçando o altar, faze com que me torne marido de mulher perfeita como a estátua que esculpi!"


Parece que não estava em poder da deusa descobrir em Chipre mulher provida da casta beleza sonhada pelo artista, pois Vênus, para lhe ser agradável, preferiu recorrer ao milagre. Com efeito, quando o escultor voltou, foi abraçar a estátua, e viu-lhe as faces corar: o marfim amoleceu-se e a estátua animou-se. Pigmaleão, encantado, agradeceu à deusa, que desejou pessoalmente assistir ao himeneu.


A história de Pigmaleão constitui o tema do último quadro pintado por Girondet, e que figurou no salão de 1819. Não se imagina a quantidade de brochuras aparecidas desde então para louvar ou criticar o pintor. O mais interessante foi que os médicos houveram por bem mesclar-se à discussão, e examinar, com ridícula seriedade, a questão de saber se o artista tivera razão em animar, primeiramente, a cabeça da estátua, cujas pernas continuam ainda de marfim, e se teria sido mais conveniente fazer recomeçar a vida pelo peito, que encerra o coração e os pulmões.


A estátua animada por Pigmaleão deu-lhe um filho que foi fundador de Pafos, cidade de Chipre, célebre pelo culto ali prestado a Vênus.

2006-11-30 11:00:27 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

O efeito Pigmaleão nas organizações

Uma das histórias mais intrigantes da mitologia grega é a de um excêntrico escultor que, de tão exigente com as mulheres, chegou a esculpir em mármore seu "modelo feminino ideal". Tal era a perfeição da estátua que ele chegou a tratá-la como se fosse real, cobrindo-a de galanteios constantes. Comovida, a deusa Afrodite atende aos desejos do desesperado escultor — Pigmaleão — e torna a sua escultura uma mulher real.

Assim como no caso de outros mitos, Pigmaleão traduz um elemento fascinante do comportamento humano: a capacidade de determinar seus próprios rumos, concretizando planos e previsões particulares ou coletivas. No ambiente de negócios, a definição dos rumos de uma organização, através da elaboração da sua missão e da visão, pode contribuir significativamente para um posicionamento de vanguarda, bem como para geração de valor competitivo.

Mas que elementos existem em comum na formulação de visões de futuro que levam a concretização de expectativas? Para refletir nessas questões, consideremos a trajetória de dois líderes contemporâneos que foram capazes de criar visões tão passíveis de concretização quanto a estátua de mármore no mito grego.

O primeiro deles, Henry Ford, visionou o carro como um bem popular capaz de atingir classes até então inacessíveis na primeira década do século XX. A visão criativa de negócio desse líder foi traduzida em ação concreta e inovação: na criação do modelo de produção em série e na estratégia comercial diferenciada de distribuição do modelo T a um baixo preço, num mercado em expansão. O segundo, Martin Luther King, destacou-se por liderar milhares de pessoas numa marcha não-violenta a favor dos direitos civis dos negros norte-americanos no começo dos anos 60. Em um célebre discurso, King descreveu seu sonho de que um dia, em seu país, "todos os homens nasceriam iguais". Pragmáticos em essência, os elementos em comum desses líderes são a formulação de um futuro desejável, além do pensamento criativo, traduzido em ações significativas.

De forma semelhante, o grande desafio para as empresas é expressar sua missão e a visão de futuro em ações capazes de engajar seus profissionais e gerar uma força criadora que dite todos os rumos da organização. O mecanismo indicado para a obtenção de êxito nessa tarefa é o compartilhamento, a comunicação por excelência. Além disso, é preciso ter em mente que os profissionais comprarão a visão de futuro da organização a partir de suas visões e missões individuais. Estão satisfeitas as suas necessidades básicas como indivíduos? Existe reconhecimento, desafio e boas perspectivas pessoais? Nesse caso será possível obter um engajamento capaz de transformar e alavancar mudanças de valor na organização. Caso contrário, a visão e a missão da empresa serão apenas objeto de admiração contemplativa de uns poucos.

Assim, embora demande esforço, o efeito pigmaleão nas organizações é possível. Mas isso não será resultado de ação milagrosa de deuses. Os gestores devem procurar potencializar o poder criativo, a inovação, o engajamento e a ação contínua de seus profissionais traduzida em negócios. Querer fugir disso é criar um grande mito, porém sem nenhum significado.
Pigmaleão

Segundo uma lenda grega, Pigmaleão era um escultor e rei de Chipre, que se apaixonou por uma estátua de marfim que esculpira, para reproduzir a mulher ideal. A deusa Afrodite, em resposta a um pedido de Pigmaleão, transformou a estátua numa mulher de carne e osso, chamada Galatéia. Casaram-se e tiveram um filho chamado Pafos. Esta lenda tem atraído muitos escritores; o antigo poeta romano Ovídio contou-a em sua coletânea de histórias mitológicas Metamorfoses e sua versão mais moderna é a de uma peça escrita por Bernard Shaw, mais tarde adaptada para um musical chamado My Fair Lady.
bjs....*

2006-11-30 07:39:04 · answer #4 · answered by eu Amabile 7 · 1 0

Pigmaleão foi um escultor da mitologia grega que se apaixonou pela estátua, em 1970 teve uma novela da globo chamada Pigmaleão 70.

2006-11-30 07:29:03 · answer #5 · answered by Solange Macedo C 6 · 1 0

Segundo uma lenda grega, Pigmaleão era um escultor e rei de Chipre, que se apaixonou por uma estátua de marfim que esculpira, para reproduzir a mulher ideal. A deusa Afrodite, em resposta a um pedido de Pigmaleão, transformou a estátua numa mulher de carne e osso, chamada Galatéia. Casaram-se e tiveram um filho chamado Pafos. Esta lenda tem atraído muitos escritores; o antigo poeta romano Ovídio contou-a em sua coletânea de histórias mitológicas Metamorfoses e sua versão mais moderna é a de uma peça escrita por Bernard Shaw, mais tarde adaptada para um musical chamado My Fair Lady.

2006-11-30 07:17:06 · answer #6 · answered by Parem o mundo, quero descer 6 · 1 0

É o cruzamento do pigmeu com o leão.....kkkkkkk

2006-11-30 10:48:43 · answer #7 · answered by EXquentada 3 · 0 0

Será camaleão pguimentado?

2006-11-30 09:49:34 · answer #8 · answered by bonequinha 2 · 0 0

porco leão euma tribo e animal

2006-11-30 07:13:23 · answer #9 · answered by Ninguém 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers